segunda-feira, 16 de junho de 2014

Primeiro brasileiro campeão da NBA, Splitter vive sonho: "Custo a acreditar"

Vencedor da liga norte-americana com o San Antonio Spurs, pivô não desgruda de bandeira do Brasil e celebra muito a conquista que o fez entrar para a história do país


Por San Antonio, Estados Unidos

Tiago Splitter campeão NBA (Foto: David Abramvezt)Tiago dá entrevista enrolado na bandeira do Brasil, no vestiário dos Spurs (Foto: David Abramvezt)

Um homem de 2,11m teoricamente só sonha alto. Mas nem nos seus maiores sonhos, Tiago Splitter imaginava que um dia ele seria campeão da NBA e que ao atingir tal glória ele também se tornaria o primeiro brasileiro a fazer parte da galeria de vencedores da liga norte-americana de basquete, a mais valorizada do mundo. Após levantar o cobiçado troféu com o San Antonio Spurs na noite deste sábado, em San Antonio, após mais uma surra sobre o então bicampeão, Miami Heat, o catarinense de 29 anos segurou as lágrimas, mas com um brilho nos olhos conseguiu demonstrar o quão grande era a sua felicidade por entrar definitivamente para a história do basquete brasileiro e também da NBA.

– É difícil botar em palavras o que estou sentindo. Eu nunca imaginei que um dia eu poderia ser campeão da NBA e ainda seria o primeiro brasileiro a conquistar esse título. O meu sonho era apenas estar na NBA. Custo a acredita que eu consegui ser campeão da NBA. É mais que do que o sonho que eu tinha. Eu só queria fazer parte desse universo que eu sempre tive vontade de conhecer de perto, que eu assistia pela televisão desde que era pequeno. Eu jamais sonhava mesmo em ser campeão da NBA. Não consigo controlar a minha alegria. Eu sou campeão – afirmou Tiago, no vestiário dos Spurs.

Tiago Splitter campeão NBA  (Foto: David Abramvezt)
Tiago Splitter segura a bandeira do 
Brasil para comemorar o título da 
NBA (Foto: David Abramvezt)

Após dez anos no basquete da Espanha, Splitter chegou na NBA no fim de 2010. Duas vezes campeão da liga espanhola e eleito no mesmo ano que deixou o Baskonia o melhor jogador da competição, Tiago enfrentou dificuldades  na adaptação ao estilo de jogo da liga norte-americana e demorou para conquistar o seu espaço. Mas isso é coisa do passado.

– Eu demorei um tempo para conseguir ter o meu espaço na NBA, mas eu tive paciência e treinei bastante para chegar neste momento. Tudo valeu a pena. Eu sou campeão da NBA e faria tudo de novo – vibrou ele, que deu um toco sensacional em Dwyane Wade durante a vitória que deu o título aos Spurs.
 É difícil botar em palavras o que estou sentindo. Eu nunca imaginei que um dia eu poderia ser campeão da NBA e ainda seria o primeiro brasileiro a conquistar esse título. O meu sonho era apenas estar na NBA
Tiago Splitter

Enrolado em uma bandeira do Brasil, Splitter lembrou do carinho e do apoio da sua família, dos seus amigos e dos seus companheiros da vida e do basquete.  

– Eu quero agradecer a toda a galera do Brasil que torceu muito por mim e me deu muita energia boa para que pudesse ser campeão da NBA. Todo mundo tem um pedaço desse título. Eu preciso agradecer mesmo todo mundo por ter chegado até aqui.

A imensa felicidade com o feito obtido no AT&T Center, em San Antonio, também podia ser explicada pelo satisfação em poder ajudar os Spurs a darem o troco em cima do Miami Heat, um ano após uma doída derrota nas finais da temporada passada, quando o time do Texas chegou a lidera a série em melhor de sete jogos por 3 a 2, mas levou a virada.

– Depois que perdemos as finais no ano passado, o nosso único pensamento era ganhar essa taça, ser campeão. Quando vimos que as finais seriam de novo contra o Miami, o desejo de revanche nos motivou ainda mais para jogarmos esse grande basquete que nos deu o título. Nós merecíamos muito.
É um grupo excepcional de atletas e jogadores, que deixam muita coisa de lado para ganhas os jogos. Nós temos o nosso “Big 3” (Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili), que não está nem aí para a estatísticas. Todos só querem ganhar, acima de tudo.

Tiago Splitter toco final NBA Miami x San Antonio jogo 5 (Foto: Getty Images)
Tiago Splitter dá belo toco em Wade, do 
Heat, no jogo deste sábado 
(Foto: Getty Images)

Titular do San Antonio na grande maioria da temporada, Splitter começou no banco as últimas três partidas das finais. Porém, em um time que trabalha tanto o jogo coletivo e faz ínumeras modificações no decorrer dos jogos, ser titular ou reserva é uma questão apenas de quem sai ou não jogando.

– Veja o Manu Ginobili. Ele é reserva do time, mas é um jogador fundamental. Ele jogou demais nessas finais. O importante é que jogamos nesta temporada e nas finais como um time. Esse é foi o nosso maior segredo. Passamos a bola até buscar o homem que está sozinho e temos um grupo de jogadores que sabe fazer isso. Sem contar que nosso elenco é formado por caras que sempre entram em quadra e dão o seu melhor.

Tiago vai voltar para o Brasil na semana que vem. Ele quer passar uns dias em Blumenau, em Santa Catarina, onde vivem os seus familiares. Junto com ele vão a sua esposa, a espanhola, Maiana, e o filho deles, Benjamin, que completou 2 anos de idade na última sexta-feira.

Manu Ginobili e Tiago Splitter comemoração NBA campeão (Foto: Reuters)
Manu Ginobili e Tiago Splitter 
comemoram juntos, ainda na quadra, 
o título da NBA (Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: