domingo, 8 de fevereiro de 2015

Perto da China, Moreno salva Grêmio em vitória dura, e torcida pede: "Fica!"


Centroavante começa no banco devido à negociação em andamento, atrapalha rival em gol contra e marca outro; Avenida luta bastante, mas segue sem pontuar


Por
Santa Cruz do Sul, RS

 

Os moldes da negociação são quase idênticos. Até o destino é o mesmo. Rumo ao futebol chinês, Marcelo Moreno repetiu os passos de Barcos também em campo. No seu provável último jogo antes de deixar o Grêmio, o boliviano saiu do banco de reservas para se decisivo na suada vitória sobre o Avenida, pela terceira rodada do Gauchão: 3 a 1, com direito a pedido de permanência por parte da torcida, que já havia visto o argentino se despedir no sábado passado com dois tentos sobre o União Frederiquense, na Arena.


saiba mais

Moreno nem precisaria ter anotado no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. No lance que desempatou o placar, estava colado a Carlos Alberto, que empurrou para as redes de seu próprio time, após cruzamento de Galhardo. Logo depois, no entanto, fez o serviço completo, em cabeceio fatal. Antes, Douglas havia anotado o 1 a 0 em pênalti sofrido por Lincoln. O empate do Avenida foi de Paulinho, já no segundo tempo, quando as duas equipes tinham dez jogadores. Foi um jogo típico de Gauchão. Não faltaram lances ríspidos e houve uma expulsão para cada lado, uma delas de Luan.

A vitória leva ao Grêmio à liderança do Gauchão, com seis pontos em nove jogos, numa boa recuperação após a derrota com mau futebol na última quarta, diante do Aimoré. O Avenida ainda não pontuou, é lanterna. A quarta rodada reserva ao Tricolor duelo na Arena, contra o Brasil de Pelotas, a partir das 19h30. Às 20h30 do mesmo dia, o Periquito visita o Lajeadense.

Marcelo Moreno comemora gol contra o Avenida (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Marcelo Moreno comemora gol contra o 
Avenida (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)


Meias do Grêmio funcionam no 1º tempo

O jogo começou com todos os olhares voltados para o… banco de reservas. Lá estava Marcelo Moreno, desfalque de última hora devido a uma negociação avançada com o futebol chinês para ser colega de Barcos no Changchun Yatai. A atenção para o reservado também se justifica pelo início ruim da partida. De emoção mesmo só uma trombada de Marcelo Grohe com Paulinho, que quase custou sua sequência no jogo, aos 15 minutos.

Aos poucos, no entanto, o trio de habilidosos meias de Felipão começou a se soltar. O Avenida não entrava na área gremista e ameaçava apenas com chutes da intermediária. Douglas fez exatamente o contrário. Aos 29 minutos, o meia honrou a camisa 10 e, numa enfiada certeira, deixou Lincoln na cara do gol. A joia de 16 acabou derrubada por Altair, que no minuto anterior havia trocado empurrões com o próprio companheiro Escobar. Luan iria efetuar a cobrança, mas Felipão berrou, avisando que a função cabia a Douglas: 1 a 0.

A abertura do placar foi a senha para o Grêmio dominar a partida de vez. Superioridade acentuada com a expulsão de Altair. O zagueiro gordinho do Avenida fez falta dura em Júnior, lateral-esquerdo de segura atuação, e levou cartão vermelho de Diego Real. Marcelo Oliveira e Luan tiveram chances claras para ampliar. Só não foi possível dominar o calor, a ponto de haver duas paradas para hidratação dos jogadores.


Expulsão, empate e... Moreno


O intervalo seria para acalmar os efeitos do sol e os ânimos. Não para Luan. No primeiro minuto de segundo tempo, entrou de sola em Victor Hugo e foi expulso. O Avenida, que contava com Juninho Tardelli, irmão do ex-atleticano Diego Tardelli, passou a atacar. Grohe fez milagre em chute do próprio Juninho aos quatro. Três minutos depois, Rhodolfo tirou sobre a linha de cabeça, após escanteio. Aos 14, o empate, que surgiu em bela jogada coletiva do Avenida, completada por Paulinho na pequena área.

E quem esperava que Moreno sequer entrasse se enganou. Aos 17, o boliviano e Everton ingressaram nas vagas de Douglas e Everaldo, centroavante de apagada atuação. No minuto seguinte, a dupla funcionou. Everton deixou Moreno na cara do gol, mas Villa fez defesa arrojada no chão, tanto que esfolou o joelho, que chegou a sangrar. Aos 21, de novo Everton. O jovem aplicou drible espetacular sobre a linha lateral e acionou Galhardo, que deixou Moreno livre para marcar na pequena área. O camisa 18, todavia, isolou.

Na terceira chance, aos 34, Moreno não perdoou. Ou melhor, atrapalhou. Pressionou o defensor Carlos Alberto, que colocou cruzamento de Galhardo na redes do seu Avenida. Para não deixar dúvidas, logo depois, o centroavante fez jus a sua posição e marcou o terceiro num belo salto, seguido de cabeçada mortal. Ouviu pedidos de "fica, fica" da torcida. Será que fica? Para isso, terá que mudar o roteiro. Até então, muito semelhante ao de Barcos.



FONTE:
http://glo.bo/1EQCkE5

Nenhum comentário: