quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

De pares a casais, patinadores levam sintonia do gelo para a vida pessoal

Sochi 2014 sochi 2014 

Alemães casados, chineses noivos e russos 'enrolados' são alguns exemplos das parcerias que ultrapassam os limites das competições de patinação artística

Por Direto de Sochi, Rússia

No gelo, a sintonia precisa ser perfeita. Um deve conhecer todas as ações do outro, acompanhar cada movimento, quase ler os pensamentos. Juntos por horas a fio em treinamentos, ensaios e viagens, muitas vezes os patinadores acabam estendendo a parceria dos rinques para a vida pessoal. Entre amigos, namorados e casados, os atletas em Sochi veem esta cumplicidade em tempo integral como um dos ingredientes para o sucesso.

Wende Patinação Sochi (Foto: Reuters) 
Casados, alemães são puro carinho em Sochi 
(Foto: Reuters)

Na final dos pares da patinação artística, na noite de quarta-feira, pelo menos duas das duplas que se apresentaram no Palácio Iceberg de Patinação são oficialmente casais. Os alemães Maylin e Daniel Wende são os únicos a compartilhar o sobrenome e, durante as apresentações e a espera pelas notas, os que mais demonstram afeto publicamente.

Na terça-feira, Maylin caiu e foi consolada pelo esposo com um beijo (veja no vídeo ao lado). No dia seguinte, quando o alemão caiu e externou tristeza, foi a vez dela abraçá-lo.
 
Os chineses Qing Pang e Jian Tong, oitavos colocados nos Jogos de 2014, ficaram noivos há dois anos. Na ocasião, o pedido de casamento foi feito ao vivo na televisão em um programa de Dança no Gelo.

Casal chinês Qing Pang e Jian Tong patinação Sochi 2014  (Foto: AP)Qing e Jian: casamento pós Sochi? (Foto: AP)
 
Segundo a imprensa russa, as duas duplas do país que subiram ao pódio na disciplina também possuem uma relação que vai além do campo profissional. 

Oficialmente, porém, nenhum dos quatro atletas admite o namoro. Nos bastidores, comenta-se que, pelo menos no caso de Maxim Trankov e Tatiana Volosozhar, a razão é o cuidado dos dois com a terceira ponta de um triângulo. Ambos são treinados por Stanislav Morozov, ex-parceiro e marido da patinadora nos tempos em que ela defendia a Ucrânia.

Mesmo com a discrição em público, os dois não deixam de dar demonstrações de carinho. Quando terminaram a apresentação que lhes garantiria o segundo ouro olímpico em Sochi, os dois colaram as testas se encararam profundamente. Uma hora depois, em entrevista ao GloboEsporte.com, Maxim comentou a união dos dois.

- Nós somos como uma única peça, como gêmeos. Estamos sempre juntos, fazemos tudo juntos, nos abraçamos, nos apoiamos. Acho que nosso sucesso é também parte disso.

Sochi Patinação (Foto: AP)Tatiana e Maxim: namoro 'escondido' (Foto: AP)
 
Medalha de prata na prova, Ksenia Stolbova e Fedor Klimov dão pouca margem para perguntas sobre sua vida pessoal. Apesar da especulação da imprensa e de terem trocado um selinho após apresentarem uma coreografia ao som do tema da “Família Adams”, Klimov preferiu ficar em cima do muro quando questionado se o relacionamento pessoal ajuda na performance na pista.

- Algumas vezes ajuda, algumas não. Depende da situação.
Ainda há três conjuntos de medalhas em jogo na patinação artística em Sochi. Nesta quinta, começa a disputa individual masculina com a apresentação do programa curto, com a definição do campeão na sexta-feira. No domingo e na segunda-feira será a vez da Dança no Gelo, enquanto a competição individual feminina encerra a agenda de provas da modalidade na quarta e na quinta-feira da próxima semana.


saiba mais

Nenhum comentário: