domingo, 11 de maio de 2014

Cristóvão diz que Flu controlou o Fla e define vitória como “maravilhosa”

Treinador destaca inteligência da equipe mesmo em momento de pressão do adversário em busca do empate ao analisaros 2 a 0 no Maracanã


Por Rio de Janeiro

 
O Fluminense que venceu o Flamengo por 2 a 0, neste domingo, começou a ser preparado logo após a derrota para o Vitória, no sábado retrasado, no mesmo Maracanã, pelo Brasileirão. Ao manter o time e não mudar a forma ofensiva de jogar, Cristóvão Borges tratou de dar confiança aos jogadores (veja o vídeo com os melhores momentos). Viu o resultado em campo também, claro, por corrigir algumas deficiências durante a semana. Resultado: viu uma atuação “maravilhosa” a ponto de controlar o adversário.

A apresentação, realmente, foi superior, especialmente no primeiro tempo, quando Fred abriu o placar. No segundo, até pela pressão rubro-negra, o Tricolor adotou postura defensiva. Estratégica, afinal, pois no contragolpe resolveu a partida com gol de Chiquinho. 

- Vitória maravilhosa. A derrota, pela maneira que aconteceu, na semana passada, mostra que o futebol não é justo. Mas não abalou nada. Nem pensamento, nem programação. A equipe fez tudo o que a gente gostaria. 
Estamos em um caminho bom. Hoje voltamos a jogar bem. Estudamos o adversário e conseguimos controlar – disse Cristóvão, em entrevista coletiva.
O controle da partida, de acordo com Cristóvão , se deve à inteligência tática da equipe:

- Sabe se defender quando precisa, defende bem, de forma inteligente, procuramos bem o gol. Tem de atacar bem e saber se defender para ganhar o jogo. Entendemos bem isso. Quando teve de segurar, segurou bem. A gente sabia que eles viriam para cima, e estávamos preparados. 

Com o resultado, o Flu chegou aos nove pontos. É o segundo colocado na competição. O próximo adversário é o Grêmio, domingo, em Porto Alegre.
Confira a íntegra da entrevista de Cristóvão Borges:

Cristovão Borges, Fluminense x Flamengo (Foto: Ricardo Ayres/Photocamera)
Cristóvão orienta equipe do Flu durante 
o clássico no Maracanã (Foto: Ricardo 
Ayres/Photocamera)


Manutenção da equipe após a derrota

- A equipe, mesmo no jogo que perdemos na semana passada, jogou bem. Gostei do que ela tinha feito. Por isso, mantive. Em termos de performance, eles mantém um ritmo muito bom. A cada partida tem coisas a serem corrigidas. Fizemos isso para este jogo. Uma vitória em um clássico como este é muito importante.

Foi o melhor jogo da defesa?
- Sem dúvida. O time, como um todo, foi muito bem. A defesa se destacou, como nos outros jogos. Hoje foram mais exigidos e se destacaram. Foram muito bem.

O Fred cansou e, por isso, saiu?
- Não só o Fred... a maneira que jogamos exige muito dos jogadores. Dependendo da partida, como for a exigência, como foi hoje, fica pesado. Quando não conseguem manter e acompanhar, é hora de mudar. Se pudesse teria feito outra troca logo em seguida. Mas tem de aguardar para ver o que vai ocorrer. O desgaste é bastante grande. Vamos planejar bastante os jogos de quarta e domingo, quando começarem, afinal, podemos ter desgaste excessivo.

 O Fluminense soube controlar o adversário?
- O time tem sido inteligente. Sabe se defender quando precisa, defende bem, de forma inteligente, procuramos bem o gol. Tem de atacar bem e saber se defender para ganhar o jogo. Entendemos bem isso. Quando teve de segurar, segurou bem. Sabíamos que eles viriam para cima, e estávamos preparados.
 O time tem sido inteligente. Sabe se defender quando precisa, defende bem, de forma inteligente, a gente procura bem o gol. Tem de atacar bem e saber se defender para ganhar o jogo. Entendemos bem isso. 

Autor

Como define a vitória?
- Vitória maravilhosa. A derrota, pela maneira que aconteceu, na semana passada, mostra que o futebol não é justo. Mas não abalou nada. Nem pensamento, nem programação. A equipe fez tudo o que a gente gostaria. Estamos em um caminho bom. Hoje voltamos a jogar bem. Estudamos o adversário e conseguimos controlar.

As trocas não mudaram a cara do time...
- Vou procurar fazer o Fluminense jogar da mesma forma aqui no Maracanã e em qualquer lugar. Sempre para frente, de forma organizada. Estamos compactando bem. Dificultamos bastante o adversário, deixando ele longe do gol. Não mudamos postura. Continuamos jogando e procurando gol.
Qual a importância do Fred? Ele resolve em campo e apoia os companheiros...
Ele (Fred) é o centroavante da Seleção, vai jogar a Copa. É referência, liderança. Por isso, as mensagens dele são importantes. É o retrato de todos nós.
Cristóvão Borges

Ele é o centroavante da Seleção, vai jogar a Copa. É referência, liderança. Por isso, as mensagens dele são importantes. É o retrato de todos nós. Sabíamos o que eles, os zagueiros, estavam passando. Por isso, o Fred se manifestou. Eram muito criticados e agora fazem campeonato de bom nível.

Confia no acerto com o zagueiro Henrique?
Já falei com a direção sobre tudo. Disse o que penso, o que necessito. As negociações estão em curso. Por isso, não quero falar. Pode atrapalhar. Não só essa, mas como outras.

Conca é o diferencial do time?
O Conca é um jogador que tem movimentação muito grande. Não esticamos a bola, mas temos saída rápida na troca de passes e nas jogadas dele. Tem a ajuda do Sobis nisso.
Cavalieri mostrou não ter sentido a ausência na convocação?
Ele é experiente e fez os trabalhos de forma natural. Fred o mesmo. Algumas vezes tive de responder sobre isso. Em todos os treinos e jogos, o Cavalieri manteve o nível. Fred também. Os dois ajudam, não mudaram o comportamento.

O time titular não será modificado?
A equipe está respondendo bem. A medida do possível, vamos fazer as trocas. Se faz necessária no decorrer. Quando houver possibilidade, colocaremos jogadores para dar ritmo. Precisamos de todos. Essa equipe está sendo repetida.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/05/cristovao-destaca-ritmo-e-evolucao-do-flu-para-vitoria-no-classico-contra-o-fla.html

Nenhum comentário: