sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Promessa de 15 anos surpreende e vai às quartas ao lado de Lili no MA

Novas duplas, Emanuel/Pedro Solberg e Alison/Bruno Schmidt passam pela primeira prova no torneio de estreia e também se classificam

Por Direto de São Luís, MA

Uma das principais revelações do vôlei de praia, a sergipana Duda, de apenas 15 anos, assegurou a vaga nas quartas de final da sexta etapa do Circuito Brasileiro 2013/2014, em São Luís (MA). Ao lado da capixaba Lili, que a convidou para a parceria após o anúncio da gravidez de Rebecca, a campeã mundial sub-19 superou o nervosismo de estreia e assegurou a vaga nas quartas de final do torneio, neste sábado, às 11h (de Brasília). A próxima adversária é a dupla formada por Juliana e Maria Elisa. Se vencer, Duda, única atleta da modalidade a disputar os três Mundiais pelas categorias de base no mesmo ano, irá se classificar para as semifinais de uma etapa Open pela primeira vez em sua recente, mas vitoriosa carreira.

Duda/Lili avançaram às quartas de final da etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia em São Luís (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Duda/Lili avançaram às quartas de final da 
etapa do Circuito Brasileiro em São Luís 
(Foto: Paulo Frank/CBV)
 
- Estou me sentindo muito bem com a Lili, ela me deixa à vontade e estou aprendendo bastante.  É uma grande parceira e sabemos que precisamos nos ajustar com o tempo. Enfrentamos duplas entrosadas, que jogam desde o ano passado. A primeira partida jogamos soltas e conseguimos nos impor. A segunda foi mais difícil, mas mostramos o nosso poder de reação, mas acabamos perdendo no detalhe. Passou. Agora, é pensar nas quartas - contou a promessa, que teve apenas 10 dias para se preparar para o torneio.

Apesar da idade, a sergipana mostrou personalidade e qualidade técnica, entrando na disputa com sede de vitória. A estreia foi avassaladora. Duda/Lili não tomou conhecimento da parceria formada por Michelle Carvalho e Amanda Maltez, vencendo por incontestáveis 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/15. No outro confronto, marcado por reviravoltas, a dupla recém-formada enfrentou as experientes Val e Ângela. Após um início ruim, Duda/Lili se recuperou, venceu o segundo set, mas acabou sucumbindo à pressão em uma disputa acirrada na última etapa, amargando a derrota por 2 sets a 1, parciais de 21/15, 17/21 e 16/14.

Duda/Lili avançaram às quartas de final da etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia em São Luís (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Lili rasgou elogios à nova companheira e quer
melhorar entrosamento (Foto: 
Paulo Frank/CBV)
 
Lili exaltou o desempenho da jovem talentosa, que tem o vôlei no DNA. Segundo ela, apesar dos altos e baixos, o salto foi positivo e o objetivo é melhorar o entrosamento da dupla.

- A gente ainda está se entrosando. Ttivemos pouco tempo para treinar, mas conseguimos imprimir um bom ritmo de jogo. Conseguimos pensar ponto a ponto, com diversão e sem cobranças. O salto foi positivo. A Duda é tem um futuro promissor, é filha de Cida, uma grande jogadora, e o vôlei está no sangue. Apesar de ser jovem, ela joga há bastante tempo, é uma menina esforçada e que escuta os conselhos numa boa. Vou ajudá-la a chegar na semifinal, que seria inédita para ela. Eu ainda não penso na duração da dupla, o meu foco é no presente, nesta importante etapa de São Luís e nas próximas do Brasileiro - destacou Lili.

Os outros duelos das quartas irão colocar frente à frente Talita/Taiana e Elize/Fernanda Berti, Val/Ângela e Rachel/Érica e Vivian/Josi e Ágatha/Bárbara Seixas.

Novas duplas avançam à próxima fase

Emanuel e Pedro Solberg avançam às quartas de final (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Emanuel e Pedro Solberg precisaram de duas
vitórias para avançar 
(Foto: Paulo Frank/CBV)
 
Conforme o esperado, as novas duplas, formadas por Emanuel/Pedro Solberg e Alison/BrunoSchmidt não decepcionaram a torcida local e se classificaram para as quartas de final no torneio de estreia. Apesar de ainda não estarem entrosadas, a qualidade técnica dos jogadores fez a diferença.

Recordista de títulos no vôlei de praia, com 50 conquistas, Emanuel e Pedro precisaram suar a camisa para avançar à próxima fase. Se na primeira, a parceria garantiu uma vitória fácil sobre Léo Gomes/Beto Pitta por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/12, eles tiveram muito trabalho para superar Álvaro Filho/Edson Filipe. Após levarem a pior no primeiro set por 21/17, Emanuel e Pedro deslancharam, acertaram os erros e desbancaram os rivais nas duas etapas seguintes por 21/15 e 15/13, vencendo por 2 a 1, em um dos jogos mais equilibrados do primeiro dia de disputas, levando o público ao delírio. Com o triunfo, eles não precisaram recorrer à uma terceira partida.

- Cometemos alguns erros infantis, estávamos ansiosos, mas, a coisa fluiu depois. Não estou pensando em título, este ainda é o primeiro campeonato do ano, vou com calma e habilidade mental. Como ainda não há aquele entrosamento, vamos na individualidade, dando o nosso melhor.

É bom começar com dificuldades, assim, a gente cresce e se cobra mais. O importante é manter sempre elevado o nível do jogo - disse Emanuel.

Alison e Bruno Schmidt vôlei de praia (Foto: Paulo Frank / CBV) 
Com duas vitórias e uma derrota, Alison e Bruno
 Schmidt foram às quartas (Foto: 
Paulo Frank / CBV)
 
A classificação de Alison/Bruno Schmidt veio no tie break do terceiro jogo. No primeiro confronto, a dupla atropelou Jô/Averaldo por 2 a 0, com parciais de 21/16 e 21/14. Na segunda, enfrentaram uma pedreira e venderam caro a derrota para Thiago/Oscar por 2 a 0 (21/17 e 21/19). Para continuar sonhando com o título, a nova parceria tinha a obrigação de vencer o terceiro jogo contra Moisés/Gilmário. Mais entrosados, o capixaba e o brasiliense derrotaram os adversários por 2 a 0, parciais de 21/15 e 21/17. Alison e Bruno, que atuaram juntos por seis meses, entre 2005 e 2006, retomaram a parceria de olho no ciclo olímpico.

Além de Emanuel/Pedro Solberg x Fernandão/Rodrigo Saunders e Alison/Bruno Schmidt x Thiago/Oscar, os outros confrontos serão formados por Ricardo/Márcio x Luizão/Benjamin e Evandro/Vitor Felipe x Bruno/Hevaldo.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-
brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2014/01
/promessa-de-15-anos-surpreende-e-vai-
quartas-ao-lado-de-lili-no-ma.html

Nenhum comentário: