domingo, 2 de fevereiro de 2014

A Bola: em Mianmar, o chinlone é o primo distante do nosso futebol

Série documental no Esporte Espetacular vai mostrar os diferentes esportes praticados com a bola ao redor do mundo. Primeiro episódio mostra o Chinlone

Por Rio de Janeiro

O Esporte Espetacular abriu neste domingo a série documental 'A Bola'. Dividida em cinco episódios, a série mostra o fascínio universal pela redonda. Passando por Mianmar, Tailândia, Alemanha, Irlanda e Brasil, a série busca a origem da bola para apresentar a tradição de um país ao redor do jogo. Neste primeiro capítulo, o tema é o Chinlone, misto de esporte e dança muito popular de Mianmar, no sudeste asiático, disputado com uma bola de fibras naturais. (clique no vídeo e confira)

Localizado entre a Índia e a China, Mianmar tem maioria de população budista. No lugar onde os homens usam saia (até mesmo para jogar futebol), a idolatria aos jogadores brasileiros é muito forte, mas a habilidade com a bola de futebol nos pés ainda deixa a desejar. O negócio lá é o Chinlone, que era praticado na corte do rei da antiga Birmânia há mais de 1500 anos. Os jogadores são verdadeiros mestres na arte de não deixar a bola cair mostrando suas habilidades em movimentos similares a uma dança enquanto não deixam a bola, que é feita de fibras de palmeira.

Chinlone é uma mostra de habilidade e destreza (Foto: Reprodução TV Globo) 
Chinlone é uma mostra de habilidade e ritmo 
(Foto: Reprodução TV Globo)

Não-competitivo, o Chinlone é uma combinação de esporte e dança em que o objetivo não é vencer e sim jogar de forma vistosa. Um time de seis jogadores passa a bola entre si usando os pés, joelhos e cabeças, enquanto rodam em círculo. Um dos jogadores entra no centro do círculo, criando uma dança de variados movimentos. Muitos movimentos são similares a antigos passos de dança ou golpes de artes marciais birmanesas. O solista é ajudado pelos outros jogadores que tentam passar a bola com um só toque. Quando a bola cai no chão, o jogo é interrompido e deve começar novamente.

O Chinlone é um dos muitos estilos de jogos de bola presentes nesta região do mundo. No Sudeste Asiático existem vários esportes parecidos como o Sepak Raga, na Malásia, Cingapura e Indonésia, o Takraw na Tailândia, o Kator no Laos, o Sipa nas Filipinas, o Da Cau, no Vietnã. Uma modalidade competitiva desses jogos chamada Sepak Takraw foi desenvolvida na Malásia nos anos 40.

Chinlone é jogado em Mianmar há mais de 1500 anos (Foto: Reprodução TV Globo) 
Chinlone é jogado em Mianmar há mais de 
1500 anos (Foto: Reprodução TV Globo)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2014/02/bola-em-mianmar-o-chinlone-e-o-primo-distante-do-nosso-futebol.html

Nenhum comentário: