sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ana Marcela é ouro e fica perto do tri mundial; Allan leva bronze em Magog

Brasileiros estão na liderança da Copa do Mundo após a disputa dos 10k pela quinta etapa, nesta sexta-feira, no lago Magog, situado na província do Quebec, no Canadá


Por Quebec, Canadá


Ana Marcela logo após a vitória (Foto: Cristina Callou / Divulgação CBDA)Ana Marcela logo após a vitória nos 10k pelo lago Magog (Foto: Cristina Callou / Divulgação CBDA)

Depois de aproveitar a ausência de Poliana Okimoto para vencer em Roberval e assumir a liderança da Copa do Mundo, a brasileira Ana Marcela colecionou mais uma vitória nos 10k da maratona aquática e se aproximou do tricampeonato mundial nas águas do lago Magog, na província do Quebec, no Canadá. Quem também se garantiu no topo após a disputa da quinta etapa foi Allan do Carmo, que conquistou a medalha de bronze na prova olímpica, nesta sexta-feira, em Magog. O Brasil já possuiu três títulos femininos na Copa do Mundo de maratonas (um com Poliana Okimoto e dois com Ana Marcela). No masculino, o país nunca sagrou-se campeão, mas Allan do Carmo foi vice uma vez e terminou em terceiro lugar em duas oportunidades.

O Brasil tem 11 medalhas no Circuito da FINA, sendo quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze, confirmando a boa fase dos atletas brasileiros nas maratonas aquáticas. Atualmente, o país é campeão mundial por equipes. O título foi conquistado no Mundial de Barcelona, no ano passado.


Estou muito feliz por ter vencido mais uma. Sinto que o trabalho de toda a equipe está dando resultado e se transformando em vitórias"
Ana Marcela

- Estou muito feliz por ter vencido mais uma. Sinto que o trabalho de toda a equipe está dando resultado e se transformando em vitórias - comemorou Ana Marcela.

Após uma disputa acirrada, a baiana disparou ao contornar a última boia e garantir o primeiro lugar. A chinesa Yu Shi terminou na segunda colocação e a argentina Cecília Biagioli, campeã dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, completou o pódio.


Ana Marcela conquistou medalhas em todas as etapas disputadas do atual Circuito. Em Viedma, na Argentina, ela foi prata, no mês de fevereiro. Depois, em Cancún, México, ficou com o bronze. Daí em diante, só garimpou ouro: Setúbal, em Portugal, no mês de junho; e as duas em lagos canadenses. O Canadá reserva boas memórias à maratonista. Em Roberval, na região de Quebec, há quatro anos, ela conquistou sua primeira medalha internacional de vulto, com o bronze nos 5km do extinto Mundial de Maratonas. A próxima etapa, marcada para o dia 9 de agosto, também será no Canadá, desta vez, disputa na travessia do lago Megantic.

Allan do Carmo assume liderança

Samuel em primeiro plano e Allan ao fundo, na chegada dos 10km de Magog (Foto: Divulgação FINA)Samuel em primeiro plano e Allan ao fundo, na chegada dos 10km (Foto: Divulgação FINA)

Allan do Carmo, por sua vez, conquistou sua segunda medalha na temporada, após a prata na etapa portuguesa de Setúbal. Com o pódio e aproveitando a ausência do então líder, o alemão Christian Reichert, o baiano seguiu o exemplo de Ana Marcela e também passou a liderar o campeonato.

O vencedor no masculino foi o americano Alex Meyer (1h55m10s63), seguido pelo atual campeão da Copa do Mundo, o alemão Thomas Lurz (1h55m10s90).


Lurz aparece em terceiro na classificação geral do Circuito. Os brasileiros Samuel de Bona e Diogo Villarinho também tiveram um bom desempenho, terminando na quarta e sexta colocações, respectivamente, com os tempos de 1h55m13s24 e 1h55m14s55. Entre eles, em quinto lugar, ficou o americano Charles "Chip" Peterson (prata no Pan Rio 2007), com 1h55m14s36. Outros representantes do Brasil, Fernando Ponte (1h55min51s95) terminou na 12ª posição, enquanto Luis Gustavo Barros (1h55min59s61) foi o 18º.


Próximas etapas da Copa do Mundo 10km 2014:
Lac Megantic - Canadá - 9 de agosto
Hangzhou - China - 12 de outubro
Hong Kong - 18 de outubro



Histórico dos brasileiros na Copa do Mundo FINA de 10 quilômetros:
2007 - Poliana Okimoto - 3º lugar
2008 - Ana Marcela - 3º lugar
2009 - Poliana Okimoto - 1º lugar
2009 - Allan do Carmo - 2º lugar
2010 - Ana Marcela - 1º lugar
2012 - Ana Marcela - 1º lugar
2012 - Allan do Carmo - 3º lugar
2013 - Allan do Carmo - 3º lugar
2013 - Ana Marcela Cunha - 3º lugar


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/maratona-aquatica/noticia/2014/08/ana-marcela-e-ouro-e-fica-perto-do-tri-mundial-allan-do-carmo-leva-bronze.html

Nenhum comentário: