sábado, 8 de março de 2014

Com Filip inspirado, Minas abre duelo pelas quartas com vitória sobre o Rio

Oposto mostra amplo repertório de ataques para deixar os mineiros em vantagem no primeiro jogo da série melhor de três dos playoffs da Superliga; partida 2 será na terça

Por Belo Horizonte

 
A sincronia é perfeita. Marcelinho acelera a bola e levanta para Filip. Os dois estavam inspirados neste sábado e foram a grande arma do Minas no primeiro duelo das quartas de final da Superliga masculina diante do Rio de Janeiro. Por mais que o oposto Bob brilhasse, do outro lado da rede, a entrosada dupla mineira o ofuscava. O levantador foi o grande maestro, e o oposto estava sempre pronto para virar uma bola, seja na saída de rede, na entrada ou mesmo no bloqueio. Em casa, o Minas mostrou força para abrir a série dos playoffs em vantagem com o triunfo por 3 sets a 0 - parciais de 26/24, 21/17 e 21/18.

A parceria Henrique e Marcelinho também brilhou, mas foi Filip, eleito o melhor jogador da partida, quem teve um gostinho de revanche. Na Superliga 2012/13, o campeão Rio de Janeiro eliminou o Minas na semifinal. Desta vez, os mineiros são os favoritos, e querem dar mais um passo nos playoffs.

- É hora de dar o troco, sim. O time do Rio de Janeiro é diferente, mas não é menos forte. Temos que estar concentrados para ir à semifinal - disse Filip, maior pontuador da partida com 15 pontos, seguido por Bob, com 14.

- Sabíamos que seria difícil o jogo contra o Minas. Jogamos o primeiro set bem, no segundo abaixamos a guarda. Mas ainda tem mais jogo pela frente - disse o ponta Rodriguinho, que convocou a torcida do Rio de Janeiro para o próximo duelo das quartas de final.

volei minas x rio de janeiro (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Técnico Ricardo Picinin conversa com os
 jogadores do Minas (Foto: 
Alexandre Arruda/CBV)

Com a vitória, os mineiros seguem invictos no confronto direto com os cariocas nesta Superliga - na fase de classificação foram dois triunfos, 3 a 2 em Belo Horizonte e 3 a 0 no Rio de Janeiro. Os times voltam à quadra para o segundo duelo das quartas de final na terça-feira, às 21h30m, desta vez no Tijuca Tênis Clube. Caso seja necessária, a terceira partida será novamente na Arena JK, dia 15. Todas as partidas terão transmissão do SporTV.


o jogo
Depois do terceiro lugar no Sul-Americano em casa, o Minas voltou à Arena JK disposto a fazer valer a condição de favorito. Só que do outro lado, o Rio de Janeiro estava ganhando cara nova, recuperando-se da crise financeira que desfigurou seu elenco - saíram Maurício Souza, Bruninho, Thiago Sens, Leandro Vissotto, Thiago Alves e Rodrigão. Os visitantes também contaram com o técnico Marcelo Fronckwiak, que conseguiu um efeito suspensivo para contornar seu gancho por causa de um desentendimento com a arbitragem durante o returno.
 
Os dois times equilibraram o primeiro set, dando poucas chances de contra-ataque. Marcelinho distribuía bem as jogadas do Minas, com passes precisos para Filip e Henrique, mas Bob e Riad puxavam a resposta do Rio de Janeiro. Nenhum time conseguia arrancar no placar. Mesmo quando Índio errou dois levantamentos seguidos, os visitantes reagiram e empataram. O mesmo se repetiu depois de um ace de Marcelinho, seguido de um ponto de Filip, explorando o bloqueio na reta final. O Minas teve três pontos do set seguidos, mas desperdiçou em um erro de saque, um bloqueio de Ualas e um erro de Henrique. Demorou, mas os anfitriões conseguiram se concentrar nos pontos decisivos para levar o set após um bloqueio de Otávio e um erro de ataque de Bob (26/24).

De cara, os donos da casa mostraram qual seria a tônica do segundo set. O central Otávio abriu a parcial parando o ataque carioca em dois bloqueios. Bob dava o troco, por vezes na força, por vezes no jeito. Só que o paredão mineiro voltou a funcionar mais duas vezes, e o Minas chegou a abrir 16/10. O técnico Fronckowiak pediu tempo e deu uma bronca para acordar o Rio de Janeiro, que ensaiou uma reação. Só que o técnico Ricardo Picinin também parou o jogo para colocar os anfitriões no trilho antes que a boa vantagem lhes escapasse. Deu certo. Marcelinho acelerou a bola no centro para Henrique virar a bola do set (21/17).

O Rio de Janeiro não jogou a toalha e começou a terceira parcial à frente no placar, mas por pouco tempo. Com um ace, Filip abriu o marcador para o Minas. Bem armado por Marcelinho, o oposto disparou seu arsenal de ataques na quadra dos visitantes e puxou os anfitriões no set. Riad e Bob até tentaram uma reação, mas sempre que encostavam no placar, o Minas mostrava força. Os anfitriões ainda perderam dois pontos do jogo, mas, depois de um tempo de Ricardo Picinin, Marcelinho encontrou Filip na saída de rede para fechar o set (21/18).

Minas: Marcelinho, Filip, Mauricio, Lucas Loh, Otávio, Henrique e o líbero Lukinnha.
Rio de Janeiro: Índio, Bob, Rodriguinho, Vini, Ualas, Riad e o líbero Mário Jr.

o calendário dos playoffs quartas de final

1ª rodada
Campinas 3 x 2 Canoas - em Campinas (SP)
Minas 3 x 0 Rio de Janeiro - em Belo Horizonte (MG)
08/03 - 21h30m: Cruzeiro x Maringá - em Contagem (MG)
09/03 - 13h: Sesi-SP x São Bernardo - em São Paulo (SP)

2ª rodada
10/03 - 18h45m: Canoas x Campinas - em Canoas (RS)
11/03 - 21h30m: Rio de Janeiro x Minas - no Rio de Janeiro (RJ)
13/03 - 18h: Maringá x Cruzeiro - em Maringá (PR)
14/03 - 19h: São Bernardo x Sesi-SP - em São Bernardo do Campo (SP)

3ª rodada (se necessário)
15/03 - Campinas x Canoas - em Campinas (SP)
15/03 - Minas x Rio de Janeiro - em Belo Horizonte (MG)
16/03 - Cruzeiro x Maringá - em Contagem (MG)
17/03 - Sesi-SP x São Bernardo - em São Paulo (SP)


FONTE:

Nenhum comentário: