sábado, 21 de novembro de 2015

Ricardo Gomes celebra título após quatro anos afastado: "Final feliz"


Treinador agradece trabalho em conjunto no Botafogo e pede que clube pense num 2016 com a formação de um bom time para a volta à Série A




Por
Brasília


Ricardo Gomes Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress/Botafogo)
Ricardo Gomes comemora título com goleiro 
Jefferson (Foto: Vitor Silva / SSPress/Botafogo)


O título do Botafogo foi também a vitória pessoal de Ricardo Gomes. O treinador passou quatro anos longe da função depois de sofrer um AVC e retornou como uma aposta da diretoria. Nesta sexta-feira, após o 2 a 1 sobre o ABC, em Brasília, ele, bem ao seu jeito, admitiu que tem muito o que comemorar a conquista da Série B, mas fugiu da euforia.

- Só coisas boas. Só agradecimento. Sair de uma situação de quatro anos longe do futebol. Voltei, e voltei em um grande clube, e com o Botafogo campeão agora. É Série B, mas temos de comemorar e pensar em 2016 com um bom time. Tudo o que foi feito esse ano foi uma base para 2016. Todos os departamentos do clube foram importantes. Isso fez com que tivéssemos esse final feliz.


Confira outros trechos da coletiva de Ricardo Gomes após a partida:

Reconstrução
O ano do Botafogo foi muito bom. Eles começaram o ano com o time desmontado. Tinha oito jogadores. E fizeram um grupo qualificado, equilibrado e disciplinado. Isso é raro, abrir um ano assim e acabar campeão, mesmo sendo Série B. Vamos comemorar e nunca mais voltar.

O que o título representa na ordem pessoal?Voltar como campeão, realmente não esperava. Voltei a um grande clube, grande trabalho de todos os departamentos do clube. Eles foram brilhantes. Participei de seis meses desse trabalho. Foi gratificante. Gratificante essa minha passagem. Vamos pensar 2016 de outra forma, Botafogo na Série A com pretenções, porque é um grande clube, não pode ser diferente.

O que levar para 2016?
Esse trabalho desse ano foi importante. Vários jogadores chegaram no Botafogo esse ano. O time principal, titular, perderam quatro ou cinco jogadores no meio do ano. Diferente de você jogar uma Série B com outro time, o Botafogo era obrigado a vencer os jogos e ter o acesso. Quando, no esporte, você entra com a obrigação de vencer, isso é complexo. E eles trabalharam muito bem. Eles, até eu chegar. E depois, nós trabalhamos. E, por isso, conseguimos esse final feliz. É Série B? É. Mas o trabalho foi muito bom. Melhor é o Botafogo nunca mais voltar. Brigando sempre pela primeira parte da tabela. Isso sabemos também que no Brasil não é fácil, porque temos 12 ou 13 clubes querendo a mesma coisa e brigando por ela. Diferente de outros países.

Em que categoria coloca o jogo de hoje?

O time teve bons e maus momentos. No primeiro tempo começamos muito bem, depois perdemos o meio-campo e ficamos acuados. Tomamos o gol do empate, merecido. Depois, acordamos e fizemos o placar. No segundo tempo, ficou um jogo mais tático e sem corrermos grandes riscos. Não teve nenhuma chance do ABC. Tivemos poucas chances, mas o jogo esteve controlado.

Primeiras palavras foram de emoção...
Claro, isso é um título. Ainda mais na minha situação, quatro anos vendo o futebol na televisão... Por mais que você goste do futebol, você precisa trabalhar com ele. O fato de vocês estar em uma competição... Eu fiz isso a minha vida inteira. Sair da competição é muito difícil. Por isso não escondo a emoção dessa situação. Mesmo na Série B. Não tenho nenhum problema com a Série B. Trabalho foi muito bem feito. Ainda bem que há pessoas bem capacitadas no Botafogo e que me ajudaram. Porque não pensem que fiz algo sozinho. Não fiz nada sozinho. Pelo contrário, fui muito bem auxiliado.

Planejamento para 2016
Daqui a duas semanas a gente começa a conversar sobre isso. Ainda temos mais um jogo, e conversamos mais tarde.

Daniel Carvalho falou em tom de despedida...
Não tenho essa capacidade de projeção, não. Pera aí. Temos hoje uma grande batalha. Uma base bem feita. E não fui eu quem fez. Vamos reforçá-la para 2016. Se você achar que vai dar tudo certo, você é um mágico. Porque no futebol nós precisamos de um bom conjunto e esse grupo já tem.

Pensa em poupar titulares, analisar jogadores?
Não tem nenhum planejamento ainda. Vamos pensar nisso segunda ou terça-feira. Não tem nada ainda. Acho que alguns jogadores estarão fora, certamente o Daniel (Carvalho, sofreu o terceiro cartão amarelo). Contra o Santa Cruz, acabamos tendo o resultado ruim. Vamos pensar diferente, apesar da festa, buscar a vitória.

Foi uma vitória convincente?
Não foi. Não teve espetáculo. Convincente é quando você dá um espetáculo. E não foi o caso. Tivemos algumas dificuldades, especialmente no primeiro tempo. E por essas dificuldades, acabou virando um jogo tático no segundo tempo.


FONTE:

Nenhum comentário: