domingo, 6 de abril de 2014

No Bahrein, Fórmula 1 completa 900 GPs. Relembre corridas centenárias

TV Globo exibe prova ao vivo a partir das 12h (de Brasília). GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. Rosberg larga na pole, e Felipe Massa parte em sétimo


Por Sakhir, Bahrein

Nico Rosberg treino F1 GP Bahrein (Foto: Reuters)Rosberg é pole no Bahrein (Foto: Reuters)

O GP do Bahrein deste domingo já tem lugar garantido na história da Fórmula 1. A corrida que será transmitida a partir das 12h (de Brasília) pela TV Globo será a de número 900º da principal categoria do automobilismo mundial. O grid de largada tem Nico Rosberg e Lewis Hamilton, ambos da Mercedes, na primeira fila. Felipe Massa, da Williams, parte da sétima posição. 

Desde que o Mundial de Fórmula 1 foi instituído, em 1950, inúmeras corridas marcantes entraram para a história como GPs centenários. A primeira delas foi disputada no tradicional circuito de Nurburgring, na Alemanha, em 1961, e teve o britânico Stirling Moss, da Lotus, como vencedor. Moss havia triunfado na primeira etapa daquela temporada, em Mônaco, mas enfrentou problemas no decorrer de seu derradeiro campeonato e terminou o ano como terceiro do ranking. O piloto, atualmente com 84 anos, aposentou-se com quatro vice-campeonatos e três temporadas em terceiro. Além do GP de número 100, ele venceu outras 15 vezes.

Circuito Internacional do Bahrein (Foto: Arte Esporte)
gP DE CINGAPURA DE 2008 FOI O DE NÚMERO 800º

O último GP centenário disputado até aqui é, curiosamente, um dos mais polêmicos da história da categoria. O GP de Cingapura de 2008, 15º etapa daquela temporada, foi lembrado por um bom tempo como o primeiro disputado à noite. Em agosto de 2009, entretanto, uma revelação bombástica alterou drasticamente a forma de se referir a esta corrida. Naquele ano, Nelsinho Piquet revelou, pressionado pelo seu ex-chefe, Flávio Briatore, bateu no muro propositalmente, para beneficiar seu companheiro da Renault, Fernando Alonso. O escândalo ficou conhecido como “Cingapuragate”. O brasileiro afirmou ter sido pressionado pelo então chefe da equipe francesa, Flavio Briatore, a cometer o erro que decretou o fim de sua carreira na categoria.

O último GP centenário disputado até aqui é, curiosamente, um dos mais polêmicos da história da categoria. O GP de Cingapura de 2008, 15º etapa daquela temporada, foi lembrado por um bom tempo como o primeiro disputado à noite. Em agosto de 2009, entretanto, uma revelação bombástica alterou drasticamente a forma de se referir a esta corrida. Naquele ano, Nelsinho Piquet revelou, pressionado pelo seu ex-chefe, Flávio Briatore, bateu no muro propositalmente, para beneficiar seu companheiro da Renault, Fernando Alonso. O escândalo ficou conhecido como “Cingapuragate”. O brasileiro afirmou ter sido pressionado pelo então chefe da equipe francesa, Flavio Briatore, a cometer o erro que decretou o fim de sua carreira na categoria. 

O acidente provocado por Nelsinho Piquet em Cingapura prejudicou o campeonato de Felipe Massa (Foto: Getty Images)
O acidente provocado por Nelsinho 
Piquet em Cingapura prejudicou o 
campeonato de Felipe Massa 
(Foto: Getty Images)

Felipe Massa liderava a prova e foi prejudicado pelo acidente de seu compatriota. A batida provocou a entrada do safety car na pista e desencadeou uma correria dos pilotos para os boxes. Em meio a tanta pressa, a Ferrari acabou liberando o brasileiro do pit stop antes de desconectar a mangueira de combustível. A trapalhada comprometeu a prova de Massa, que terminou apenas na 13ª posição, longe da zona de pontuação. O título mundial acabou escapando das mãos do paulista três etapas depois, na última curva do GP do Brasil, que encerrou aquela temporada. Apenas um ponto de diferença separou Massa do campeão Lewis Hamilton.

o Brasil na história dos gps centenários

O Brasil também faz parte da história de outros GPs centenários. Nelson Piquet, o pai, ocupou o lugar mais alto do pódio no GP de número 500, disputado na Austrália, em 1990. Após uma atuação irregular ao longo do ano, com algumas quebras e até uma desclassificação, o tricampeão brasileiro veio embalado para a reta final da temporada. Vencedor da prova anterior, no Japão, o piloto da Benetton largou em sétimo e conseguiu desbancar as McLaren de Ayrton Senna e Gerhard Berger e as Ferrari de Nigel Mansell e Alain Prost para cruzar a linha de chegada em primeiro pela 22ª segunda vez. Esta foi a penúltima vitória de Nelson Piquet, que voltaria a triunfar no GP do Canadá de 1991 e se retiraria da categoria ao fim daquele ano.


Com a Benetton, Nelson Piquet venceu o GP de número 500, na Austrália, em 1990 (Foto: Getty Images)
Com a Benetton, Nelson Piquet venceu 
o GP de número 500, na Austrália,
em 1990 (Foto: Getty Images)

Mais de uma década depois, o Brasil voltaria a fazer parte de um GP centenário, desta vez como palco da festa. A corrida de número 700 foi disputada em Interlagos no dia 6 de abril de 2003 e foi marcado por um equívoco no resultado final da prova. Terceira etapa daquela temporada, o GP do Brasil teve a vitória de Giancarlo Fisichella, da Jordan, que por um erro, subiu ao pódio em segundo. Em uma prova disputada debaixo de chuva e encerrada por um forte acidente de Fernando Alonso, metade do grid ficou pelo caminho. A corrida com previsão de 71 voltas foi encerrada na 55ª, e a ordem das posições na volta 53 determinou que Kimi Raikkonen, então na McLaren, era o vencedor. Porém, um tira-teima em vídeo, dias depois, mostrou que Fisichella havia completado a volta 55, e a referência para determinar o resultado final foi alterada para a volta 54, liderada pelo italiano.


No pódio do GP do Brasil de 2003 reinou a dúvida: o vencedor era Fisichella ou Raikkonen? (Foto: Getty Images)
A dúvida reinou no pódio do GP do 
Brasil de 2003: o vencedor era 
Fisichella ou Raikkonen? 
(Foto: Getty Images)

Confira os vencedores dos GPs centenários

100º GP
GP da Alemanha 1961, Nurburgring (6ª etapa, 6 de agosto)
Vencedor: Stirling Moss / Lotus-Climax

200º GP
GP de Mônaco 1971, Monte Carlo (3ª etapa, 23 de maio)
Vencedor: Jackie Stewart / Tyrrell-Ford

300º GP
GP da África do Sul 1978, Kyalami (3ª etapa, 4 de março)
Vencedor: Ronnie Peterson / Lotus-Ford

400º GP
GP da Áustria 1984, Zeltweg (12ª etapa, 19 de agosto)
Vencedor: Niki Lauda / McLaren-TAG Porsche 


500º GP
GP da Austrália 1990, Adelaide (16ª etapa, 4 de novembro)
Vencedor: Nelson Piquet / Benetton-Ford

600º GP
GP da Argentina 1997, Buenos Aires (3ª etapa, 13 de abril)
Vencedor: Jacques Villeneuve / Williams-Renault

700º GP
GP do Brasil 2003, Interlagos (3ª etapa, 6 de abril)
Vencedor: Giancarlo Fisichella / Jordan-Ford

800º GP
GP de Cingapura 2008, Cingapura (15ª etapa, 28 de setembro)
Vencedor: Fernando Alonso / Renault 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/04/no-bahrein-formula-1-completa-900-gps-relembre-corridas-centenarias.html

Nenhum comentário: