sábado, 21 de novembro de 2015

Apreensão, zoação e alívio: torcida do América-MG sofre com acesso


Torcida do América-MG vive momentos de fortes emoções na noite deste sábado, durante o empate contra o Ceará, que fez com que Coelho subisse para a Série A




Por
Belo Horizonte


Se houvesse um decibelímetro no Independência, ele se surpreenderia. Máquinas não tem sentimento, eu sei. Mas vá tentar convencer um torcedor do América-MG que a noite deste sábado não foi daquelas para guardar na memória (confira no vídeo, clicando mo LINK da FONTE no fim da matéria abaixo).

O Coelho empatou com o o Ceará, por 1 a 1, em um jogo cercado de emoções, mas no fim, como um alívio, veio o grito de um time que retornou à Série A, após quatro anos. A torcida do time mineiro fez a parte dela, vaiou o adversário, ovacionou o técnico Givanildo Oliveira, que conseguiu o sexto acesso na carreira e comemorou muito.


Lágrimas de alegria

Antes da partida o grito era para ovacionar Givanildo Oliveira. O treinador foi muito festejado na entrada de campo. Os primeiros minutos foram de muita festa. O grito de "vamos subir, Coelho" era o mais ouvido das arquibancadas. A empolgação dos torcedores só aumentou com a pressão inicial do time mineiro. No entanto, o gol de Siloé, do Ceará, foi um ducha de água fria na animação dos americanos. Logo após o revés, os torcedores alviverdes cantaram forte, para demonstrar apoio aos jogadores. No entanto, minutos depois o silêncio foi facilmente observado.

Torcedor do América-MG apreensivo com resultado ruim no primeiro tempo (Foto: Maurício Paulucci)Torcedor do América-MG apreensivo com resultado ruim no primeiro tempo (Foto: Maurício Paulucci)


Os torcedores voltaram a se manifestar para reclamar do árbitro, que, segundo a torcida, não marcava as faltas duras do Ceará em cima de Richarlison. Talvez a notícia do gol do Bragantino - resultado que, somado à derrota parcial do América-MG, não garantia o acesso - tenha deixado os americanos ainda mais apreensivos.

Mas o grito estava entalado. Wesley Matos fez questão de desengasgar os torcedores americanos. Já no finalzinho do primeiro tempo, o gol de empate, que significava o acesso, explodiu o Independência. A comemoração foi uma mistura de felicidade e merecimento, mas principalmente de alívio.

Torcedor do América-MG com rosto pintado vibra com acesso do time (Foto: Maurício Paulucci)
Torcedor do América-MG com rosto 
pintado vibra com acesso do time 
(Foto: Maurício Paulucci)


O segundo tempo começou com pressão do Ceará e, apesar, da torcida não cantar com tanto ímpeto, gritos de "Ah, é Givanildo" podiam ser ouvidos de maneira difusa, em vários cantos do estádio. Aos 20 minutos do segundo tempo, a torcida aproveitou para provocar o Ceará. Após a expulsão de Alisson e Siloé, os americanos zoaram o adversário, em alusão ao possível rebaixamento.
- Ão, ão, ão! Terceira divisão!.

O perigo do resultado era evidente. Mais um gol do Ceará e o América-MG perdia a chance de carimbar o acesso. Por isso a torcida pediu "mais um, mais um". Mas não teve jeito, o Vozão continuou pressionando, e os americanos fizeram a sua parte para ajudar com muitas vaias. Fim de papo e, com muito sofrimento, o Coelho garantiu o retorno à divisão de elite do futebol brasileiro.

Torcedores do Atlético-MG e Cruzeiro fizeram companhia ao americano, tudo na paz (Foto: Maurício Paulucci)Torcedores do Atlético-MG e Cruzeiro fizeram companhia ao americano, tudo na paz (Foto: Maurício Paulucci)
Apoio dos rivais


Assim com o xará, o América-MG é um time que conta com as simpatia de muitos outros torcedores da capital mineira, mesmo os rivais. Nas arquibancadas foi possível ver camisas de Cruzeiro e Atlético-MG, apoiando o Coelho, para tentar o acesso. Do lado de fora do estádio, um trio de torcedores, um americano, um cruzeiro e um atleticano explicaram que, quando o assunto é o sucesso do futebol de Minas, as três torcidas se unem.

- Eu sou atleticano, mas o Edimar é torcedor do América, e hoje eu estou até abraçando meu rival cruzeirense para ver o Coelhão subir. A paz no futebol é essencial, e o América é um time muito legal, que desperta a simpaptia de todos os mineiros.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2015/11/apreensao-zoacao-e-alivio-torcida-do-america-mg-sofre-com-acesso.html

Nenhum comentário: