domingo, 6 de abril de 2014

Histórias incríveis: a lenda do jogo que marcou a independência croata

Briga entre torcedores de Dinamo Zagreb e Estrela Vermelha, em 1990, conhecida como Batalha de Maksimir, expôs tensão étnica na Iugoslávia antes da guerra


Por Zagreb, Croácia

Zvonimir Boban briga Dínamo de Zagreb policial (Foto: Arquivo AP)Boban sai em defesa de torcedor e chuta policial: ato fez do meia herói nacional na Croácia (Foto: Arquivo AP)

O estádio Maksimir, situado em Zagreb, não é dos mais modernos. O gramado é bem cuidado, as arquibancadas oferecem pouco conforto aos espectadores, mas, talvez mais importante do que tudo, o campo é testemunha de importantes partidas do futebol local. Foi ali que se desenrolou o jogo de futebol que virou lenda como marco do início da luta pela independência da Croácia. Na versão romântica da história, a briga generalizada entre torcedores do sérvio Estrela Vermelha e do croata Dinamo Zagreb em 13 de maio de 1990 expôs a tensão étnica na antiga Iugoslávia e iniciou o processo que levaria à guerra. Basicamente, por esta versão, se não fosse por aquela partida e aquele confronto, talvez a Croácia, adversária do Brasil na estreia na Copa do Mundo de 2014, não existisse como país nos moldes atuais.

Como todo grande mito, a história tem seu protagonista: Zvonimir Boban. Aos 21 anos, o então capitão do Dínamo Zagreb virou herói nacional na Croácia ao dar uma voadora num policial que estava agredindo um torcedor no campo, depois que a briga das arquibancadas ficou fora de controle e passou para o gramado. Ele foi suspenso pela Federação Iugoslava de Futebol por seis meses, perdeu a chance de disputar a Copa do Mundo daquele ano, mas virou símbolo da independência croata. Ainda nos anos 1990, foi para o Milan, onde marcou época, e capitaneou a Croácia em seu primeiro Mundial, em 1998, quando a seleção alcançou o terceiro lugar.

Apesar disso, Boban não fala mais sobre o jogo que marcou sua carreira. A reportagem do GloboEsporte.com tentou contato com o ex-jogador, que hoje trabalha como comentarista esportivo na Itália, mas não obteve sucesso. Para ser justo, nenhum jogador envolvido naquela partida quis comentar sobre o episódio. Assim, a lenda ganha ainda mais força. 


FRAME confusão torcida Dinamo de Zagreb e Estrela Vermelha de Belgrado (Foto: Reprodução)
Imagens mostram confusão entre 
torcedores no Maksimir 
(Foto: Reprodução)

A HISTÓRIA POR TRÁS DA LENDA

A briga entre torcedores do Dinamo e do Estrela Vermelha entrou para a história como símbolo do fim da Iugoslávia, mas não necessariamente causou a guerra entre croatas e sérvios. No máximo, expôs a tensão entre os dois lados: algumas semanas antes do jogo, a Croácia havia eleito seu primeiro presidente em eleições multipartidárias, Franjo Tudman, que defendia a independência de seu país, algo conflitante com a visão de Slobodan Milosevic, mandatário na Sérvia.


Slobodan Milosevic ex-presidente  (Foto: Arquivo AP)Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia, foi figura central na guerra (Foto: Arquivo AP)

- Este jogo mostrou a tensão entre os dois lados. Houve outras partidas com brigas, mas esta foi a mais famosa, porque estava sendo filmada, e as imagens foram mostradas no mundo inteiro - disse Thomas Bauer, ex-líder dos Bad Blue Boys, principal torcida organizada do Dinamo Zagreb, em entrevista ao GloboEsporte.com.

Bauer tinha 17 anos em 1990 e, naquele dia, estava presente no estádio Maksimir, casa do Dinamo e palco da briga. Segundo ele, a polícia, comandada pela Iugoslávia e de clara orientação sérvia, teve papel decisivo no confronto.

- A polícia era comandada por Belgrado (capital da Iugoslávia e situada na Sérvia), não era a favor da Croácia. O problema começou quando os torcedores do Estrela Vermelha começaram a atacar os fãs do Dinamo, que responderam. Ambas as partes começaram a jogar pedras uns nos outros. Estávamos do lado dos torcedores do Dinamo que foram atacados. Eles jogavam pedra na gente, e tentávamos nos defender com bancos de plástico. O engraçado é que um de meus amigos estava de chinelo, tentava correr com o chinelo, mas se atrapalhava. Foi uma loucura. Ficou tudo quebrado. Até a estação de polícia no estádio foi destruída. Chegou um momento em que todos invadiram o campo. 

estádio Maksimir do Dínamo de Zagreb (Foto: Divulgação / Site Oficial ddo Dínamo)
Maksimir é a casa do Dinamo de 
Zagreb e foi palco de briga em 
1990 (Foto: Divulgação / Site 
Oficial ddo Dínamo)

BOBAN: HERÓI NACIONAL

Com a briga no gramado, os jogadores do Estrela Vermelha logo desceram para os vestiários, mas os atletas do Dinamo permaneceram em campo para defender seus torcedores, que passaram a ser perseguidos pelos policiais. Foi neste momento que Boban deixou de ser apenas um jogador para virar herói.


Zvonimir Boban jogador Croácia (Foto: Getty Images)Boban canta o hino com o agasalho croata:capitão na Copa de 1998 (Foto: Getty Images)

- Boban reagiu para defender um torcedor, mas outros jogadores também fizeram isso. Depois disso, os policiais atacaram Boban e o restante dos jogadores. Para mim, na época, Boban virou um herói. Ele ajudou a unir os croatas - completou Bauer.

Depois de cerca de 70 minutos de pancadaria, os policias conseguiram dispersar os torcedores. 

O saldo, porém, foi desastroso: mais de 100 fãs presos, 117 policiais feridos, assim como 39 torcedores do Estrela Vermelha e 37 do Dinamo, de acordo com os jornais da época. O pior, porém, viria a seguir: a sensação de que o fim da Iugoslávia era inevitável.


- Para todos os torcedores, aquela partida significou o fim da Iugoslávia. Antes do jogo, as pessoas já achavam que poderia haver guerra, porque Slobodan Milosevic já incitava o nacionalismo sérvio. A Iugoslávia já estava começando a desmoronar.

Entretanto, a sequência dos acontecimentos não foi imediata ao jogo. Dinamo e Estrela Vermelha ainda se enfrentariam mais duas vezes pelo Campeonato Iugoslavo, sem maiores problemas. Porém, o Maksimir ainda seria palco de outra manifestação croata antes do início da guerra, em 1991.

- Houve um amistoso entre Iugoslávia e Holanda em Zagreb, e todo o estádio estava torcendo pela Holanda. Foi algo incrível. Lembro de um torcedor holandês chegar e não entender nada: "Por que vocês estão torcendo para a gente?" - contou Bauer.

A resposta está no chute de Boban.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/04/historias-incriveis-lenda-do-jogo-que-marcou-independencia-croata.html

Nenhum comentário: