domingo, 6 de abril de 2014

Com Ricardo, Alison bate Emanuel e conquista o tetra do Rei da Praia

Mamute surpreende na escolha de parceiro, dribla o eficiente bloqueio de Evandro e fatura o seu quarto título seguido em Ipanema: 2 a 0, com parciais de 28/26 e 21/17


Por Rio de Janeiro


O bloqueio, principal arma nas quatro últimas edições, quase se tornou vilão desta vez. Mas, ao final de dois sets, o saldo foi positivo a favor de Alison. Após penar com Evandro junto à rede, o Mamute levou a melhor sobre Emanuel e sagrou-se o primeiro tetracampeão do “Rei da Praia”. Em improvável parceria com Ricardo, o medalhista olímpico em Londres venceu com parciais de 28/26 e 21/17 e faturou o quarto título seguido na Praia de Ipanema.

- Joguei o torneio cinco vezes, então ganhar quatro é uma média muito boa. Todos os títulos foram duros, mas a deste domingo foi mais difícil. Foi meu primeiro ano sem o Emanuel como parceiro, também não tive o Bruno na final e também joguei com um bloqueador. E jogar contra com o Emanuel é muito difícil sempre, tenho respeito demais por ele. A cada ano a competição fica mais difícil, todo mundo quer tirar de mim essa camisa dourada. Mas espero ainda disputar muitas edições e ser coroado mais vezes - disse Alison.

Alison vôlei de praia troféu Rei da Praia (Foto: Helena Rebello)
Alison posa com o troféu de Rei de Praia
 e a coroa de louros sobre o boné (Foto: 
Helena Rebello)

Antes da partida, Alison surpreendeu ao anunciar seu parceiro. O Mamute escolheu Ricardo, que além de também ser bloqueador joga na mesma posição que ele, a entrada de rede (olhando para a quadra adversária, o lado esquerdo da quadra). Sem poder jogar com Pedro Solberg, seu atual parceiro no Circuito Brasileiro, Emanuel teve Evandro como único bloqueador à disposição. Na véspera, o jovem carioca teve atuação decisiva para a classificação do campeão olímpico na final.

No início da partida, o serviço de Alison tornou o placar elástico. Com dois aces e dois erros seguidos de Evandro, o time do então “Rei da Praia” abriu quatro pontos de vantagem. Uma série impressionante de Evandro no bloqueio, no entanto, voltou a equilibrar o jogo. No rali mais espetacular, o carioca bloqueou o Mamute três vezes seguidas até cravar o ponto. Alison ainda respondeu duas vezes na mesma moeda, mas preferiu pedir tempo quando sua vantagem caiu para apenas um ponto.

Com a torcida a seu favor, Evandro conseguiu no grito mudar o rumo da partida. No ponto que encerraria o set a favor de Alison, o carioca reclamou muito com a arbitragem pedindo toque no bloqueio. O árbitro reviu sua marcação e deu o ponto para a dupla de Emanuel. O placar seguiu parelho até que uma bola na rede definiu a parcial para Alison: 28/26.

Alison vôlei de praia disputa Rei da Praia (Foto: Helena Rebello)
Dois bloqueadores natos, Alison e Ricardo 
jogaram juntos (Foto: Helena Rebello)

No segundo set, Emanuel e Evandro abriram dois pontos de frente pela primeira vez na partida. Em pelo menos duas ocasiões, Alison e Ricardo não se entenderam, indo juntos brigar pela bola junto à rede – força do hábito. Uma boa série de Alison no saque, no entanto, mudou o panorama da partida e selou a virada em 8 a 7. Quando Evandro sentiu a pressão, e a diferença chegou a dois pontos, Emanuel pediu tempo.

O refresco, porém, não impediu a arrancada rival. Dois pontos seguidos de Ricardo, um deles de bloqueio, alargaram ainda mais a margem. Com categoria e experiência, Emanuel voltou a descontar, e Evandro pediu apoio do público. Não foi o bastante. Com um bloqueio sobre Evandro, Alison selou sua quarta coroação seguida: 21/17.


* Colaborou a estagiária Renata Heilborn


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/04/alison-bate-emanuel-e-conquista-tetracampeonato-do-rei-da-praia.html

Nenhum comentário: