quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Técnico do Garcilaso pede desculpas a Tinga por atos de racismo da torcida

Volante do Cruzeiro foi hostilizado por peruanos durante jogo contra o Real Garcilaso

Por Direto de Huancayo, Peru

Técnico do Real Garcilaso, Freddy Garcia (Foto: Marco Antônio Astoni)Técnico Freddy Garcia, pediu desculpas aos brasileiros (Foto: Marco Antônio Astoni)
 
O peruano Freddy García, técnico do Real Garcilaso, lamentou o episódio de racismo envolvendo o volante Tinga, do Cruzeiro. Quando o jogador cruzeirense tocava na bola, a torcida presente ao Estádio Huancayo, em Huancayo, fazia sons que imitavam os de um macaco. O treinador afirmou que não percebeu o fato durante o jogo, mas pediu desculpas aos brasileiros, mesmo assim.

- Eu não vi o que aconteceu, mas é uma coisa muito triste. Pedimos desculpas ao Cruzeiro e ao jogador. Vamos apurar tudo porque o Real Garcilaso é muito grande e não pode estar ligado a episódios desta natureza.

Tinga deixou o gramado muito abalado. Os demais jogadores, comissão técnica e diretoria do Cruzeiro não esconderam a revolta pelo ocorrido. Em campo, o Cruzeiro foi derrotado por 2 a 1 de virada, na estreia pelo grupo 5 da Libertadores.

De acordo com a Conmebol, o caso pode ser levado a julgamento por 'órgão disciplinar competente', que 'pode impor sanções adicionais sobre a associação responsável ou clube', como 'jogar um ou mais jogos com portas fechadas, a proibição de jogar um jogo em um certo estádio' e, até mesmo, perder pontos ou ser desclassificado da competição.

A presidente Dilma Rousseff lamentou, na manhã desta quinta-feira, o episódio de racismo contra o volante cruzeirense.  

- Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem, no Peru. Ao sair do jogo, Tinga disse que trocaria seus títulos por um mundo com igualdade entre as raças. Por isso, hoje o Brasil inteiro está fechado com o Tinga. Acertei com a ONU e com a Fifa que a nossa Copa das Copas também será a Copa contra o racismo. Porque o esporte não deve ser jamais palco para o preconceito - escreveu Dilma, no Twitter.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2014/02/tecnico-do-garcilaso-pede-desculpas-tinga-por-atos-de-racismo-da-torcida.html

Nenhum comentário: