sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Grama sintética da Arena da Baixada será instalada logo após o Brasileirão


Empresa diz que instalação de novo gramado fica pronta em dois meses. Baixada será o primeiro da Série A sem grama natural, e CBF não confirma autorização

 

Por
Curitiba


Mosaico da torcida do Atlético-PR na Arena da Baixada (Foto: Fernando Freire)
Gramado da Arena da Baixada sofre com 
problemas de falta de sol e muita umidade 
(Foto: Fernando Freire)


O Atlético-PR vai iniciar a substituição do gramado da Arena da Baixada por um sintético logo após o fim do campeonato Brasileiro e terá o primeiro estádio da Série A sem grana natural. O contrato para a alteração foi assinado pelo presidente do clube, Mario Celso Petraglia, e os representantes da empresa GV Group, que reúne duas empresas especializadas em processos construtivos e gramados artificiais da Europa. O acordo foi fechado durante a visita de Petraglia à Portugal, na semana passada.


Você aprova a grama sintética na Arena da Baixada? Vote


Segundo o diretor comercial da GV Group, Rogério Azzi, a instalação do gramado deve ser concluída em dois meses, no início do mês de fevereiro. Se o cronograma for cumprido, o Atlético-PR fará no novo gramado o segundo jogo da Copa Sul-Minas-Rio, contra o Criciúma, que está previsto para o dia 17 de fevereiro, além das partidas do Paranaense. 

O campo é homologado em laboratórios europeus. Ele atende diversas questões da Fifa, que  gera parâmetros
Rogério Azzi, diretor da GV Group

A Arena da Baixada será o primeiro estádio do Brasil a utilizar o produto desenvolvido pela empresa.

O material é usado em alguns locais como os centros de treinamento do Juventus, na Itália, e da equipe do Novara Calcio, da segunda divisão do futebol italiano. Azzi disse que Petraglia esteve no estádio conhecendo o gramado durante um treinamento da equipe.


Gramado tem composto orgânico

O diretor comercial da GV Group conta que o gramado é muito diferente dos formatos tradicionais sintéticos e substitui a borracha, que dá adesão à grama, por um composto orgânico. Essa borracha é a principal reclamação de jogadores, pois o atrito com ela machuca a pele nos momentos de choque. Os tombos nos gramados sintéticos também são considerados mais perigosos e doloridos.

- É um gramado que precisa de irrigação, pois tem um composto orgânico.
Ainda conforme Azzi, o composto desenvolvido também evita a variação de temperatura do gramado e é de manutenção bastante simples. Ele ainda completou que todo o gramado tem aprovação da Fifa e obedece padrões desenvolvidos pela entidade.

- O campo é homologado em laboratórios europeus. Ele atende diversas questões da Fifa, que  gera parâmetros e a bola quica exatamente como a Fifa diz que tem que rolar. Quique da bola, tração, índice de absorção de impacto, tudo dentro dos padrões. Também fazemos medições em condições clima frio, molhada, seca, completa.


Leia também


petraglia empresa gramado sintético assinatura (Foto: Reprodução/Facebook)
Empresa postou fotos de Petraglia assinando 
contrato de novo gramado (Foto: 
Reprodução/Facebook)


Pelo Twitter, o presidente do Atlético-PR defendeu no início da semana a instalação do gramado sintético na arena da Baixada. Entre os pontos apresentado, ele falou da dificuldade de iluminação solar no gramado, muita umidade e o fato do estádio estar em fundo de vale e perto de um rio.  
Quando fez a defesa do gramado sintético, ele já havia assinado o contrato.

Na manhã desta sexta-feira, o técnico Cristóvão Borges saiu em defesa da mudança de gramado da Arena da Baixada. Ele lembrou que o clube vive em dificuldades para fazer a manutenção.

- O Atlético-PR teve algumas dificuldades com relação ao gramado. Então, está se buscando aquilo que possa ser melhor. Hoje, com o desenvolvimento a grama artificial, ela tem sido de uma qualidade que eu acho que, daqui algum tempo, ela vai estar do mesmo nível e possa suprir todas as necessidades. O Atlético-PR tem um estádio maravilhoso e precisamos de um gramado que atenda a isso.


Empresa garante autorização da CBF; entidade não confirma 

A negociação entre a empresa e o Atlético-PR já acontece há um ano e foi fechada nos últimos dias, segundo Azzi, após a aprovação da CBF para que o estádio faça a alteração e possa utilizar em campeonato homologados pela entidade. Uma coletiva de imprensa com a empresa e o Atlético-PR está programada para as próximas semanas.

A reportagem do GloboEsporte.com entrou em contato com a CBF, que não confirmou a aprovação do projeto. O Atlético-PR também foi procurado, mas não respondeu ao pedido de entrevista.




FONTE:

Nenhum comentário: