quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Por diferença de "uma unha", França termina fora do pódio nos 50m peito

Brasileiro briga por medalha até o fim, mas termina na quarta colocação em Kazan; Etiene Medeiros e Thiago Pereira avançam à finais com segundo e terceiro tempos



Por
Direto de Kazan, na Rússia

 

O pódio dos 50m peito escapou de Felipe França pela diferença mínima possível na natação. Segundo ele próprio, uma unha não roída seria suficiente para conquistar a medalha. Na final da prova no Mundial de Kazan, nesta quarta-feira, o nadador do Corinthians bateu em quarto, apenas um centésimo atrás do terceiro colocado. Campeão em Xangai 2011, o paulista terminou com o tempo de 26s87, contra 26s86 do americano Kevin Cordes, que levou o bronze. A medalha de ouro na Rússia ficou com o melhor nadador de peito da atualidade, o britânico Adam Peaty (26s51), seguido do vencedor da prova no último Mundial, o sul-africano Cameron Van der Burgh (26s66).

Para compensar o quarto lugar de França, os brasileiros garantiram mais quatro presenças em finais nesta quarta. Etiene Medeiros aumentou as esperanças de um inédito pódio para a natação feminina na Rússia, avançando à decisão dos 50m costas com o segundo melhor tempo. Thiago Pereira também passou bem pela semi dos 200m medley, com a terceira marca entre os oito classificados para a final, que contará ainda com Henrique Rodrigues, que terminou em sétimo.

Clique aqui e assista aos vídeos das principais provas do Mundial de Kazan

As finais dos 50m costas feminino e 200m medley masculino estão marcadas para esta quinta-feira, a partir das 11h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Os assinantes do canal também podem assistir pela internet, no SporTV Play, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real.


Felipe França incrédulo após ver que perdeu a medalha por um centésimo (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
Felipe França incrédulo após ver que perdeu 
a medalha por um centésimo (Foto: Satiro 
Sodré / SSPress)


Mesmo com um tempo de reação superior ao dos principais rivais, Peaty e Van der Burgh, Felipe França largou bem na prova e brigou pela liderança em boa parte da prova. Mas não conseguiu segurar o ritmo nos metros finais e ficou pouco atrás do atual recordista mundial e do campeão em Barcelona 2013. O brasileiro decidiu então o terceiro lugar na batida de mão com o americano Cordes e perdeu a medalha por um centésimo de diferença.

- Se eu não tivesse roído a unha - brincou França, para depois analisar a prova:
- Eu olhei e, poxa, um centésimo. Mas não tenho o que reclamar. Não posso desmerecer os caras, porque são o recordista e o campeão mundial... Foi uma prova legal de nadar. Executei legal os fundamentos, a chegada, o nado. Não vou falar que cheguei mal. Cheguei excelente. Foi um centésimo, poderia ter sido para mim. Saio de cabeça erguida e agora tem mais pela frente.

Felipe França ainda disputa os 200m peito, com eliminatórias marcadas para a manhã desta quinta-feira (madrugada no Brasil). Ele ainda deve fazer parte do revezamento 4x100m medley do Brasil, que cai na água no domingo, último dia de competições na Rússia.


 Lesão no ombro tira Cesar Cielo do Mundial de Kazan
 "Como o foco é em 2016, optamos por cortá-lo", diz médico sobre Cielo
 Confira a programação da natação e as provas de cada brasileiro


Etiene Medeiros semifinal 50m costas Mundial de Kazan (Foto: Satiro Sodré)Etiene Medeiros semifinal 50m costas Mundial de Kazan (Foto: Satiro Sodré)
Brasil garante mais quatro finalistas


Atual campeã mundial em piscina curta dos 50m costas, Etiene Medeiros mostrou que também está na briga pelo título da prova na piscina longa. Com o tempo de 27s41, a brasileira avançou à final atrás apenas da chinesa Yauanhui Fu (27s18).

- Eu realmente nadei forte a semifinal, para já ir me acostumando. Gostei do tempo. Amanhã, todo mundo vai para cima, tanto a chinesa, quanto as outras nadadoras... Realmente, eu queria nadar um pouco abaixo, mas foi muito bom, perto do meu melhor. Acho que amanhã a prova vai ser muito forte - afirmou Etiene.

Nos 200m medley, Thiago Pereira também garantiu mais uma final na carreira. O brasileiro nadou para 1m57s33 e ficou com a terceira melhor marca da semifinal, atrás do americano Ryan Lochte (1m56s81) e do chinês Shun Wang (1m57s07). Henrique Rodrigues foi o sétimo entre os oito classificados, com 1m58s45.

- Acho que dá sim para brigar pela medalha. Não tem como negar isso. Eu passei com o terceiro tempo. Lógico que não vai ser fácil, tem um chinês ali que vem bem desde o Mundial de Barcelona, que ele foi quarto. Vamos ver. Eu vou estar brigando ali. É como um amigo meu sempre fala: “ Você pode até ganhar de mim, mas vai ter que suar a camisa” - brincou Thiago.


Thiago saiu satisfeito da semi em Kazan e acredita que brigará por medalha (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
Thiago saiu satisfeito da semi em Kazan e 
acredita que brigará por medalha 
(Foto: Satiro Sodré / SSPress)


Outro que vai brigar por medalha é Marcelo Chierighini. Nas semifinais dos 100m livre, ele fez o sexto melhor tempo: 48s37. O recordista mundial júnior Matheus Santana, de 19 anos, bateu na trave e acabou não conseguindo avançar à final em seu primeiro Mundial. Ficou em nono, com 48s52, apenas três centésimos atrás do oitavo colocado, o canadense Santo Condorelli (48s49).

Marcelo Chierighini disputará pela segunda vez a final dos 100m livre em Mundial (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Marcelo Chierighini disputará pela segunda vez a final dos 100m livre em Mundial (Foto: Satiro Sodré / SSPress)


- Tive um erro bizarro na eliminatória. Então, no aquecimento eu fui com meu técnico na raia, treinamos a saída, encaixou. Mas por incrível que pareça, ainda não foi a saída boa. Mas mesmo assim, me senti muito bem na água, consegui passar bem. É bom estar nadando novamente uma final de mundial, nadando bem. Estou contente com meu tempo, estou feliz - afirmou Chierighini.

Quem também parou nas semifinais foi Joanna Maranhão. Após passar pela eliminatória com o último tempo entre as 16 classificadas (2m09s77), a pernambucana melhorou a marca à tarde (2m09s69), mas não conseguiu mudar de posição. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/natacao/noticia/2015/08/por-um-centesimo-franca-fica-fora-do-podio-nos-50m-peito-etiene-vai-final.html


Nenhum comentário: