segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Duda e Elize Maia surpreendem e vencem Larissa e Talita em Goiânia


Dupla derruba invencibilidade de 42 jogos das campeãs mundiais e chegam ao primeiro título da carreira. Duda, de 17 anos, é apontada como "futura Larissa"




Por
Goiânia, GO



Quando Larissa e Talita venceram Ágatha e Bárbara Seixas nas semifinais da etapa de Goiânia do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, no sábado, muitos acreditavam que aquela havia sido a final antecipada. Afinal, na decisão deste domingo estava a dupla novata Elize Maia e Duda, cujo melhor resultado havia sido um quarto lugar na etapa de Contagem. Na semana anterior, Larissa recebeu o prêmio de melhor jogadora de vôlei de praia do mundo, além de melhor jogadora ofensiva. Para Talita, o prêmio de melhor ataque. As primeiras representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos ainda estavam há 42 jogos sem perder, que originaram seis títulos. Tudo isso não foi o bastante. Apontada como futuro do vôlei de praia brasileiro, Duda, de 17 anos, é bicampeã mundial sub-19 e ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude. Ao seu lado uma impecável Elize Maia. A química deu seu primeiro grande resultado: o título na capital de Goiás, com vitória por 2 sets a 1, de virada, e parciais de 18/21,21/17 e 15/10.  

No fim da partida, Elize Maia não conteve as lágrimas ao comemorar com a parceira, e depois com a torcida:

- Estou meio sem palavras, é uma emoção muito grande. Foi o primeiro grande título nosso, um sonho realizado. Eu e Duda tivemos uma química sensacional desde o início, pensando em fazer sempre o melhor independente de quem era o adversário.

Duda encara bloqueio de Talita Circuito Brasileiro vôlei de praia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Duda encara bloqueio de Talita na final do 
Circuito Brasileiro em Goiânia 
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)


Duda admitiu o nervosismo e começa a se acostumar a ser comparada com Larissa:

- É um título muito especial com uma categoria muito acima da minha, com as melhores do mundo, Talita e Larissa que vão para as Olimpíadas. Fiquei nervosa. Quem sabe um dia eu possa ser tão boa ou melhor quanto a Larissa?

Ali ao lado, Larissa elogiou o trabalho da dupla que derrubou a longa invencibilidade.

- É um time novo, ainda tem muito para jogar. Elas estão de parabéns, fizeram um excelente trabalho. Se a gente não estivermos preparados o tempo inteiro, isso pode acontecer. A gente não tem o que provar mais nada para ninguém - disse Larissa.


O JOGO

Em um começo equilibrado, Duda e Elise Maia mostraram um bom repertório de largadinhas e ataques. Na primeira troca de quadra, perdiam por 4/3. Mas quando o saque de Talita encaixou, a dupla campeã mundial deslanchou e fez cinco pontos seguidos, com o 10/5 vindo em um ace. A diferença caiu para um ponto no saque de Duda (14/13). Mas foi no mesmo fundamento que Larissa retomou o placar, com dois aces. Duda e Elize Maia se mantinham no jogo em pontos de contra-ataque. Com um ataque diagonal no fundo de Talita, as favoritas fecharam o primeiro set em 21/18.

Elize Maia e Duda comemoram com treinadora Cida Circuito Brasileiro vôlei de praia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Elize e Duda celebram com técnica Cida 
(Foto:Alexandre Arruda/CBV)


O equilíbrio foi maior no segundo set, tantos nos acertos quanto nos erros. Se Elize acertava um ace, sacava para fora. Se Talita atacava para fora, dava uma bela largada. As duplas deram um show de defesa em dois rallies. Na largadinha de Elize, a dupla abriu 16/14, maior vantagem até então no set. Quando Larissa conduziu pela terceira vez na partida, 17/14, e tempo pedido. Nada que esfriasse a Elize e Duda. No ataque para fora de Larissa, 21/17, empate e decisão no tiebreak.

O equilíbrio seguiu. Largadinha de um lado, bola na paralela de outro. Elize bloqueou Talita. Duda bateu sobre o bloqueio no fundo da quadra, fez 13/9 e deixou o título bem perto. E em uma bola de segunda de Duda, ele chegou: 15/10 e muita comemoração. Provavelmente a primeira de várias.  


Pela decisão do terceiro lugar, Ágatha e Bárbara venceram Ângela e Rachel por 21/8 e 21/14.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2015/10/duda-e-elize-maia-surpreendem-e-vencem-larissa-e-talita-em-goiania.html

Nenhum comentário: