sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Após pênalti perdido e "inacreditável", Ibra salva o PSG de derrota em estreia

Sueco simula e desperdiça penalidade e ainda acerta a trave com o gol quase vazio, mas deixa a sua marca duas vezes nos 2 a 2 com o Stade de Reims, fora de casa


Por Reims, França


Zlatan Ibrahimovic segue distribuindo as cartas no Campeonato Francês. Mas nem sempre elas são as mais valiosas. A abertura da temporada 2014/2015 exibiu um sueco artilheiro, mesmo após as férias, e também um pouco trapalhão. Foram dois gols marcados, um pênalti perdido e um “Inacreditável F.C.” praticamente sem goleiro. No fim, lances que fizeram falta, já que o seu Paris Saint-Germain começou a caminhada em busca do tri com empate por 2 a 2 com o Stade de Reims, nesta sexta-feira, fora de casa (veja os melhores momentos acima).

Foi o PSG quem buscou o resultado – e por pouco não virou nos acréscimos. Ibra abriu o placar em chute de canhota, mas Oniangué e Devaux marcaram ainda no primeiro tempo, deflagrando falhas de um sistema defensivo composto por dois brasileiros - Thiago Silva e Marquinhos. O camisa 10, num lance fortuito, contou com a colaboração do goleiro Placide para igualar o marcador na etapa final - quando queria, na verdade, fazer um cruzamento.




saiba mais

É cedo para enxergar o tropeço como um grande problema para os comandados de Laurent Blanc. Nos últimos dois campeonatos, o PSG tampouco iniciou sua campanha com vitória (empatou com Montpellier e Lorient) - e acabou vencendo ambos com larga vantagem. Outra boa lembrança: Ibrahimovic foi artilheiro nas duas edições.

O PSG volta a campo na segunda-feira. Por mais estranho que possa parecer, o compromisso será um amistoso, contra o Napoli, no San Paolo. No outro sábado, dia 16, o primeiro reencontro com a torcida no Parque dos Príncipes em jogo diante do Bastia, pela segunda rodada do Francês. O Reims enfrentará o Saint-Étienne, justamente um dos maiores rivais históricos dos parisienses.


Ibrahimovic perde penalti - PSG e Reims (Foto: Agência EFE)
Ibrahimovic perde o pênalti que ele mesmo 
simulou: lance acabou custando a vitória 
ao PSG (Foto: Agência EFE)


Gol, trave, pênalti e virada
Houve praticamente de tudo no primeiro tempo. Ibrahimovic, sempre a referência do PSG, fez em 20 minutos o que muitos centroavantes costumam levar rodadas de ostracismo - neste caso específico, para o bem e para o mal.

Foi do sueco, por exemplo, o primeiro gol do campeonato. Aconteceu aos oito, quando completou com a canhota ótimo passe do argentino Javier Pastore, um tanto quanto apagado na última temporada. Pouco depois, o centroavante cobrou de Lucas um passe em contra-ataque quando estaria livre para marcar (assista ao lado aos principais lances envolvendo o sueco).

O curioso é que no minuto seguinte Ibra desperdiçaria uma chance claríssima, carimbando a trave sem a presença do goleiro Placide. Ele ainda simularia um pênalti - e o desperdiçaria, contando com a boa defesa do haitiano.

O lance foi o ponto que mudou o jogo. Antes tímido, o Reims conseguiu até mesmo a improvável virada. Oniangué, de canela, aproveitou falha de Van der Wiel aos 22; Devaux empurrou para as redes a bola após bela arrancada de Charbonnier. Thiago Silva e Marquinhos, os zagueiros titulares do PSG (David Luiz, apresentado na quinta-feira, ainda não está nas condições físicas ideais), não tiveram culpa direta nos gols sofridos, mas tampouco tornaram a defesa do campeão um ponto indiscutível.



Ibrahimovic perde penalti - PSG e Reims (Foto: Agência EFE)
Ibrahimovic lamenta segundos depois do 
pênalti desperdiçado (Foto: Agência EFE)


Ibra, de novo
O PSG não encontraria aquela facilidade inicial no segundo tempo. Mas se animou conforme o Reims recuava. O empate acabou acontecendo aos 19, em mais um lance curioso envolvendo Ibrahimovic: o sueco cruzou da esquerda, Placide falhou e colocou para dentro - a bola já havia atravessado a linha antes de Cavani balançar as redes. O árbitro Stéphanne Lannoy confirmou o gol de Ibra, já candidato máximo a liderar a tabela de artilharia da Ligue 1 mais uma vez.

O PSG ainda teve chances para chegar à vitória nos acréscimos, a última delas com participação de Ibra, mas Cavani furou. Um pouco antes, Chantôme escorou passe d
e Pastore, mas viu a defesa afastar praticamente em cima da linha.


Ibrahimovic, PSG e Reims (Foto: Agência AFP)
Goleiro haitiano Placide falhou no gol de 
empate do PSG no segundo tempo
(Foto: Agência AFP)


FONTE:

Nenhum comentário: