domingo, 8 de fevereiro de 2015

Em busca de autoafirmação, Brasil joga com França por inédita semifinal

Seleção brasileira disputa neste domingo as quartas de final da etapa de Barueri do Circuito Mundial. Calor, torcida e fôlego no segundo tempo são os aliados da equipe


Por
São Paulo

Seleção feminina de rúgbi (Foto: João Pires/Fotojump)Seleção conseguiu classificação para as quartas de final (Foto: João Pires/Fotojump)


O rúgbi feminino do Brasil pode viver um divisor de águas neste domingo. Jogando em casa, na Arena Barueri, a seleção enfrenta a França pelas quartas de final da etapa brasileira do Circuito Mundial da modalidade, que reúne os melhores times do planeta. A vaga na semifinal seria inédita e histórica para a equipe comandada pelo neozelandês Chris Neill, que tem como melhor resultado três oitavos lugares. A partida contra as francesas será às 11h22 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. O canal também passará as semifinais e a final da competição, marcadas para a tarde deste domingo. Para a capitã Paulinha, uma vitória contra as rivais europeias será importante para o psicológico das jogadoras:

- Vencer a França servirá como autoafirmação para gente, para gente acreditar cada vez mais que podemos ganhar de qualquer seleção. Ano passado, tivemos um jogo contra as canadenses, que são vice-campeãs mundiais, em que vencíamos por 12 a 0, nos desconcentramos, fizemos coisas que não estavam planejadas, e deixamos elas empatarem. Aquilo foi uma lição importante - comentou Paulinha, destaque brasileiro na primeira fase, disputada no sábado.

Seleção feminina de rúgbi (Foto: João Pires/Fotojump)
Seleção feminina de rúgbi vai entrar com tudo 
contra a França(Foto: João Pires/Fotojump)


O jogo lembrado pela capitã da seleção ocorreu na etapa de Dubai do Circuito da temporada passada. Na mesma competição, as brasileiras venceram a França, adversária deste domingo nas quartas de final, o que dá confiança para o time em busca de um lugar entre os quatro melhores. Caso o Brasil passe pelas francesas, enfrenta em uma hipotética semifinal o ganhador de  Nova Zelândia e Estados Unidos (veja tabela abaixo). Baby, uma das mais experientes da seleção, aponta os segredos para vencer as europeias:

Seleção feminina de rúgbi (Foto: João Pires/Fotojump)Karina fez o try que definiu o jogo contra Fiji(Foto: João Pires/Fotojump)


- Vamos deixar elas correrem. Deixa elas se desgastarem, não a gente. O nosso segundo tempo está muito bom, a gente tem botado pressão nas adversárias. A torcida está nos empurrando, esse baita calor nos ajuda e as meninas, inclusive eu, estão entrando bem no segundo tempo. Esse é nosso jogo - disse a Baby.

O técnico neozelandês Chris Neill, que comanda o Brasil há quase dois anos, gostou muito da postura de suas pupilas, principalmente quando o time esteve em desvantagem. Na partida contra Fiji, o Brasil chegou a estar perdendo por 7 a 0 e 14 a 7:

- As meninas foram muito bem, tivemos momentos difíceis, mas conseguimos sair do buraco. Fiji e China eram jogos cruciais, sabíamos que tínhamos que ganhar. E ganhamos - comentou.
O Circuito Mundial é composto por seis etapas, a primeira delas já realizada, em Dubai (Emirados Árabes), em que o Brasil ficou na nona posição. Atlanta (Estados Unidos) recebe a competição em março, seguida de Vancouver (Canadá), em abril. O giro é fechado em Londres (Inglaterra) e Amsterdã (Holanda), ambos torneios em maio.


QUARTAS DE FINAL - DOMINGO
11h - Nova Zelândia X Estados Unidos
11h22 - Brasil X França
11h44- Canadá X Rússia
12h06- Austrália X Inglaterra


Seleção feminina de rúgbi (Foto: João Pires/Fotojump)
Luiza fez um belo try no duelo contra Fiji 
(Foto: João Pires/Fotojump)


FONTE:

Nenhum comentário: