sábado, 21 de fevereiro de 2015

Cinco coisas: terra de rival do Real Madrid vive de heavy metal e cerveja

Conheça algumas curiosidades de Gelsenkirchen, no noroeste da Alemanha, que recebe reedição do duelo das oitavas de final da última temporada da Champions


Por
Rio de Janeiro

 

O poderoso Real Madrid regressa a Gelsenkirchen e encara o Schalke 04, no confronto de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões nesta quarta-feira, com transmissão ao vivo do GloboEsporte.com a partir das 17h (de Brasília). Na última temporada, as equipes se enfrentaram na mesma fase da competição, e o Real goleou os adversários por 6 a 1. O que poucos sabem, porém, é que a outrora cidade conhecida pelas minas de carvão, fonte de energia da Alemanha por boa parte dos dois últimos séculos, é repleta de curiosidades. Clique no vídeo acima e confira algumas delas!


saiba mais

CERVEJODUTO
É notória a predileção do povo germânico pela boa e velha cerveja. E desta forma, para se unir o útil ao agradável, o Schalke construiu em seu estádio um grande cano, de cerca de 5 quilômetros de extensão, para transportar a bebida a base cevada direto até os copos de seus torcedores. São mais de 52 mil litros de "birita".

 EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA
Até meados do séculos 18, Gelsenkirchen não era nada mais que um vilarejo ao norte da Alemanha. A descoberta do carvão, principal fonte de energia da época, porém, mudou tudo. Em pouco menos de vinte anos, a população da cidade cresceu vinte e três vezes, saindo de apenas seis mil camponeses para 138 mil habitantes.

FEIJOADA ALEMÃ

Não, não tem feijão. Mas por lá também há uma mistura curiosa, assim como nossa boa e velha feijoada. O "Pfefferpotthast" traz para a panela mais de vinte ingredientes apimentados. Coitados dos pobres porquinhos, base principal da iguaría muito comumente consumida na localidade.

BATSINAL
O Cavaleiro das Trevas já deve ter passado por Gelsenkirchen, pois na colina mais alta ao redor do vale onde fica a cidade estão dois grandes faróis, que muito lembram o famoso Batsinal. Santa Maluquice, Batman!

HEAVY METAL
Enquanto por aqui vivemos este final de carnaval, na Alemanha o povo gosta mesmo é de rock, e mais especificamente do tipo mais pesado: o heavy metal. E a cidade de Gelsenkirchen é o berço de algumas bandas influentes no cenário do rock pesado.

montagem Gelsenkirchen (Foto: Reprodução)
Cidade de Gelsenkirchen e suas particularidades 
(Foto: Reprodução)


FONTE:

Nenhum comentário: