sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Seleção feminina acelera em quadra em busca do 10º título do Grand Prix

Técnico José Roberto Guimarães aposta em velocidade brasileira para desbancar "muralhas" estrangeiras na competição que começa nesta sexta-feira, na Itália


Por Rio de Janeiro


Velocidade. É com ela que a seleção brasileira pretende conquistar o décimo título do Grand Prix de vôlei feminino. O técnico tricampeão olímpico José Roberto Guimarães espera muita agilidade de sua equipe na armação das jogadas para desbancar as altas e fortes rivais na competição que servirá de aquecimento para o Mundial, disputado entre setembro e outubro, na Itália. 
Apostando no sucesso da mistura de atletas experientes, como as bicampeãs olímpicas Sheilla e Jaqueline, e novos destaques, como Carol e Gabi, o Brasil estreia nesta sexta-feira, a partir das 12h30, contra a China, no Pala Serradimigni, em Sassari, na Itália. O SporTV transmite a partida ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Brasil comemoração vôlei China na Suíça (Foto: AP)
Brasil busca o décimo título no Grand 
Prix com jogadoras experientes e 
novas promessas (Foto: AP)

A inédita medalha de ouro no Mundial é o principal objetivo da seleção feminina de vôlei para esta temporada. Para chegar lá entrosada e pronta para fazer história, porém, a equipe brasileira pretende usar o Grand Prix 2014 como treinamento de luxo. O atual campeão do torneio e dono de nove títulos é um dos principais candidatos a ocupar o lugar mais alto do pódio, mas terá pela frente equipes de peso, como Estados Unidos, Rússia e China.

- Hoje não tem como falar em favoritismo, tanto é que a gente perdeu os quatro jogos amistosos para os Estados Unidos. Todas essas lições com esses jogos vão dando informações para a gente. Hoje é muito competitivo. Eu não vejo nenhuma equipe grande favorita para o Grand Prix e para o Mundial. Acho que tem várias equipes no mesmo nível. A disputa vai ser muito grande, e a gente tem que visar chegar no pódio, fazer o melhor que a gente pode – afirmou Zé Roberto Guimarães.


saiba mais

As quatro derrotas para os Estados Unidos nos amistosos realizados no início de julho fizeram o treinador acelerar os treinamentos. Literalmente. A cobrança por velocidade na formação das jogadas aumentou nas últimas semanas de trabalho, de olho nas altas jogadoras dos times adversários. A seleção brasileira, que está no grupo C na primeira rodada do torneio, terá adversários difíceis logo de cara: China, Itália e República Dominicana.

- Nosso primeiro adversário é a China. Como é um time asiático que joga com velocidade, a gente tem que procurar acelerar também o nosso jogo, a nossa transição da defesa para o contra-ataque.  Acho que o time melhorou nos últimos dias. Elas estão mais rápidas. O time já está com uma velocidade diferente, já está se posicionando melhor. Está mais adequado à velocidade – avaliou o treinador.

A renovada equipe chinesa promete dar trabalho para o Brasil logo na estreia no Grand Prix. Em sua décima segunda participação na competição, igualando o recorde de Sassá, a oposta Sheilla alerta para o poderio das novas jogadoras asiáticas. 

- A gente joga contra a China logo no primeiro jogo, então é importante a gente adaptar a velocidade. China é uma seleção nova, mas é uma seleção que vem desde o ano passado muito forte, com jogadoras de 20, 22 anos chegando muito eficientes. Pegam a bola muito alto e muito rápido - destacou a bicampeã olímpica.

Camila Brait Treino Seleção Brasileira Feminina de Vôlei (Foto: CBV)Depois da saída de Fabi, Camila Brait fará sua estreia como titular da seleção (Foto: CBV)

O time brasileiro disputa o Grand Prix com uma equipe que mescla novas promessas com jogadoras muito experientes. O grupo conta com quatro bicampeãs olímpicas (Sheilla, Jaqueline, Fabiana e Thaísa) e cinco campeãs olímpicas (Adenízia, Dani Lins, Tandara, Natália e Fe Garay). Juciely, Fabíola e Ana Tiemi são mais três veteranas que reforçam a equipe. O grupo das novatas inclui Gabi e Monique, que disputam apenas pela segunda vez a competição, Camila Brait, pela primeira vez como titular, e as estreantes Andréia, Carol e Léia.

A competição também marcará o retorno de Jaqueline às grandes competições desde os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A ponteira de 30 anos passou quase dois anos longe das quadras para a chegada do filho Arthur, de sete meses. Preparada para o recomeço, ela aposta no sucesso da mistura entre a juventude e a experiência. 

- Elas já estavam desde o ano passado jogando, fizeram uma grande campanha no ano passado. Esse ano também estão treinando bem, nos ajudando nos treinamentos. Eu acho que essa seleção pode vir a surpreender, porque vem treinando muito bem. Está todo mundo fazendo o trabalho bem feito e, se Deus quiser, vai dar tudo certo nesse Grand Prix. Nosso foco principal é o Mundial. Então, se a gente demonstrar que a gente está bem no Grand Prix, tenho certeza que no Mundial vamos estar tinindo – afirmou Jaqueline.

Treino Seleção Feminina de vôlei - jaqueline (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Depois de quase dois anos, Jaqueline 
volta a disputar uma grande 
competição pelo Brasil (Foto: 
Alexandre Arruda / CBV)

Desta sexta-feira até o dia 17 de agosto, as 12 principais seleções disputarão a fase classificatória. A cada semana, serão formados três grupos com quatro seleções em cada, definidas em sorteio. Na etapa de Sassari, na Itália, o Brasil está no grupo C e jogará com China, Itália e República Dominicana. Na segunda, em São Paulo, estará no grupo D e enfrentará Coreia, Rússia e Estados Unidos. Para encerrar a primeira fase, pegará pelo grupo G Estados Unidos, República Dominicana e Tailândia, em Bangkok, na Tailândia.
As quatro seleções mais bem classificadas avançarão para a fase final, que contará com dois outros times: Japão (país-sede) e vencedor dos grupos J a O (Argentina, Bélgica, Canadá, Cuba, Holanda, Polônia, Peru e Porto Rico). A fase final será de 20 a 24 de agosto, em Tóquio, no Japão.

Confira os jogos do Brasil na etapa de Sassari:

1/8 - Brasil x China, às 12h30*
2/8 - Brasil x Itália, às 15
3/8 - Brasil x República Dominicana, às 12h30
*Sempre no horário de Brasília


FONTE:

Nenhum comentário: