sexta-feira, 8 de agosto de 2014

De olho nos Jogos, Maurício de Souza volta ao país calejado por fato recente

Central do Taubaté, primeiro a deixar o time do Rio de Janeiro durante a crise financeira do ano passado, escolhe retornar ao Brasil por conta do sonho olímpico


Por Rio de Janeiro


Há oito meses, o central Maurício de Souza era o primeiro atleta a deixar o time do Rio de Janeiro rumo ao voleibol europeu. A troca do clube carioca pelo Halkbank da Turquia no meio de uma Superliga foi muito mais por uma questão financeira do que objetivo de carreira. Sem receber salários, ficar na Cidade Maravilhosa já não era mais vistoso, especialmente com a falta de perspectiva de uma resolução do problema a curto prazo. Posteriormente, a debandada de muitos de seus companheiros provou que o jogador havia feito uma sábia escolha.

Porém, atuar em um clube de ponta mundial, conquistar dois títulos (Campeonato e Copa Turca) e um vice-campeonato (Champions League) e com dinheiro no bolso não foram motivos suficientes para impedir sua vontade de retornar ao Brasil. Ao receber uma proposta do Taubaté, que investiu em grandes nomes e montou um forte time para o Campeonato Paulista e Superliga, Maurício de Souza não pensou duas vezes em retornar.

Maurício sua em treino no Taubaté para poder voltar à seleção brasileira (Foto: Jonas Barbetta)
Maurício sua em treino no Taubaté para 
poder voltar à seleção brasileira 
(Foto: Jonas Barbetta)

Mesmo aos 25 anos, ele já tem experiência o bastante para saber o risco que assumiu ao trocar um mercado sólido financeiramente por um que costuma pregar peças de uma hora para a outra. Contudo, se as contas de casa pesaram há menos de um ano, hoje, existe um outro fator mais importante.
- A minha decisão de ter voltado passa pelo meu sonho olímpico, e, para estar nas Olimpíadas, preciso estar bem no cenário nacional, fazendo duas temporadas boas. Assim, tenho uma chance de estar no meio do bolo. Minha volta pesou neste sentido. É claro que penso (nos problemas financeiros do Brasil), mas isso acontece em qualquer time daqui. Há poucos meses, o Minas Tênis perdeu seu patrocinador principal. Isso está sujeito a acontecer e aconteceu essa infelicidade no RJX, mas a gente trabalha pensando em coisas boas, salários em dia, acordos cumpridos. Por enquanto, aqui está tudo bem, clima gostoso e salário em dia - declarou.

O desafio de voltar a vestir a camisa verde e amarela fica mais evidente depois da ausência de seu nome na lista de convocados para a disputa da Liga Mundial, quando a seleção de Bernardinho terminou com o vice-campeonato, e do Mundial da Polônia, que acontecerá dos dias 30 de agosto até 21 de setembro.

Maurício de Souza espera retornar à seleção brasileira para disputar os jogos do Rio em 2016 (Foto: Arquivo Pessoal)Maurício de Souza espera retornar à seleção brasileira para disputar os jogos do Rio em 2016 (Foto: Arquivo Pessoal)

- Quando a seleção estava mal, eu coloquei diversas fotos e mensagens nas minhas redes sociais dizendo que a seleção iria chegar à final e fazer bonito. Estamos renovando, é difícil mesmo, mas com muito trabalho vamos chegar voando nas Olimpíadas. E, para eu voltar, sei que tenho que jogar bem, me destacar e está num nível legal para brigar por posição com os nossos centrais, que são muito bons - falou o jogador, convocado pela última vez na Liga Mundial de 2013, quando fez parte da trajetória de prata do time de Bernardinho

Por isso, a aposta foi numa equipe que passou do status de coadjuvante à favorita com as contratações de nomes como Sidão e Rapha Vieira, ambos da seleção, Dante, Lorena, Thiago Sens, além do próprio Maurício.
- Conversei muito com o Rapha (levantador) e nós achamos que seria a melhor escolha. O Taubaté é um time que tem tudo para chegar às finais, e posso me destacar. Vivemos de resultados, e esse time deve dar bons resultados. Quero trabalhar bem para poder voltar à seleção e disputar as Olimpíadas.  Estou esperando uma temporada de muito trabalho e realizações. Se Deus quiser e um trabalho bem feito, vou colher bons frutos no Campeonato Paulista e na Superliga. Quero poder fazer história nessa cidade que tanto merece - comentou Maurício, admitindo que para a estreia desta sexta-feira, diante do São Bernardo, às 20h, em casa, o time ainda estará abaixo do esperado.

- A gente está tendo alguns problemas de lesões. Tivemos problemas na panturrilha do nosso levantador Pedro, o (Thiago) Sens está voltando aos poucos, pois sofreu um choque em seu braço, Sidão e Rapha com a seleção...Estamos remando, não estamos afinados, mas vamos para a estreia do Paulista com o que temos e que dá para fazer um excelente jogo - ressaltou.

E não são apenas fatores dentro das quadras que motivam o central. No último sábado, ele realizou um sonho particular ao inaugurar seu projeto social em Iturama, cidade natal, chamado "Maurício Vôlei". A escolhinha visa atender gratuitamente jovens carentes, que ainda receberão cesta básica e outras vantagens.

- É um sonho antigo meu e que pude concretizar agora. É voltado para as crianças mais carentes. Inauguramos no sábado passado, dia 1, e a escolhinha já conta com 150 inscritos, mas devemos dobrar esse número, é o meu objetivo. Graças a Deus e ao apoio da Prefeitura, que nos cedeu ginásio e estrutura para trabalhar, hoje posso dar oportunidades para muitas crianças, algo que, talvez, elas não teriam - concluiu o jogador, lembrando de sua infância sofrida na região.

Maurício de Souza inaugura escolhinha de vôlei para crianças da sua cidade natal (Foto: Arquivo Pessoal)
Maurício de Souza inaugura escolhinha 
de vôlei para crianças da sua cidade 
natal (Foto: Arquivo Pessoal)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/08/de-olho-nos-jogos-mauricio-de-souza-volta-ao-pais-calejado-por-fato-recente.html

Nenhum comentário: