quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A um ano das Olimpíadas, Okimoto relembra hipotermia e vibra com vaga

Nadadora, de 32 anos, era uma das favoritas ao título em 2012, mas deixou a prova por problemas de saúde. Ela disputará os Jogos Olímpicos pela terceira vez



Por
Santos, SP



A nadadora Poliana Okimoto garantiu a classificação para sua terceira participação em Jogos Olímpicos com a sexta colocação no Mundial de Esportes Aquáticos, realizado na última semana, em Kazan, na Rússia. De volta a uma edição de Olimpíadas depois de sofrer uma hipotermia em Londres, a nadadora, que concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, na sede da Unisanta, comemorou a vaga e lembrou-se dos momentos vividos há quase três anos.

Campeã do Circuito da Copa do Mundo de Maratona aquática, em 2009, Poliana chegou a Londres como uma das favoritas ao título da prova dos 10km da maratona aquática. Ela não contava, no entanto, que fosse ter uma hipotermia e tivesse que abandonar a disputa. Depois disso, ela ainda conquistou a medalha de ouro no Mundial de 2013, em Barcelona.

Poliana Okimoto, nadadora (Foto: João Paulo de Castro)Poliana Okimoto, nadadora (Foto: João Paulo de Castro)


– Foi um momento muito difícil na minha carreira e, com certeza, me serviu como motivação nessa prova para que eu conseguisse a classificação. Na minha carreira, sempre que eu tive uma queda, voltei melhor do que eu estava antes. Chego para esses Jogos Olímpicos com muito menos pressão. Não tenho nada a perder, estou em uma situação muito boa – disse.

Com 32 anos e motivada para participar pela terceira vez do principal torneio do mundo, a nadadora terá pela frente outra brasileira que é destaque na prova: Ana Marcela Cunha. Apesar disso, Poliana acredita que pode melhorar o tempo obtido no Mundial de Esportes Aquáticos na última semana – ela terminou o percurso com o tempo de 1h58m04s3.

– Tive alguns erros, principalmente na última volta. Tentei buscar a terceira colocada e acabei de me desgastando. Isso poderia ter me custado a classificação, mas graças a Deus deu tudo certo. Consegui o meu objetivo maior e, agora, teremos um ano para planejar tudo o que fazer para melhorar esse tempo para o Rio – comentou.

Depois de conquistar a vaga olímpica, Poliana não terá descanso. No dia 17 de agosto, a nadadora representará a Unisanta no Troféu José Finkel e, em seguida, disputará o evento teste para os Jogos Olímpicos.

– Não tenho folga, não (risos). Depois ainda vou competir o Mundial Militar e, só após essa competição, terei um período de descanso. Está tudo dentro do planejado – finalizou.

Poliana Okimoto, 10km - Mundial de esportes aquáticos (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Poliana Okimoto garantiu vaga para Rio 2016 
no Mundial de Esportes Aquáticos (Foto: 
Satiro Sodre/SSPr


Nenhum comentário: