sábado, 21 de fevereiro de 2015

Nadal atropela no primeiro set, mas vê Fognini reagir e cai na semifinal no Rio

Com Guga na torcida, atual campeão Miúra domina no início, mas sofre virada e perde pela primeira vez em solo brasileiro. Italiano disputará o título contra Ferrer


Por
Rio de Janeiro


Parecia que, horas depois de quase ter feito o jogo que acabou mais tarde na história na ATP contra o uruguaio Pablo Cuevas, Rafael Nadal passaria por cima de Fabio Fognini. Porém, a semifinal deste sábado no Aberto do Rio entre os dois, na quadra central do Jockey Club Brasileiro, virou um confronto tenso a partir do segundo set. Depois de atropelar o 28º do ranking da ATP com um 6/1, o atual campeão do Rio Open precisou lidar com a boa exibição do adversário nas parciais seguintes. Em duelo com outra cara, bastante diferente do primeiro set, o italiano levou a melhor e impôs ao espanhol a eliminação no evento carioca por 1/6, 6/2 e 7/5, em 2h17. Foi a primeira vez que Nadal foi derrotado no Brasil. Antes ele havia sido campeão duas vezes do Aberto do Brasil (2005 e 2013) e no Aberto do Rio de 2014.

Em quatro confrontos no circuito profissional, jogados todos eles desde 2013, Nadal não havia perdido nenhuma vez para Fognini. O italiano agora vai disputar o título do Aberto do Rio contra o espanhol David Ferrer, neste domingo, às 18h (de Brasília).


Fabio Fognini, Rio Open Tênis (Foto: Agência AP)
Fognini foi o responsável pela primeira derrota 
de Nadal no Brasil (Foto: Agência AP)


Enquanto Nadal saiu de quadra sem dar entrevistas, Fognini esbanjou felicidade após a partida. No ponto que decretou a classificação para a final do Aberto do Rio, mostrou agilidade para alcançar uma bola que perdeu força ao tocar na fita da rede e contra-atacou com uma deixadinha. A pose da comemoração foi as mãos na cintura, bem no estilo marrento do tenista italiano.

- Ganhei do melhor do mundo no saibro. Estou muito feliz. Eu não vinha jogando muito bem.... dizem que o trabalho paga. E agora estou na final aqui no Rio - festejou Fognini.

Ambos os tenistas também tiveram momentos de irritação com o árbitro brasileiro Carlos Bernardes. Primeiro foi Fognini que perdeu um game depois de ter tocado com todo o corpo na rede. A alegação do italiano foi de que o ponto já estava definido. Depois foi a vez de Nadal. Após tomar uma segunda advertência por demorar para colocar a bola em jogo, o espanhol, na troca de lados entre os games, se dirigiu ao juiz brasileiro e disparou:


saiba mais

- Vou pedir para você não arbitrar mais meus jogos. Não tenho nada contra você, mas você é quem me coloca mais pressão em todo o circuito. Só ver os vídeos. Não dá mais.
A partida entre Nadal e Fognini foi prestigiada por Gustavo Kuerten, que foi ovacionado pelo público ao coro de "olê, olê, olá...Guga, Guga" assim que o terceiro game de jogo acabou. O ídolo do tênis brasileiro esteve acompanhado da esposa Mariana, dos filhos Maria Augusta (3 anos) e Luiz Felipe (1 ano), e do irmão Raphael.

SporTV transmite ao vivo, neste domingo, as finais do Aberto do Rio, a partir das 15h (de Brasília), pelo SporTV2. O confronto que abre o dia é a decisão feminina entre a italiana Sara Errani e a eslovaca Anna Schmiedlova. Às 18h é disputada a final masculina. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play na internet.


O jogo

Diferentemente das quartas de final, em que entrou em quadra à 1h01, Nadal pisou no saibro da quadra central para as semifinais por volta de 20h10. Em horário nobre, o Miúra fez bonito no primeiro set. Começou quebrando o saque de Fognini e fazendo 3/0, apesar das duas duplas faltas no terceiro game.

tenis gustavo kuerten rafael nadal fabio fognini aberto do rio (Foto: Matheus Tibúrcio)Gustavo agradece carinho dos torcedores que gritaram seu nome (Foto: Matheus Tibúrcio)


Na segunda troca de lados entre os tenistas, um torcedor aproveitou a pausa no jogo e puxou o coro de "olê, olê, olá... Guga, Guga". O ex-número 1 do mundo estava na arquibancada assistindo ao confronto. Não demorou muito para que toda a quadra central cantasse os versos, e Guga se levantou agradecendo o carinho do público.

Na sequência da partida, Nadal seguiu dominando. Ao quebrar pela segunda vez o saque do adversário, provocou o primeiro sinal de irritação do italiano, que isolou a bolinha que ele não conseguira alcançar no break point. Fognini evitou o pneu (6/0) ao confirmar o serviço no sexto game. Ao perder o set no game seguinte, o italiano jogou longe mais uma bola.

Nadal fechou o primeiro set em 35 minutos. Parecia que ele ia encerrar o jogo rapidamente, já quebrando o saque de Fognini no primeiro game do segundo set. Porém, no segundo game, o espanhol cometeu duas duplas faltas consecutivas que deixaram a parcial em 1/1.

Para azar de Fognini, o terceiro game do set também foi de quebra. No ponto que deu o 2/1 para Nadal, o italiano acertou o voleio, mas se apoiou totalmente na rede. Quando o árbitro brasileiro Carlos Bernardes anunciou que o game foi vencido pelo espanhol, se revoltou alegando que o ponto já havia sido definido antes dele tocar na rede. Na volta para o jogo, ainda foi advertido por "gesto obsceno".

Fognini reclama com o árbitro Tênis (Foto: Thiago Quintella)
Fognini mostra irritação com Carlos Bernardes 
após perder ponto por ter tocado na rede 
(Foto: Thiago Quintella)


Nos erros de Nadal, Fognini empatou em 2/2. Mais consistente, a irritação de antes do italiano foi mudando aos poucos para a vibração pelos pontos ganhos. Por outro lado, o espanhol já acumulava duas advertências por demora para sacar, viu o número 28 do mundo crescer no jogo, quebrá-lo novamente e chegar ao 5/2. Descontente, Nadal até reclamou com o árbitro Carlos Bernardes, afirmando que pediria que ele nunca mais apitasse uma partida dele por ser o juiz que mais o coloca pressão no circuito. Jogando mal, o Miúra foi quebrado pela quarta vez no set: 6/2 para o italiano.

Cheio de confiança, Fognini proporcionou momentos de seu feitio no terceiro set. Bastante irônico, reclamou de um juiz de linha que marcou bola dentro num erro não forçado de Nadal no primeiro game. Foi até o terceiro dos três pontos seguidos que Carlos Bernardes precisou deixar a cadeira para ver a marca da bola no saibro. No quarto game, passou a aplaudir as belas jogadas do rival. E olhou feio para o juiz de linha que apontou "foot fault" (pisar na linha na hora do saque) contra ele no nono game.

Nadal, Rio Open tênis (Foto: Vanderlei Almeida / AFP)Nadal atropelou no primeiro set, mas acabou sendo eliminado no Rio (Foto: Vanderlei Almeida / AFP)


Perdendo de 5/4, Nadal ganhou o apoio do público, que buscou incentivá-lo cada vez mais. Porém, a situação estava complicada para o ex-número 1 do mundo. No final do 11º game, pareceu sentir a perna ao deslizar no saibro e ficou mancando por alguns segundos. Em seguida, se viu novamente pressionado com o placar desfavorável de 6/5.

Precisando levar o jogo para o tie-break, Nadal chegou a estar atrás por 0-30. Deixou tudo igual, mas Fognini acelerou a direita na paralela e alcançou o match point. Foi a vez de o Miúra ser agressivo, forçando o erro do italiano. No ponto seguinte, Nadal atacou na rede e se ajoelhou em quadra, sentindo novamente a perna. Outra vez salvou match point forçando os golpes. Veio a terceira chance para Fognini fechar o jogo, após um balão do Miúra para fora. E o ponto do jogo foi sensacional: o ataque de Nadal bateu na fita e caiu perto da rede; Fognini chegou na bola e acertou a deixadinha que eliminou o número 3 do mundo do Aberto do Rio. Para comemorar, o italiano botou a mão na cintura, mostrando toda sua marra.


FONTE:
http://glo.bo/1FIPXpz

Nenhum comentário: