segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Com Nadal fora, US Open testa boa fase de Federer e ânimo de Djokovic

No feminino, Serena tenta manter domínio em meio a retorno empolgado de Sharapova. Bellucci e Teliana enfrentam jejum de vitórias em Nova York


Por Nova York



saiba mais

No ano passado, pela invencibilidade na quadra dura, Rafael Nadal era o grande candidato ao título do US Open, o que ele confirmou ao vencer a decisão contra Novak Djokovic. Neste ano, porém, o Touro Miúra (apelido do espanhol) não vai disputar o Grand Slam americano por conta de uma lesão no punho direito, e o centro das atenções mudou para um velho conhecido. Com resultados em agosto quase idênticos ao de Nadal em relação ao mesmo período da última temporada, Roger Federer surge como um dos principais tenistas cotados a levantar o troféu de campeão do Grand Slam americano, sobretudo depois das más atuações recentes de Djokovic. O US Open começa nesta segunda-feira, em Nova York, com transmissão ao vivo do SporTV2, a partir de 12h (horário de Brasília).

Roger Federer e djokovic semifinal Wimbledon 2012 (Foto: Agência Getty Images)
Último encontro entre Djokovic e Federer 
foi na final de Wimbledon, com vitória 
do sérvio (Foto: Getty Images)

A boa fase de Federer tem explicação. Sem sofrer com lesões, o suíço retomou a confiança e passou a acumular bons resultados. Tanto que já conquistou três títulos em 2014, o triplo do ano passado. Na preparação para o US Open, foi vice-campeão do Masters 1.000 de Toronto e hexacampeão do Masters 1.000 de Cincinnati. Nesta terça-feira ele estreia em Nova York contra o australiano Marinko Matosevic (76º), o que pode ser sua 50ª vitória na temporada (contra as 45 que ele teve em 2013) e um primeiro passo ao 18º título de Grand Slam.

- Acho que no ano passado eu tentava me convencer de que eu tinha uma oportunidade, mas sentia que precisava de uma pequena ajuda e de uma chave mais aberta porque seria difícil derrotar tenistas do top 5 ou top 10.

A confiança estava indo embora rápido. Neste ano eu fiz muitas boas partidas, não apenas em Toronto e em Cincinnati. Então você chega ao US Open se lembrando de como é ganhar. Sinto que eu posso fazer um ótimo torneio - afirmou o 3º do ranking da ATP.

tenis rafael nadal treino lesão punho direito (Foto: Reprodução / Facebook)
Nadal não vai defender o título do 
US Open porcausa de lesão 
(Foto: Reprodução / Facebook)

Melhor tenista da temporada, Djokovic garante estar de ânimo renovado para o US Open, mesmo depois das eliminações nas oitavas de final em Toronto e em Cincinnati. Nole (apelido do sérvio) será pai em menos de dois meses, segundo informou o próprio tenista no último sábado em Nova York, e quer ter sucesso no último Grand Slam que vai disputar antes do nascimento do filho. Para isso, prefere não falar em favoritismos.

- Sem dúvida só tenho sentimentos positivos e alegres com a aproximação da paternidade. E tenho grandes expectativas, especialmente neste momento da minha carreira em que sinto que agora é a hora que estou no topo da minha força física. Mas o que eu tenho certeza é que todo mundo está começando do começo. Todos iniciam o torneio a partir de segunda-feira. É muito aberto, atualmente o nível de competição é muito maior do que, por exemplo, há cinco anos - analisou o número 1 do mundo.

Esta segunda-feira é justamente quando Djokovic joga pela primeira rodada do US Open. Por volta das 22h, ele enfrenta o argentino Diego Schwartzman (79º). No mesmo dia entram em quadra o suíço Stan Wawrinka (4º), campeão do Aberto da Austrália, contra o tcheco Jiri Vesely (75º) por volta das 15h e o britânico Andy Murray (9º) contra o holandês Robin Haase (70º), às 14h.

Serena Williams tênis contra Sharapova Miami (Foto: Reuters)
Sharapova e Serena só podem se 
encontrar na decisão do US Open 
(Foto: Reuters)

Sharapova: "Nada a perder"
Pentacampeã do US Open e líder do ranking mundial, Serena Williams chega a Nova York mais uma vez como a melhor tenista da série de torneios preparatórios para o Grand Slam americano. Após Wimbledon, conquistou o tri do WTA de Stanford, caiu nas semifinais no WTA de Montreal e venceu o WTA de Cincinnati pela primeira vez. Mas a americana terá a concorrência de uma rival que não teve na última temporada: Maria Sharapova. Após desistir do US Open com uma lesão no ombro direito, um ano depois a russa retorna a Nova York com gás renovado e um pensamento ousado.

- Acho que neste ano devo entrar com a cabeça tranquila depois de não ter jogado no ano passado e de mentalmente ter sido um período muito difícil da minha carreira. Então não tenho realmente nada a perder - garantiu a ex-número 1 do mundo e atual 6ª do ranking.

Sharapova estreia nesta segunda-feira, às 20h, contra a compatriota Maria Kirilenko (113ª). No dia seguinte, Serena, campeã das duas últimas edições do US Open, entra em quadra para pegar a conterrânea Taylor Townsend (103º).

Bellucci e Teliana em jejum em NY

coletiva rio open thomaz bellucci teliana pereira (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Bellucci e Teliana são os únicos 
brasileiros na elite
do US Open (Foto: 
Vitor Silva / SSPress)

Únicos representantes do Brasil na elite de simples do US Open, Thomaz Bellucci e Teliana Pereira não vêm tendo sucesso no torneio. A pernambucana jamais venceu em Nova York (duas eliminações em primeira rodada de qualifying, em 2012 e 2013) e jogará pela primeira vez a chave principal, repetindo Maria Esther Bueno como as únicas brasileiras a terem disputado a chave principal de todos os Grand Slams numa mesma temporada. Já o paulista, que nunca alcançou a terceira rodada do torneio, não ganha uma partida do US Open desde 2010.

Bellucci e Teliana ocupam atualmente a 91ª posição dos rankings da ATP e da WTA, respectivamente. O paulista disputa a primeira rodada nesta segunda-feira, por volta das 15h, num confronto inédito com o francês Nicolas Mahut (103º). A pernambucana encara na terça-feira a russa Anastasia Pavlyuchenkova (25ª), mesma tenista que a derrotou no Aberto da Austrália, em janeiro, quando a brasileira fez sua primeira participação em chave principal de Grand Slam.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/08/com-nadal-fora-us-open-testa-boa-fase-de-federer-e-animo-de-djokovic.html

Nenhum comentário: