TV Globo exibe prova ao vivo a partir das 12h (de Brasília). GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. Rosberg larga na pole, e Felipe Massa parte em sétimo
Rosberg é pole no Bahrein (Foto: Reuters)
Desde que o Mundial de Fórmula 1 foi instituído, em 1950, inúmeras corridas marcantes entraram para a história como GPs centenários. A primeira delas foi disputada no tradicional circuito de Nurburgring, na Alemanha, em 1961, e teve o britânico Stirling Moss, da Lotus, como vencedor. Moss havia triunfado na primeira etapa daquela temporada, em Mônaco, mas enfrentou problemas no decorrer de seu derradeiro campeonato e terminou o ano como terceiro do ranking. O piloto, atualmente com 84 anos, aposentou-se com quatro vice-campeonatos e três temporadas em terceiro. Além do GP de número 100, ele venceu outras 15 vezes.
gP DE CINGAPURA DE 2008 FOI O DE NÚMERO 800º
O último GP centenário disputado até aqui é, curiosamente, um dos mais polêmicos da história da categoria. O GP de Cingapura de 2008, 15º etapa daquela temporada, foi lembrado por um bom tempo como o primeiro disputado à noite. Em agosto de 2009, entretanto, uma revelação bombástica alterou drasticamente a forma de se referir a esta corrida. Naquele ano, Nelsinho Piquet revelou, pressionado pelo seu ex-chefe, Flávio Briatore, bateu no muro propositalmente, para beneficiar seu companheiro da Renault, Fernando Alonso. O escândalo ficou conhecido como “Cingapuragate”. O brasileiro afirmou ter sido pressionado pelo então chefe da equipe francesa, Flavio Briatore, a cometer o erro que decretou o fim de sua carreira na categoria.
O último GP centenário disputado até aqui é, curiosamente, um dos mais polêmicos da história da categoria. O GP de Cingapura de 2008, 15º etapa daquela temporada, foi lembrado por um bom tempo como o primeiro disputado à noite. Em agosto de 2009, entretanto, uma revelação bombástica alterou drasticamente a forma de se referir a esta corrida. Naquele ano, Nelsinho Piquet revelou, pressionado pelo seu ex-chefe, Flávio Briatore, bateu no muro propositalmente, para beneficiar seu companheiro da Renault, Fernando Alonso. O escândalo ficou conhecido como “Cingapuragate”. O brasileiro afirmou ter sido pressionado pelo então chefe da equipe francesa, Flavio Briatore, a cometer o erro que decretou o fim de sua carreira na categoria.
O acidente provocado por Nelsinho
Piquet em Cingapura prejudicou o
campeonato de Felipe Massa
(Foto: Getty Images)
o Brasil na história dos gps centenários
O Brasil também faz parte da história de outros GPs centenários. Nelson Piquet, o pai, ocupou o lugar mais alto do pódio no GP de número 500, disputado na Austrália, em 1990. Após uma atuação irregular ao longo do ano, com algumas quebras e até uma desclassificação, o tricampeão brasileiro veio embalado para a reta final da temporada. Vencedor da prova anterior, no Japão, o piloto da Benetton largou em sétimo e conseguiu desbancar as McLaren de Ayrton Senna e Gerhard Berger e as Ferrari de Nigel Mansell e Alain Prost para cruzar a linha de chegada em primeiro pela 22ª segunda vez. Esta foi a penúltima vitória de Nelson Piquet, que voltaria a triunfar no GP do Canadá de 1991 e se retiraria da categoria ao fim daquele ano.
Com a Benetton, Nelson Piquet venceu
o GP de número 500, na Austrália,
em 1990 (Foto: Getty Images)
Mais de uma década depois, o Brasil voltaria a fazer parte de um GP centenário, desta vez como palco da festa. A corrida de número 700 foi disputada em Interlagos no dia 6 de abril de 2003 e foi marcado por um equívoco no resultado final da prova. Terceira etapa daquela temporada, o GP do Brasil teve a vitória de Giancarlo Fisichella, da Jordan, que por um erro, subiu ao pódio em segundo. Em uma prova disputada debaixo de chuva e encerrada por um forte acidente de Fernando Alonso, metade do grid ficou pelo caminho. A corrida com previsão de 71 voltas foi encerrada na 55ª, e a ordem das posições na volta 53 determinou que Kimi Raikkonen, então na McLaren, era o vencedor. Porém, um tira-teima em vídeo, dias depois, mostrou que Fisichella havia completado a volta 55, e a referência para determinar o resultado final foi alterada para a volta 54, liderada pelo italiano.
A dúvida reinou no pódio do GP do
Brasil de 2003: o vencedor era
Fisichella ou Raikkonen?
(Foto: Getty Images)
Confira os vencedores dos GPs centenários
100º GP
GP da Alemanha 1961, Nurburgring (6ª etapa, 6 de agosto)
Vencedor: Stirling Moss / Lotus-Climax
200º GP
GP de Mônaco 1971, Monte Carlo (3ª etapa, 23 de maio)
Vencedor: Jackie Stewart / Tyrrell-Ford
300º GP
GP da África do Sul 1978, Kyalami (3ª etapa, 4 de março)
Vencedor: Ronnie Peterson / Lotus-Ford
400º GP
GP da Áustria 1984, Zeltweg (12ª etapa, 19 de agosto)
Vencedor: Niki Lauda / McLaren-TAG Porsche
500º GP
GP da Austrália 1990, Adelaide (16ª etapa, 4 de novembro)
Vencedor: Nelson Piquet / Benetton-Ford
600º GP
GP da Argentina 1997, Buenos Aires (3ª etapa, 13 de abril)
Vencedor: Jacques Villeneuve / Williams-Renault
700º GP
GP do Brasil 2003, Interlagos (3ª etapa, 6 de abril)
Vencedor: Giancarlo Fisichella / Jordan-Ford
800º GP
GP de Cingapura 2008, Cingapura (15ª etapa, 28 de setembro)
Vencedor: Fernando Alonso / Renault
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/04/no-bahrein-formula-1-completa-900-gps-relembre-corridas-centenarias.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário