quarta-feira, 1 de julho de 2015

Bernardinho volta ao banco após 10 jogos: "Vou dar um monte de berros"

Depois de cumprir suspensão e sofrer vendo as partidas fora da quadra, técnico retoma comando da seleção: "Foi uma pena imposta que me fere da forma mais dura"



Por
Direto de Cuiabá

A voz foi poupada, a contragosto, durante 10 jogos. Tempo demais para alguém que mesmo com o tendão de Aquiles rompido se manteve na lateral da quadra. A punição imposta pela Federação Internacional (FIVB) fez Bernardinho acompanhar as partidas do Brasil das cabines de transmissão dos ginásios ou das arquibancadas. De lá, viu Rubinho, seu assistente, fazer um bom trabalho à frente do time. Fez anotações, levou as mãos à cabeça ao ver o time não matar uma jogada ou dar de graça um ponto. Bernardinho sofreu e não escondeu isso de ninguém, mas agora não vê a hora de voltar ao seu lugar. O retorno será na quinta-feira, em Cuiabá, na primeira das duas partidas contra a Itália, válidas pela última rodada da fase de classificação da Liga Mundial. 
   
O clássico está marcado para as 14h (de Brasília), no ginásio Aecim Tocantins. A TV Globo transmite, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. E no que depender da vontade do técnico e da saudade que estava, o volume vai subir.

- Vou dar um monte de berros na quadra (risos). Ficar fora foi muito duro. Foi uma pena imposta que me fere da forma mais dura. Mas se eles estão satisfeitos lá, ficaram felizes, tudo bem. A gente segue fazendo o trabalho da forma correta e honesta como tem que ser feito. 
Estava ansioso para fazer o que gosto, que é estar na quadra, né? E fica aquela coisa de que a punição foi pelo comportamento (no Mundial da Polônia). Nada disso. Foi pelas declarações que dei e não retiro nada do que disse. Acredito muito no trabalho em equipe e o que importa é o time. Não o Bernardinho, o Bruninho. Tive grandes treinadores ao meu lado em 20 anos de seleção feminina e masculina, e o Rubinho está comigo há oito anos. Ele é preparado e fez trabalho de forma brilhante. E eu sou mais uma peça que volta a integrar a equipe. Agora é voltar e contribuir para que o time possa jogar bons jogos aqui e chegar bem na fase final - disse. 

Leia:Brasil tenta superar cansaço de 32 horas de viagem



Bernardinho no treino da seleção em Cuiabá (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Bernardinho, de costas, observa o treino 
da seleção brasileira em Cuiabá 
(Foto: Alexandre Arruda / CBV)


Por ser o anfitrião, o Brasil já está classificado para a etapa decisiva da Liga, que será disputada de 15 a 19 de julho, no Rio de Janeiro. O palco será o Maracanãzinho, que também abrigará os torneios de vôlei masculino e feminino durante os Jogos Olímpicos de 2016.
Bernardinho diz que a experiência de ver os jogos de outro ângulo trouxe uma visão construtiva. De fora, pôde observar coisas que, no calor da partida, não costuma reparar. Durante o período em que esteve suspenso, três momentos foram considerados mais complicados para ele.

- Os dois jogos contra a Sérvia, lá dentro, foram muito duros, muito tensos. O jogo em Roma (no Foro Itálico, em céu aberto) também, com aquele clima todo de não poder participar efetivamente daquele grande espetáculo. Foram os que mais senti em função do calor e das dificuldades das partidas. 


Bernardinho assiste o jogo Brasil x Sérvia da cabine (Foto: Rafael Araújo)Bernardinho assiste o jogo Brasil x Sérvia da cabine (Foto: Rafael Araújo)


A homogeneidade do grupo tem gerado dúvidas para o treinador, que busca o time ideal para a disputa das Olimpíadas. Ele acredita que a seleção, dona de nove títulos, chegará bem à fase final da Liga Mundial.  Até lá, Bernardinho terá que fazer três cortes para fechar a lista de 14.
- Dúvidas ainda existem porque há uma equidade de valores, de qualidade. Acho que o grupo chega bem. Mas é claro que a gente quer sempre um pouco mais. Não podemos nos iludir. Foram dois jogos contra a Austrália, que é um time em crescimento, em formação, com fragilidades. O nível de competição das finais é totalmente diferente do que a gente viu até agora. Itália e Sérvia neste momento se encontram ainda abaixo do que vamos encontrar mais à frente. Sabemos que os italianos vão vir mordidos porque sofreram duas derrotas para os sérvios e querem chegar com moral nas finais. Agora é pedreira. 


OS JOGOS DO BRASIL

29/05 - Brasil 3 x 2 Sérvia - Belo Horizonte
31/05 - Brasil 3 x 1 Sérvia - Belo Horizonte
05/06 - Brasil 3 x 1 Austrália - São Bernardo do Campo
07/06 - Brasil 3 x 0 Austrália - São Bernardo do Campo
12/06 - Sérvia 3 x 2 Brasil - Novi Sad
14/06 - Sérvia 2 x 3 Brasil - Belgrado
19/06 - Itália 3 x 2 Brasil - Roma
21/06 - Itália 0 x 3 Brasil - Florença
27/06 - Austrália 0 x 3 Brasil - Sydney
28/06 - Austrália 0 x 3 Brasil - Sydney
02/07 - Brasil x Itália - Cuiabá
03/07 - Brasil x Itália - Cuiab



FONTE:
http://glo.bo/1INHEW6?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: