sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Superliga 2015/16: todos contra o Cruzeiro e de olho na seleção olímpica


Rivais tentam impedir o terceiro título seguido da equipe mineira; jogadores contam com motivação extra nesta edição para mostrar serviço ao técnico Bernardinho




Por
Rio de Janeiro



A máquina azeitada chegou a quatro finais seguidas. Nas últimas duas, o Cruzeiro derrubou o Sesi-SP e ganhou o status de time a ser batido. Um costume bom, segundo Wallace. Uma pressão extra com a qual o oposto e seus companheiros aprenderam a lidar. Na edição 2015/2016 da Superliga, que terá início neste sábado, ela será ainda maior. Os rivais se reforçaram e sonham tirar a equipe mineira do topo. Mas os bicampeões do mundo têm planos de erguer mais um troféu. Alguns deles querem também convencer Bernardinho de que merecem um lugar na seleção olímpica.

Vôlei Superliga Sada Cruzeiro (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Cruzeiro mantém o favoritismo para a temporada  
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)


Wallace está no grupo observado pelo treinador. Lamenta que uma forte dor na coluna tenha impossibilitado a sua participação na fase final da Liga Mundial, em julho. Submetido a uma cirurgia de hérnia de disco, voltou à quadra dois meses depois e acredita já ter atingido 85% da sua forma física.  

- Parece um toque de mágica, o cara foi lá tocou e acabou. Fico muito feliz de não sentir mais aquela dor, que era insuportável, ou ter aquelas crises. Hoje sinto dor em qualquer lugar, menos nas costas (risos). Agora sei que para chegar na seleção tenho que fazer uma boa temporada no clube, porque ninguém tem lugar cativo. Eu tenho que fazer por onde para estar lá. Vai ser uma temporada pesada, então vai ser preciso tomar devidos cuidados por ser ano olímpico. Tem que se cuidar bastante e fazer as coisas como manda o protocolo. Tem bastante gente brigando pela vaga, principalmente de oposto, e estou correndo para tentar buscar minha oportunidade - disse.


+ Cheio de fôlego, Ricardinho se desafia na quadra e sonha com maratona


Ver Wallace de novo em ação, antes mesmo do tempo previsto, e jogando bem, agradou ao treinador da equipe nacional. Bernardinho segue de olho nele e pediu que sua comissão técnica mantenha contato com os times para acompanhar o estado físico dos jogadores "convocáveis".

Taubaté Sesi final Paulista de Vôlei em SP (Foto: Everton Amaro - Sesi-SP/ Divulgação)
Duas forças, Taubaté e Sesi fizeram a final do 
Paulista (Foto: Everton Amaro - Sesi-SP/ Divulgação)


- O Riad (do Taubaté) mora no Rio, então estamos acompanhando de perto. Ele está agora em um processo de início de recuperação (da cirurgia no joelho), achamos que poderá voltar na segunda metade de janeiro em condições de mostrar a sua capacidade para estar de volta à seleção. O Murilo (Sesi-SP), eu acompanhei todos os jogos do Paulista pela TV e ele cresceu bastante fisicamente. Gostei muito do que vi. O Sidão (Sesi-SP) preocupa um pouco mais porque está em evolução (lesão no ombro), mas me parece uma evolução mais lenta. Vamos ver se consegue buscar esta vaga. Sei que está lutando para que isso aconteça e a gente obviamente vai dar todas as oportunidades para esse jogador que é parte dessa estrutura da seleção. Qualquer lesionado preocupa qualquer treinador, mas é um processo. Espero que possam se recuperar e aí é contar com os melhores no ano que vem - afirmou.

Bernardinho - Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Bufolin/Divulgação)Bernardinho vai ficar de olho no Rio de Janeiro e na Superliga masculina (Foto: Ricardo Bufolin/Divulgação)


Bernardinho diz que ninguém tem vaga garantida. Trabalha com uma base de jogadores, mas está atento a eventuais surpresas. Nesta semana, teve uma reunião para decidir quais viagens seu assistente Rubinho e o preparador físico Renato Bacchi farão para acompanhar o trabalho dos jogadores que estão no exterior, casos de Bruninho, Lucão, Vissotto, Evandro e Mauricio Borges. A ordem é manter o foco e tentar evoluir determinados fundamentos. Será assim também com as suas pupilas de Rio de Janeiro. Embora o pensamento coletivo seja buscar o 11º troféu, o técnico afirma que quer dar ferramentas para que jogadoras como Gabi, Natália, Monique, Juciely e Carol tenham condições de estar no time olímpico de José Roberto Guimarães.

A proximidade dos Jogos em casa faz o experiente líbero Serginho acreditar que a Superliga terá um nível ainda mais elevado.

- Todos os jogadores vão querer honrar a convocação e Bernardo vai ter dor de cabeça, assim como Zé Roberto no feminino. Vai todo mundo dar seu máximo para ser lembrado. É uma vitrine. Os jogadores vão entrar com um algo a mais e isso vai contar muito. Agora é fazer o máximo para garantir a convocação e o título da Superliga, que vai ser uma competição muito difícil. Cinco equipes têm chance de brigar pelo título - disse.


01
CONFIRA OS JOGOS DA PRIMEIRA RODADA

07/11 - Campinas x Maringá - 13h (SporTV e SporTV Play)
07/11 - Minas x São José - 14h45
08/11 - Voleisul x Juiz de Fora - 18h
08/11 - Montes Claros x Taubaté - 19h
09/11 - Canoas x Sesi-SP - 18h30 (SporTV e SporTV Play)
18/11 - Bento Vôlei x Cruzeiro - 20h


02
AS EQUIIPES

Cruzeiro - É a equipe a ser batida. Venceu as duas últimas temporadas, conta com uma base que joga junto há alguns anos e entra na Superliga embalada pela conquista do bi mundial.
Sesi-SP - Vice nas duas últimas edições, quer chegar novamente à final. Perdeu Marcelinho, Lucarelli, Riad e Lucão. Trouxe Thiago Alves, Sidão e Gustavão, e manteve Murilo e Serginho.
 
Taubaté - Bicampeão paulista,o  time quer pular do terceiro para o primeiro degrau do pódio. Ficou ainda mais forte com as chegadas de Lucarelli, Riad e Otávio.

Campinas - A equipe foi reformulada. Conta como Lucas Lóh, Tiago Brendle e Maurício Souza, que defenderam a seleção em 2015, e com o levantador argentino Gonzalez.

Minas - Atual 4º colocado, manteve a base jovem, e Bruno Canuto e Escobar, destaques na edição 14/15. O técnico Nery Tambeiro quer surpreender os adversários outra vez.

Maringá - Perdeu seu segundo patrocinador master, mas montou um time competitivo. Ricardinho, levantador/presidente, diz que objetivo é brigar para ficar entre os oito melhores.

São José - Contratou o líbero Mário Júnior e o oposto Lorena. Por pouco não foi à final do Paulista. Foi 11º colocado no ano passado e tem chance de chegar aos playoffs.

Canoas - Conta com boa mescla de jogadores experientes e jovens, e quer ir além do 6º lugar que já alcançou. Tem agora Gustavo como dirigente e Marcelo Fronckowiak no comando.

Montes Claros - Visa outra vez chegar às quartas de final. Ganhou o reforço do oposto André Nascimento, campeão olímpico em Atenas 2004.

Voleisul - Em sua 2ª participação, equipe de Novo Hamburgo buscou reforços, entre eles Samuel, prata em Pequim 2008. Paulo Roese acredita que poderá disputar lugar nos playoffs.
]
Bento Vôlei - Entrou no grupo de elite através da Superliga B. Tem Paulão, campeão olímpico em 92, como técnico. Após três anos atuando fora do país, o levantador Marlon está de volta.


Juiz de Fora - Não conseguiu fechar parceria com o Flamengo. Com menos recursos, montou um time jovem e diz que este é um ano de sobrevivência no torneio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2015/11/superliga-201516-todos-contra-o-cruzeiro-e-de-olho-na-selecao-olimpica.html

Nenhum comentário: