sábado, 8 de março de 2014

Após repercussão ruim, FIVB desiste de praticar testes no Circuito Mundial

Federação Internacional de Vôlei diz que mudanças serão testadas nas categorias de base do Mundial e aproveita para divulgar teste em relação à posição dos treinadores

Por Lausanne, Suíça

Alison bloqueio vôlei de praia partida (Foto: Divulgação / FIVB)
Alison em ação no bloqueio. Teste não valerá mais para o Circuito Mundial 
(Foto: Divulgação / FIVB)

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) anunciou, nesta quinta-feira, uma mudança em dois importantes testes nas regras do vôlei de praia. A ideia de aproximar o jogo das areias com o das quadras gerou grande repercussão e a maioria dos atletas da elite do país não aprovou as novidades nos bloqueios e no primeiro toque na bola. Muitos acreditam que a mudança irá diminuir o nível de dificuldade do esporte. A FIVB ainda divulgou um terceiro teste relacionado à posição dos treinadores em torneios das categorias de base. As regras podem vigorar nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Como já ocorre no vôlei de quadra, os bloqueios agora não contam como um toque. Isso vai permitir que, depois de um bloqueio, as duplas toquem a bola por três vezes antes de passar para a quadra adversária, um toque a mais em relação à regra que considera o bloqueio um toque. Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, a não será mais testada no Circuito Mundial (etapas Opens e Grand Slams, além do Grand Slam Final), apenas no Mundial Sub-23 de Myslowice, na Polônia, de 10 a 15 de junho, e no Mundial Sub-21 de Larnaca, no Chipre, entre os dias 22 e 27 de julho deste ano.

O segundo teste será no primeiro toque na bola. A regra atual não permite passes com os dedos como primeira ação, apenas manchetes, já que os passes não saiam limpos quando era possível usar os dedos. Agora, a FIVB retoma os passes com os dedos, não mais nos Mundiais sub-21 e sub-23, conforme confirmado anteriormente, mas no Mundial sub-17, em Acapulco, no México, de 15 a 20 de junho, e no Mundial sub-19, no Porto, em Portugal, de 29 de julho a 3 de agosto.  

Duda Vôlei de Praia 15 anos (Foto: Paulo Frank/CBV)
Sergipana Duda irá experimentar os testes da 
FIVB em Mundiais das categorias de base 
(Foto: Paulo Frank/CBV)

O terceiro teste, que determina os treinadores poderão ficar atrás da área dos jogadores na quadra, interagindo em momentos como o aquecimento e o tempo técnico, será implementado na primeira fase da Copa Continental e nos Mundiais das categorias de base (sub-17, sub-19, sub-21 e sub-23).

As mudanças serão estudadas e avaliadas por uma comissão especializada da FIVB durante o congresso mundial da entidade, entre 31 de outubro e 1º de novembro, em Milão, na Itália. Na ocasião, a FIVB decidirá se as regras serão modificadas para o restante do ciclo olímpico dos Jogos do Rio de Janeiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2014/03/apos-repercussao-ruim-fivb-desiste-de-praticar-testes-no-circuito-mundial.html

Nenhum comentário: