terça-feira, 27 de maio de 2014

Teliana quebra tabus de 25 anos, vence e avança em Roland Garros

Ao vencer a tailandesa Kumkhum, brasileira consegue feito que não ocorria desde 1989, quando Gisele Miró derrotou a sul-africana Elna Reinach na primeira rodada


Por Paris


Em sua segunda chance na carreira na chave principal de um Grand Slam, Teliana Pereira conseguiu quebrar um tabu que já durava 25 anos. A última vitória de uma brasileira nessa fase em um torneio desse porte foi em Wimbledon, em 1989, quando Gisele Miró (na época, 155ª do mundo) derrotou a sul-africana Elna Reinach (que era a 56ª) na primeira rodada por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3. Nesta terça, em Roland Garros, Teliana (94ª no ranking) fez 2 a 1, 4/6, 6/1 e 6/1 na tailandesa Luksika Kumkhum (número 114).

Teliana Pereira tênis em Roland Garros (Foto: EFE)
Brasileira quebra tabus de 25 anos em 
Paris (Foto: EFE)

Na verdade, foram dois tabus quebrados. O último trunfo de uma tenista brasileira na chave principal do próprio torneio francês também ocorreu em 1989, quando Andrea Vieira e Niege Dias venceram na segunda rodada. Elas acabaram eliminadas na terceira.

A brasileira começou a partida desta terça um tanto quanto nervosa, mas se recuperou e, no segundo e terceiro sets, não teve dificuldades para fechar. Teliana também se inscreveu no torneio de duplas ao lado da colombiana Mariana Duque-Mariño. Contudo, as duas não vão jogar porque a pontuação das tenistas somadas não chegou perto do suficiente para credenciá-las a entrar na disputa.

Agora, encara Sorana Cirstea, da Romênia. Com a vitória desta terça, Teliana pode retornar ao grupo das top 90 do ranking e se aproximar de seu recorde pessoal: o 88º lugar em outubro de 2013. De quebra, ela garante € 42 mil (R$ 127,26), o maior de sua carreira.


O jogo
O primeiro set foi completamente diferente do segundo. Se na parcial inicial da partida, que durou 41 minutos, Teliana Pereira pareceu estar nervosa, cometeu erros e viu a adversária fechar por 6 a 4, na segunda, a brasileira dominou. Ela abriu 5 a 1, mas pôs uma bola fora, próxima da linha, e deu dois break points à tailandesa. Depois de uma paralela, a tenista fechou o set em 28 minutos e igualou tudo em 1 a 1.

Teliana Pereira tênis em Roland Garros (Foto: EFE)
Teliana Pereira vence partida em Roland 
Garros, em Paris, na França (Foto: EFE)

Teliana entrou com tudo no terceiro set e, aproveitando as falhas de Kumkhum, conseguiu a quebra de serviço. Depois, com uma bola fora da rival, ela abriu 2 a 0. A brasileira chegou a mais um break point após um longo rali com uma bela passada de backhand na paralela. Ela chegou ao terceiro game em uma bola da tailandesa na rede. Em seguida, foi a vez da tenista do Brasil mandar sua bola na rede e ceder a primeira quebra do set para a adversária. No quinto game, Teliana abriu 4 a 1 com uma bonita bola curta. A brasileira voltou a conseguir a quebra e, em seguida, venceu a partida, comemorando demais em Paris com o 6 a 1 no terceiro set.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/05/teliana-quebra-tabu-de-25-anos-vence-e-avanca-em-roland-garros.html

Nenhum comentário: