sexta-feira, 3 de abril de 2015

Presidente da FGF vê suposta injúria racial a Fabrício como "compreensível"

 "Todo dia morrem 15 negrões por aí e ninguém se preocupa", disse Novelletto, para quem o torcedor estava de cabeça quente com jogador. TJD cogita denunciar Inter


Por
Porto Alegre

 
Internacional x Ypiranga - Fabrício  (Foto: Vinicius Costa / Agência Estado)Fabrício protagonizou cena inusitada na quarta-feira (Foto: Vinicius Costa / Agência Estado)


O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, tentou colocar panos quentes e acabou criando mais polêmica sobre um suposto caso de injuria racial contra Fabrício na quarta-feira, após o lateral-esquerdo ser expulso por gestos obscenos contra torcedores do próprio Inter. De acordo com o dirigente, o caso não merece uma denúncia do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS), embora o órgão já tenha dito que vai analisar as imagens.


ENQUETE: 

qual deve ser o futuro de Fabrício no Inter?

Novelletto tentou comparar o caso ao episódio de injúria racial flagrado em jogo entre Grêmio e Santos, no ano passado, no qual uma jovem foi vista gritando "macaco" contra o goleiro Aranha. Ela e outros três gremistas foram condenados pela Justiça gaúcha. O dirigente também disse ser "compreensível" tal reação, uma vez que Fabrício chegou a jogar a camiseta do clube no chão.

- Ali fizeram muito barulho também e crucificaram a menina. É compreensível a reação do torcedor, que estava de cabeça quente com o Fabrício pela atitude que ele teve. Todo dia morrem 15 negrões por aí e ninguém se preocupa - disse Novelletto, em entrevista à Rádio Guaíba.

A polêmica começa quando Fabrício se encaminha para deixar o gramado e fica de frente com torcedores postados no anel inferior do Beira-Rio. A câmera da transmissão da televisão flagra colorados vociferando contra o lateral, mas a imagem é inconclusiva sobre o teor dos xingamentos e tem gerado polêmica nas redes sociais.


Caso a denúncia seja confirmada, o clube será julgado por infração prevista no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Ou seja, "por praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência". Dessa mesma maneira, o Grêmio acabou eliminado da Copa do Brasil no ano passado, após torcedores ofenderem o goleiro Aranha, do Santos, em jogo na Arena.

Suspenso pela direção até segunda-feira, Fabrício está em São Paulo com sua família. Seu futuro no Inter ainda é uma incógnita. Na esfera jurídica, o lateral deverá ser denunciado no TJD-RS, e há risco de pegar até 12 jogos de suspensão. 


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://glo.bo/1MLIfza

Nenhum comentário: