sábado, 8 de março de 2014

'Fator casa': Esposas ganham papel decisivo na vida dos jogadores

Mulheres de Thiago Silva, Felipe Melo e Fernando comentam sobre a tarefa de organizar a rotina dos atletas para que tenham tranquilidade dentro de campo

Por Rio de Janeiro


Um jogador não alcança o sucesso sozinho. Por trás de todo bom desempenho, há alguém que cuida para que ele leve para campo somente a preocupação de mostrar sua técnica. O papel decisivo em questão é geralmente exercido pela esposa. É ela quem controla a agenda dos filhos,  organiza a casa e também cuida para que mudanças de cidade ou país, algumas vezes frequentes, sejam o menos traumáticas possíveis para o atleta. Isabelle, esposa de Thiago Silva, resume bem com uma clássica expressão:  ‘Por trás de todo grande homem existe uma grande mulher’.  Ela ressalta que a estrutura precisa estar perfeita para que, em campo, somente a tranquilidade impere.

- Nada funciona sozinho. Tem a frase que diz que por trás de todo grande homem existe uma grande mulher e é verdade. Independentemente da profissão. Ele resolve dentro de campo, mas nos bastidores mesmo é a mulher que toma conta para manter uma estrutura. Até para ele render em campo tem que estar bem emocionalmente em casa. Tudo precisa estar encaixado. A nossa função é essa. Manter tudo bem e deixar fluir em campo – diz a esposa do zagueiro da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain no dia em que comemora o Dia Internacional da Mulher.


Belle Esposa Thiago Silva Montagem (Foto: editoria de arte)
Belle e Thiago Silva (Foto: Instagram)

As datas em família não são as tradicionais Páscoa, Natal ou Ano Novo. Tudo depende do calendário do clube em que o atleta está. O jeito é sempre programar escapadas rápidas para ver a família no Brasil durante uma parada no campeonato ou no final da temporada. Nesse momento, entra mais uma vez a 'manager', ou melhor, esposa. Ela cuida para que os filhos estejam com as tarefas em dia na escola e com tempo para se ausentar das aulas. Com tudo isso programado, a turma garante um momento junto. Mas a 'concorrência' do clube existe.


Fernanda Montagem (Foto: editoria de arte)Fernanda com o filho David e o marido Fernando (Foto: Instagram)

- Ser mulher de jogador eu particularmente acho mais difícil do que todas as pessoas no mundo acham, porque não  temos fim de semana, aniversários, feriados, dividimos nossos momentos e maridos com o clube pelo qual pertencem – afirma Fernanda, esposa do volante Fernando, atualmente  no Shakhtar Donetsk.

Adeptos de belos carros e roupas da moda, os jogadores muitas vezes são vistos como pessoas que ganham altas quantias e, em campo, não fazem mais do que sua obrigação. Esposa do volante Felipe Melo, Roberta sai em defesa e diz que os atletas não são máquinas. As críticas entristecem como em qualquer outra família.


  - É muito triste ver os críticos tratando nossos maridos como uma máquina simplesmente, esquecendo que por trás existe uma pessoa com sentimentos e uma família que luta e sofre juntamente com ele. Infelizmente, o mundo em que vivemos hoje é muito injusto, mas a família é uma dádiva de Deus e ela não existiria sem uma sábia mulher – afirma Roberta, mulher do volante Felipe Melo, do Galatasaray.


Roberta esposa do Felipe Mello Montagem (Foto: editoria de arte)
Roberta e o marido Felipe Melo (Foto: Instagram)

Mas não pensem que elas não criticam os maridos também. Quando é para dar uma opinião sobre o desempenho nos gramados...as esposas não têm papas na língua. Fernanda diz que o marido leva um belo puxão de orelha se discute com o árbitro ou se faz muitas faltas.

- Eu cuido de tudo (risos). O Fe (Fernando) tem que estar focado no futebol. O resto e tudo comigo. Eu cuido dos investimentos, patrocinadores, assessor de imprensa, CBF , advogado. As bombas são todas para mim. Em relação a dentro de campo, dou palpite sim. Xingo ele quando toma cartão ou xinga o juiz. Se faz muitas faltas toma dura em casa (risos) - garante Fernanda.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2014/03/fator-casa-esposas-ganham-papel-decisivo-na-vida-dos-jogadores.html

Nenhum comentário: