sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Nanquim, dia 6: Matheus faz novo recorde, e dupla do tênis vai à final

Brasil conquista sua nona medalha em Nanquim, a terceira de ouro, e garante ao menos mais uma prata com a vitória de Orlando/Zormann nas semifinais das duplas


Por Nanquim, China


O Brasil não passou em branco no sexto dia de competições em Nanquim. Pelo contrário. Nesta sexta-feira, o Time Brasil encerrou sua participação na natação com o brilho dourado de Matheus Santana. Grande nome da delegação brasileira, Matheus conquistou o ouro nos 100m livre, com o tempo de 48s25, batendo seu próprio recorde mundial júnior. Além disso, o Brasil garantiu ao menos uma prata no tênis.

Marcelo Zormann e Orlando Luz, campeões de Wimbledon em 2014, venceram a semifinal e no domingo disputam o ouro no tênis. No tiro com arco, Marcus Vinícius D'Almeida, nono colocado no ranking mundial adulto, começou sua participação na China com o terceiro lugar no arco recurvo, na fase de classificação. O Brasil ainda garantiu quatro finais no atletismo, mas deu adeus no handebol masculino e no tênis de mesa por equipes intercontinentais.

Matheus Santana ouro 100m livre Jogos Olímpicos da Juventude (Foto: Reuters)
Matheus Santana mostra o ouro 
conquistado nos 100m livre, em 
Nanquim (Foto: Reuters)


01
Com recorde, Matheus Santana é ouro nos 100m livre
A natação viveu nesta sexta-feira seu última dia de competições em Nanquim. E o melhor ficou guardado para o final. O brasileiro Matheus Santana nadou para o tempo de 48s25 e bateu novamente o recorde mundial júnior da prova. Ele levou o ouro e deu o troco no chinês Hexin Yu, que ficou em segundo. Veja como foi aqui.

Nesta sexta-feira, o Brasil ainda fez mais duas finais na natação. Luiz Altamir acabou com a quinta colocação, com a marca de 1min58s34. O ganhador da medalha de ouro foi o húngaro Tamas Kenderesi, com o tempo de 1min55s95. No revezamento 4x100m medley misto, o Brasil fez o quarto tempo com 3m53s93, e ficou em quarto lugar com um time formado por Matheus Santana, Giovana Diamante, Andreas Queiroz e Nattalia de Luccas.


02
Orlandinho e Marcelo Zormann na final de duplas
Campeões em Wimbledon este ano, os brasileiros Orlando Luz e Marcelo Zormann seguem com "fome" em Nanquim. Nesta sexta-feira, os dois venceram os japoneses Jumpei Yamasaki e Ryotaro Matsumara, por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2, e se classificaram para a final das duplas. Eles jogam pela medalha de ouro no domingo, contra Rublev/Khachanov, da Rússia. Rublev tem 17 anos é número 1 do ranking juvenil internacional e venceu Roland Garros este ano. Khachanov tem 18 anos e é número 381 no ranking de tenistas profissionais, ATP.

Nas duplas mistas, Orlando Luz e Luisa Stefani foram derrotados por Jumpei Yamasaki, do Japão, e Qiuyu Ye, da China, por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 3/6 e 10/6, e deixaram a disputa nas quartas de final. Já Marcelo Zormann jogou ao lado da paraguaia Liz Giangreco  e também perdeu nas duplas mistas. Ele caiu contra Ivett Stollar, da Hungria, e Adrian Majchrzak, da Polônia, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/2. Neste sábado, Orlando Luz joga a final da chave simples, contra Adrian Kamil Majchrzak, da Polônia.

Orlando Luz, do tênis, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim (China) (Foto: Wander Roberto, Inovafoto, COB) 
Orlando Luz e o seu parceiro, Marcelo 
Zormann estão na final de duplas dos 
Jogos Olímpicos da Juventude
(Foto: Wander Roberto, I
novafoto, COB)


03
Brasileiro começa em terceiro no tiro com arco
Fenômeno nacional no tiro com arco, Marcus Vinícius D'Almeida começou muito bem. O brasileiro foi o terceiro colocado no arco recurvo nas eliminatórias. Na primeira passagem, fez 348 pontos. Na segunda, 340, e na terceira, fechando com 688 no total. O primeiro colocado foi o sul-coreano Seok Woo Lee, com 704 pontos no geral. Neste sábado, pelas eliminatórias, Marcus duela contra Gabriel Luis Moreno, das Filipinas.

No feminino, Ana Machado foi a 18ª na fase de qualificação. Ela fez 311 na primeira passagem e 316 na segunda, fechando com 627. Ela manteve-se viva na disputa por medalhas e neste sábado encara Mirjam Tuokkola, da Finlândia, pelas eliminatórias.

Marcus e Ana também participaram do round eliminatório da disputa mista por continentes. Ao lado do Cazaquistão, eles enfrentaram Búlgaros e suíços, e venceram por 6 a 0. Depois, encararam italianos e venezuelanos jogando com a Polônia, e venceram por 5 a 3.


04
Atletismo avança para quatro finais
O Brasil garantiu quatro finais nesta sexta-feira, melhorando o desempenho no atletismo nos Jogos de Nanquim. Nos 400m com barreiras, Mikael Antônio de Jesus fez  o segundo melhor tempo nas eliminatórias e avançou para a final com o tempo de 51s12. No salto com vara, Bruno Spinelli saltou para 4.80, e fez a quinta marca das eliminatórias.

Daysiellen Atla Dias foi a terceira em sua bateria eliminatória dos 200m rasos, com 24s70, e também avançou para a final.  No lançamento de dardo feminino, Alexandra Pimenta da Silva foi a nona do dia com 48.28. Ela também está na briga por medalha.

Nos 200m rasos, Aliffer dos Santos foi o quarto da sua bateria e ficou fora da final com o tempo de 21s64. Nos 400m com barreiras, a brasileira Maria Letícia de Lima Peres fez sua melhor marca pessoal com 1m01s52, mas foi apenas a sétima da sua bateria, ficando fora da final.

Dos 1.500m veio o momento mais curioso do dia. Vestindo um véu, a egípcia Fatma Elsharnouby <b></b>e descalça completou a prova 1500m com o o nono tempo na bateria dela (4min59s87) e não conseguiu se classificar para a final.

Fatma Elsharnouby Egito Jogos Olímpicos Nanquim (Foto: Divulgação)
A egípcia Fatma Elsharnouby correu 
com véu e descalça (Foto: Divulgação)


05
Meninos vencem no basquete 3x3
Depois dos torneios de enterrada e arremessos de dois pontos, os times do Brasil voltaram a jogar pela chave de grupos do basquete 3x3. No feminino, a seleção acabou derrotada pela Espanha por 16 a 7. Mais tarde, as meninas ainda jogaram contra a Alemanha e perderam por 16 a 11. Já o time masculino jogou apenas uma vez nesta sexta-feira, e venceu a Romênia por 12 a 7, conquistando apenas sua segunda vitória. 

Neste sábado, os times voltam a jogar pela chave de grupos. O time feminino encara a Eslovênia, enquanto o masculino faz dois jogos, contra Nova Zelândia e Guatemala.


06
Meninas vencem por W.O. e masculino ganha outra
Invictas na competição, as brasileiras Duda e Paty nem precisaram atuar nesta sexta-feira. Elas jogariam contra Aminata e Haja, de Serra Leoa. As rivais, porém, não vieram aos Jogos. Serra Leoa preferiu não trazer delegação por conta do surto de Ebola no país. Assim, a vitória veio por W.O., por 2 sets a 0. A parceira brasileira já estava garantida terminou a primeira fase com cinco vitórias em cinco jogos, sem nenhum set perdido, e está nas oitavas de final.

No masculino, George e Arthur venceram Moussa/Veldich, do Congo, por 2 sets a 0, parciais de 22/20 e 21/6. No dia 23, os brasileiros ganham uma folga, e voltam a jogar domingo, já pelas oitavas de final do evento em Nanquim, na China.

Os primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores segundos avançam direito às oitavas de final, enquanto os demais segundos, terceiros e quartos de cada chave disputam a repescagem. Os confrontos serão sorteados neste sábado, dia de folga para os atletas.


07
Ciclismo finalmente consegue bom resultado
No último dia de disputas do ciclismo por equipes, o Brasil finalmente conseguiu um bom resultado. Ana Paula Casetta foi a primeira colocada na prova do ciclismo de estrada. Já Renata Silva Lopes fez o 35º tempo. 
Apesar disso, o Brasil não brigou pelo pódio, já que os resultados anteriores, no cross country, no cross country olímpico e nas demais variações não foram boas. No masculino, também na prova de estrada, Rodrigo Quirino foi o terceiro, e André Gohr o 37º. A situação deles é a mesma do ciclismo feminino, sem briga por pódio.

Ciclismo Jogos Olímpicos Juventude Nanquim (Foto: Divulgação/GP2)
Provas de ciclismo percorrem bonitas 
paisagens em Nanquim 
(Foto: Divulgação)


08
Handebol - meninos fora, meninas nas semifinais
Nesta sexta-feira, as seleções brasileiras de handebol definiram sua situação em Nanquim. O time masculino deu adeus precocemente à competição ao perder seu segundo jogo. A derrota desta vez foi para o Egito, por 29 a 23. Já o time feminino perdeu para a Suécia por 32 a 24, mas avançou para as semifinais com o segundo lugar do Grupo B. A seleção feminina encara nas semifinais a Rússia, que avançou em primeiro no grupo A. O jogo acontece no domingo.

Brasil x Egito handebol Jogos Olímpicos Nanquim (Foto: Divulgação)
Brasil foi eliminado pelo Egito nesta 
sexta-feira (Foto: Divulgação)


09
vela
Sem ventos, todas as regatas do dia foram canceladas na vela. Os brasileiros disputariam três regatas em duas classes. Daniel Rocha iria competir nas regatas 7, 8 e 9 da classe Techno 293, do Windsurfe. Já Natascha Boddener e Pedro Correa competiriam nas regatas 8, 9 e 10 da classe Byte CII. A vela terá seu último dia de provas neste sábado, com a disputa de medalhas, caso haja vento. Do contrário, os resultados até agora serão computados e o pódio definido. O Brasil ainda briga por medalha. 


10
Hugo se despede no tênis de mesa
Nesta sexta-feira, o brasileiro Hugo Calderano disputou as oitavas de final da chave de times intercontinentais. O rival do time América Latina 1 foi a Europa 2. E apesar da derrota por 2 a 1, Hugo venceu seu jogo no simples. Ele bateu o sueco Elias Ranefur por 3 sets a 0, parciais de 11/7, 11/4 e 15/13. Na dupla mista, ao lado da uruguaia Maria Lorenzotti, Hugo perdeu por 3 sets a 2, com parciais de 11/9, 10/12, 11/1, 6/11 e 11/4. Com a derrota, o brasileiro se despediu dos Jogos com a medalha de bronze.

 - Acho que o meu último jogo contra o Elias foi o meu melhor dentro de todo o campeonato. Perdemos hoje, mas vou para casa com uma medalha no individual, então, não tenho do que reclamar. Estou realmente muito feliz - disse Calderano.

Hugo Calderano, Jogos da Juventude (Foto: Divulgação / CBTM)
Hugo Calderano foi eliminado na chave 
de times continentais 
(Foto: Divulgação / CBTM)


11
Grandiosidade chinesa não preocupa
Nesta sexta-feira, o Comitê Olímpico Internacional fez um balanço dos Jogos até o momento, com metade das competições disputadas. O saldo foi extremamente positivo, com o COI destacando a presença do público e a qualidade esportiva das Olimpíadas da Juventude. Além disso, a grandiosidade das instalações esportivas foi alvo de debate.
Para alguns comitês olímpicos, a China extrapolou positivamnte em Nanquim, com ginásios e locais de competição acima do necessário para as Olimpíadas da Juventude. Vale lembrar que em 2018 os Jogos serão na Argentina, na América do Sul, em país que vive situação econômica delicada e dificilmente poderá manter o nível de Nanquim. O COI, porém, garantiu que não irá cobrar das próximas edições instalações tão grandiosas, e encerrou o debate.
- Trabalhamos por cinco anos para os Jogos de Nanquim. Então, os chineses tiveram tempo e estão de parabéns, muito bem preparados. A cidade está toda pronta, decorada, e temos excelentes locais de competição e vila olímpica. Mas isso não é um parâmetro para os próximos Jogos - frisou Felli.


12
"Quadro de medalhas" tem China em primeiro
Os Jogos Olímpicos da Juventude não contam com um quadro de medalhas oficial. Tanto é que o site oficial dos Jogos não traz a contagem. Sites especializados em Olimpíadas, porém, fazem a contagem dos resultados. Um deles é o "Inside the Games". Na contagem deles, que não leva em conta os resultados intercontinentais, a China lidera com 37 medalhas, sendo 18 de ouro. O segundo é a Rússia, com 28 medalhas e 11 ouros. O Brasil é o oitavo, com sete medalhas individuais e três ouros.

China natação pódio Nanquim (Foto: Divulgação)
Chinesas dominam os pódios em Nanquim, 
como nesse no revezamento misto da 
natação (Foto: Divulgação)


13
Programação dos brasileiros no sábado
Tiro com arco - Marcus Vinícius D'Almeida e Ana Machado competem pelas eliminatórias do arco recurvo 

Tênis - Orlando Luz joga a final da chave simples, contra Adrian Kamil Majchrzak, da Polônia


Basquete 3x3 - Fase de grupos: o feminino encara a Eslovênia, e o masculino joga contra Nova Zelândia e Guatemala
Vela - Serão disputadas as regatas finais das classes Byte CII e Techno 293 Windsurfe. O Brasil compete com Daniel Rocha, Natascha Boddener e Pedro Correa 


Hipismo - Bianca Rodrigues começa sua participação no hipismo de saltos individual 


Saltos ornamentais - Ingrid de Oliveira compete nas eliminatórias da plataforma de 10m


Canoagem - Miriam de Souza Barboza começa a competir no C1 e no K1
Atletismo - Anderson Cordeiro disputa a final dos 400m rasos



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-olimpicos-da-juventude/noticia/2014/08/nanquim-dia-6-matheus-faz-novo-recorde-e-dupla-do-tenis-vai-final.html


Nenhum comentário: