quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Com fortões e musas, curling renova perfis, muda estilo de jogo e atrai fãs

Sochi 2014 sochi 2014 

Investimento na preparação física torna-se uma necessidade das seleções, e atletas com aparência mais atlética e profissional atraem público jovem para o esporte

Por Direto de Sochi, Rússia

Quando estreou nos Jogos de Nagano, o curling parecia um esporte de fim de semana em meio a um programa profissional. Em vez da boa forma dos atletas das demais modalidades, os jogadores do “xadrez” no gelo exibiam barriguinhas salientes e possuíam uma média de idade bem mais elevada. De lá para cá, com mais praticantes mundo afora, este perfil se renovou de maneira drástica. Preocupados em ter mais força e resistência, eles investiram na preparação física e elevaram o esporte a um novo patamar de qualidade.

SOCHI - CANADÁ - Curling (Foto: Reuters) 
Jogadores do Canadá são os mais musculosos e 
exibem braços e pernas torneados (Foto: Reuters)

Quinta colocada nos Jogos de 1998, Erika Brown agora é capitã da equipe feminina dos Estados Unidos em Sochi. Dos 15 aos 41 anos, de quando começou a praticar o esporte até Sochi, a americana acompanhou todas as fases desta transformação do esporte. E tratou de se adaptar para seguir competitiva em alto nível. Tanto que, mesmo quarentona, desfila com a mesma elegância de rivais com metade da sua idade pelo Cubo de Gelo. Na pista, não fica atrás. Apesar de quase nunca varrer por ser a capitã (fica atrás do alvo enquanto as outras três colegas lançam, e só sai para fazer os próprios lançamentos), ela faz o mesmo trabalho físico que suas compatriotas.

Myles Brundidge eua dinamarca nagano olimpiadas de inverno 1998 (Foto: Getty Images)Myles Brundidge nos Jogos de Nagano: curling era visto como 'jogo de coroas' (Foto: Getty Images
 
- Acho que o mundo está levando o curling mais a sério, os jogadores estão mais devotados ao fitness e mais, acho que o nível de habilidade evoluiu. As pessoas estão melhorando muito na execução, pois quem está no topo tem que melhorar sempre. Vamos à academia quase todos os dias, trabalhamos muito flexibilidade e força nos membros inferiores e superiores. Acho que a maioria dos times está ciente desta necessidade. É um novo padrão para atletas de elite – contou Erika Brown, capitã americana. 

Na competição masculina, o porte dos canadenses é o que mais impressiona. Os atuais campeões olímpicos exibem braços e pernas musculosos, em evidência graças aos uniformes justos em Sochi. Filho e irmão de atleta de curling, Ryan Harnden vê este novo perfil como um ótimo marketing para que o esporte continue crescendo e ganhando praticantes.

Erika BRown eua curling Sochi olimpiadas de inverno (Foto: Getty Images)Erika Brown tem 41 anos (Foto: Getty Images)
 
- Nos preparamos da mesma forma que atletas de qualquer outra modalidade. Duas horas e meia antes do jogo eu vou para a academia, faço algo bom para ter certeza de que vou chegar da melhor forma no jogo. Definitivamente está mais profissional, o esporte está crescendo e os novos atletas estão criando estes novos hábitos. Tudo é bom para o esporte. Se os caras parecem saudáveis, parecem ter corpos bonitos, isto é positivo para o perfil do esporte. Esperamos que atraia um público cada vez mais jovem - opinou.

Por enquanto, o curling já colhe os primeiros frutos desta 'geração saúde' com convites para ensaios fotográficos e ações de marketing. Anna Sidorova, capitã da Rússia, mostrou recentemente seu corpão em fotos sensuais.

Anna Sidorova rússia curling sochi 2014 (Foto: Reprodução/Facebook) 
Anna Sidorova posa só de short e top para 
fotógrafo profissional 
(Foto: Reprodução/Facebook)

Jogo feminino mais próximo do masculino
No time feminino da Suécia, Maria Prytz acredita que estas mudanças foram impulsionadas pela evolução tecnológica das vassouras e pela melhora de qualidade do gelo. A europeia vê claramente que o jogo feminino está mais próximo do masculino, já que as atletas, agora mais fortes, conseguem imprimir mais força e velocidade às pedras.

SOCHI - RÚSSIA - CURLING  FEMININO  (Foto: Reuters)O time russo em ação em Sochi (Foto: Reuters)
 
- O curling está evoluindo sempre. Como as condições do gelo estão cada vez melhores, é possível ter um esporte melhor. O jogo está muito melhor como um todo. No feminino está bem mais forte. Estamos nos aproximando do nível dos homens, é possível ver jogadas claramente mais físicas agora do que há anos atrás. Estamos evoluindo muito neste sentido. Acho que treinamos tanto quanto outros atletas, e o físico é muito importante agora. Há muitos jogadores bons, mas agora é preciso que esta habilidade acompanhe a capacidade física. Ser realmente forte ajuda a dar mais velocidade à pedra, a executar outro estilo de jogada.

As disputas do curling em Sochi seguem até quase o fim dos Jogos de Inverno. O pódio feminino será definido no dia 20, enquanto a final e a partida pelo terceiro lugar no masculino serão no dia 21 de fevereiro. O SporTV.com acompanha todos os eventos, diariamente, em Tempo Real. O SporTV e a TV Globo transmitem algumas provas ao vivo.


saiba mais

 

Nenhum comentário: