sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Jovem chinesa dá trabalho, mas Brasil vence em retorno de gala de Jaque

Ting Zhu, de apenas 19 anos, faz 24 pontos, insuficientes diante da consistente atuação do conjunto comandado por Zé Roberto Guimarães: 3 sets a 1


Por Sassari, Itália

 
Com apenas 19 anos e 1,95m de altura, a ponteira chinesa Ting Zhu fez 24 pontos e deu trabalho para o Brasil, o atual campeão do Grand Prix, em sua partida de estreia na edição 2014, nesta sexta-feira, em Sassari, na Itália. Do outro lado, porém, a seleção dona de nove títulos contou com a força do conjunto. A ponteira Fernanda Garay e a central Fabiana se destacaram, enquanto a ponteira Jaqueline surpreendeu com uma ótima atuação, marcando 15 pontos, depois de quase dois anos sem disputar uma grande competição. A equipe de Zé Roberto suou, mas levou a vitória por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 23/25, 25/17 e 25/16.

Ting Zhu foi a maior pontuadora da partida, com 24 pontos. Pelo lado brasileiro, o equilíbrio fez a diferença. Fernanda Garay liderou as brasileiras, com 19, seguida pelas centrais Fabiana (18) e Thaísa (16), e Jaqueline (15). 
- O mais importante foi ter ajudado a equipe. O Zé Roberto e as jogadoras me deixaram muito confiante. A vontade de voltar a fazer parte da seleção brasileira era muito grande. Estou feliz pelo resultado de hoje e devo isso a esse grupo. Foi difícil estrear contra a China, mas nosso time mostrou personalidade. Estamos evoluindo, e isso é o mais importante - disse Jaque.
A segunda partida do Brasil no Grand Prix será nesta sábado, contra a Itália, em Sassari. O SporTV transmite ao vivo a partir das 15h, e o Globoesporte.com acompanha em Tempo Real. 

vôlei Dani Lins Brasil e China grand Prix (Foto: FIVB)
Dani Lins levanta em ataque do Brasil 
na vitória sobre a China (Foto: FIVB)

A jovem equipe chinesa começou acelerada, abrindo logo 4/0. O Brasil teve dificuldades para driblar o alto bloqueio, mas não deixou as adversárias escaparem muito no placar. Com uma bela pancada de Sheilla, a seleção empatou em 7/7. Forçando no saque e com um bloqueio eficiente, as asiáticas cresceram de novo e abriram em 14/9. O set mudou de rumo quando a levantadora Dani Lins foi para o saque. A seleção de Zé Roberto aproveitou o bom momento e marcou cinco pontos, assumindo a liderança no placar: 22/20.
Com dois pontos seguidos de bloqueio de Fê Garay e Thaísa, as atuais campeãs da competição fecharam o set em 25/21.

Embaladas pela bela virada na parcial anterior, as brasileiras começaram melhores no segundo set. Depois de um acirrado rali, Fabiana definiu o ponto para o Brasil: 5/2. As chinesas, porém, reagiram. Ting Zhu e Chunlei Zeng lideraram a virada do time asiático. Com seis pontos seguidos, fizeram 8/7. Erros na recepção atrapalharam o time brasileiro, que viu as rivais abrirem (14/11). Mas Jaqueline empatou o jogo com um ace (19/19) e, em seguida, a própria ponteira atacou pelo meio, e o Brasil virou de novo. Mas o time de Zé Roberto voltou a cometer erros. No ataque de Ting Zhu, a China deixou tudo igual no jogo: 25/23. 
  
vôlei Sheilla Brasil e China grand Prix (Foto: FIVB)Sheilla ataca para o Brasil (Foto: FIVB)

O terceiro set começou mais equilibrado. Um ataque de Jaqueline explodiu no bloqueio adversário, e o Brasil fez 5/4. Em seguida, Thaísa garantiu dois pontos consecutivos no bloqueio e no ataque. Mas as chinesas não se abateram. Com mais uma pancada da capitã Ruoqi Hui, a China empatou (7/7). Mesmo apagada até então, Sheilla apareceu em um momento importante do jogo e colocou a equipe na frente de novo. Foi Fê Garay, porém, quem fez a diferença. A ponteira soltou o braço e deixou a situação tranquila: 15/10. Desta vez, as chinesas sentiram e não conseguiram evitar a vitória do time verde e amarelo por 25/17, com mais um ataque de Garay.

O Brasil manteve o bom ritmo no início do quarto set e abriu 4/0. Do outro lado da quadra, Zhu e Zeng mantiveram a China viva na disputa. A central Fabiana cresceu no quarto set e, aproveitando um ótimo levantamento de Dani Lins, colocou o Brasil com uma boa vantagem no placar: 8/5. Mas a jovem equipe chinesa não se entregou. Com um bloqueio e um ace, as asiáticas conseguiram a virada: 15/14. No momento tenso da partida, porém, a capitã Fabiana fez a diferença. A central fez quatro pontos consecutivos, e a seleção brasileira só precisou administrar a vantagem até Jaqueline fechar em 25/16, com uma bonita paralela.


FONTE:

Nenhum comentário: