quarta-feira, 5 de agosto de 2015

"Como o foco é em 2016, optamos por cortá-lo", diz médico sobre Cielo

Gustavo Magliocca comenta sobre corte do campeão olímpico do Mundial: "O atleta é relutante a essas coisas, a personalidade dele a gente conhece, mas ele entendeu"



Por
Kazan, Rússia


A natação brasileira tomou um duro golpe na manhã desta quarta-feira em Kazan, na Rússia. No quarto dia da natação do Campeonato Mundial, a Confederação Brasileira confirmou que Cesar Cielo estava fora do Mundial de Kazan. O principal nadador da história do país não conseguirá defender na Rússia o tricampeonato da prova que mais gosta, os 50m livre, por conta de uma lesão no ombro esquerdo. O médico da seleção, Gustavo Magliocca, explicou que o corte do campeão olímpico foi necessário para não compremeter sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem.

O SporTV transmite ao vivo as disputas da natação no Mundial de Kazan, que seguem até o próximo domingo, com eliminatórias a partir das 3h30, e semifinais e finais às 11h30 (horários de Brasília). Os assinantes do canal também podem assistir pela internet, no SporTV Play, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real.

Dr. Gustavo Magliocca - médico da seleção de natação em Kazan (Foto: Globoesporte.com)
Dr. Gustavo Magliocca - médico da seleção de 
natação em Kazan (Foto: Globoesporte.com)


- Na verdade, nesse processo de treinamento, o Cielo sentiu uma dor no ombro esquerdo, foi avaliado assim que a gente chegou aqui. A primeira hipótese foi uma inflamação do tendão do ombro, que se usa bastante no gesto da natação. A lesão estava silenciosa, à medida que ele foi nadando, a dor foi piorando. Ontem, quando tivemos 24 horas para avaliar a evolução da lesão, ele piorou. Fizemos o ultrasom e percebemos que a inflamação era um pouco maior do que a gente imaginava. E como o foco é 2016, optamos por cortá-lo, por fazer um corte médico - disse.

Cesar Cielo deixa a semifinal dos 50m borboleta em Kazan (Foto: Satiro Sodré/SSPress)Cesar Cielo deixa a semifinal dos 50m borboleta em Kazan (Foto: Satiro Sodré/SSPress)


Cesar Cielo, que já vinha sentindo dores há pouco mais de um mês, optou por não disputar os Jogos Pan-Americanos e fazer uma preparação na Holanda. O médico da Confederação Brasileira afirmou que o corte foi decidido na noite de terça-feira e que o nadador chegou a relutar:

- O corte foi feito ontem, a gente precisava ter um dado sobre o ombro do Cesar e fizemos o exame. Optamos por ele voltar para o Brasil imediatamente para fazer uma ressonância magnética. O atleta é relutante a essas coisas, a personalidade dele a gente conhece, mas ele entendeu o porquê do corte. Ele é relutante em falar que está com dor - disse o médico.

O Dr. Magliocca deixou claro que é uma lesão comum, e Cesar Cielo não corre risco de ficar fora das Olimpíadas de 2016. Segundo o médico, geralmente são 12 semanas de recuperação:
-  Uma vez que você previne, a lesão tende a zerar. É fisioterapia. Geralmente demora 12 semanas, mas o retorno dele só vai ser efetivado, quando tivermos seguros que ele pode entrar no ciclo. Ele é um atleta de alta intensidade. Qualquer deslize é melhor agora doque nas vésperas das Olimpíadas. O retorno dele depende muito da evolução - disse.

O nadador deixou Kazan nesta manhã e está retornando para o Brasil para realizar novos exames e aprofundar o tratamento da lesão. A prova de 50m livre contará apenas com Bruno Fratus. 

Em Kazan, Cesar Cielo nadou a prova dos 50m borboleta, no qual era bicampeão mundial da prova, e terminou na sexta posição, resultado abaixo do esperado. Após a prova, o nadador saiu reclamando de dores no ombro. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/natacao/noticia/2015/08/como-o-foco-e-em-2016-optamos-por-corta-lo-diz-medico-sobre-cielo.html

Nenhum comentário: