domingo, 6 de abril de 2014

Com direito a 'pneu', Melo e Soares vencem, e Brasil faz 2 a 1 no Equador

Números 3 e 5 do mundo nas duplas batem Lapentti e Escobar sem sustos. Um dos mineiros terá que jogar no domingo caso seja necessário o jogo 5


Por Guayaquil, Equador



Foram apenas cinco games perdidos na partida mais tranquila da série entre Brasil e Equador, em Guayaquil, pela segunda rodada do Zonal I das Américas. Respectivamente números 3 e 5 do mundo nas duplas, Bruno Soares e Marcelo Melo não tomaram conhecimento dos equatorianos Giovanni Lapentti (498º do ranking da categoria) e Gonzalo Escobar (1.381º). Neste sábado, os duplistas mineiros aplicaram até "pneu" (6/0) no segundo set e deram a segunda vitória brasileira na série, com as parciais de 6/2, 6/0 e 6/3. O país, capitaneado pelo técnico João Zwetsch, entra no domingo liderando o confronto por 2 pontos a 1.

- A gente conseguiu entrar em quadra e se impor. A gente sempre vem com essa pressão de ser favorito, mas sabemos que, quando entra em quadra, isso não vale nada. Hoje conseguimos executar o nosso jogo de maneira quase perfeita. No primeiro e terceiro sets, o jogo foi mais parelho, mas ficamos fortes e conseguimos jogar bem nos momentos mais difíceis - analisou Soares.

tenis bruno soares marcelo melo equador brasil copa davis (Foto: Jose Alvarado/VIPCOMM)
Soares e Melo não tomaram conhecimento
 de Lapentti e Escobar (Foto: Jose 
Alvarado/VIPCOMM)

Um dos dois, Soares ou Melo, pode ter que entrar em quadra novamente neste domingo. Caso Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, perca a partida contra Emilio Gómez, às 12h (de Brasília), o representante brasileiro no último jogo do dia, contra Julio César Campozano, será um dos duplistas mineiros. Isso porque o gaúcho Guilherme Clezar sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa direita quando jogou contra Gómez, na sexta-feira, e até abandonou o duelo no começo do terceiro set.


saiba mais

O vencedor da série (melhor de cinco jogos) entre Brasil e Equador se classifica para os playoffs do Grupo Mundial, que serão disputados em setembro. Já estão nessa fase oito países que foram derrotados nas oitavas de final da elite da Copa Davis: Holanda, Canadá, Espanha, Austrália, Estados Unidos, Argentina, Bélgica e Sérvia.

Para o duelo contra o Equador, o Brasil está desfalcado do seu principal tenista. Número 104 do mundo, Thomaz Bellucci está em tratamento contra um quadro de desidratação que enfrentou nos primeiros meses desta temporada.


O jogo
Soares e Melo tiveram o controle da partida do início ao fim. Na primeira parcial, os duplistas mineiros pressionaram o saque dos equatorianos no quarto game e, na quarta oportunidade de quebra no game, conquistaram a quebra com uma boa direita de Melo. No final, mesmo defendendo saque dos adversários, os brasileiros fecharam o set em 6/2 com uma nova quebra, com Marcelo dominando a rede.

No segundo set, Soares e Melo continuaram fortes em quadra. Tiveram break point logo no primeiro game de serviço dos adversários e pegaram a quebra. Com Soares firme na devolução, a dupla brasileira voltou a quebrar. No sexto game, foi a vez de Melo ir bem no fundamento para a terceira quebra no set. Resultado: um "pneu" (6/0) na segunda parcial.

Até então dominados pelos brasileiros, Lapentti e Escobar entraram mais no jogo no terceiro set e tiveram break points no quinto game. Confirmado o serviço com um pouco mais de trabalho, Soares e Melo voltaram a ser soberanos em quadra. Quebraram de zero mostrando boa movimentação na rede. Então foi só administrar a vantagem e decretar o 6/3 para garantir a segunda vitória do Brasil na série.

Confira a parcial do confronto (horários de Brasília):

Sexta-feira, dia 4
Julio César Campozano (EQU) 1 x 3 Rogério Dutra Silva (BRA) - 6/4, 2/6, 6/4 e 6/4
Emilio Gómez (EQU) 1 x 1 Guilherme Clezar (BRA) - 6/7(3), 6/4, 1/1 (desistência do brasileiro)


Sábado, dia 5
Gonzalo Escobar (EQU)/Giovanni Lapentti (EQU) 0 x 3 Marcelo Melo (BRA)/Bruno Soares (BRA) - 6/2, 6/0 e 6/3


Domingo, dia 6
12h - Emilio Gómez (EQU) x Rogério Dutra Silva (BRA)
Em seguida - Julio César Campozano (EQU) x Bruno Soares (BRA) ou Marcelo Melo (BRA)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2014/04/com-direito-pneu-melo-e-soares-vencem-e-brasil-faz-2-1-no-equador.html

Nenhum comentário: