sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Em arenas ou caldeirões, Copa do Nordeste tenta subir média de público

Contando com todos os quatro palcos da região que serão sede do Mundial, mas também com estádios menos confortáveis, 'Lampions League' começa nesta sexta

Por Recife

Header Matéria - COPA DO NORDESTE (Foto: Infoesporte)


Ela é carinhosamente apelidada de "Lampions League", um trocadilho de "Lampião" (figura histórica conhecida como rei do cangaço e do sertão nordestino) com o principal torneio de clubes do mundo, a "Champions League". Disputada pela segunda vez consecutiva neste novo formato, a Copa do Nordeste começa nesta sexta-feira com duas novidades. A primeira são todos os quatro palcos da Copa na região - a estreante Arena das Dunas, além de Fonte Nova, Pernambuco e Castelão. Por outro lado, alguns estádios bem menos confortáveis também receberão algumas das 38 partidas da competição. O que acaba sendo um retrato da região, que oscila entre o desenvolvimento dos grandes centros com as cidades do interior, mais carentes de recursos.

A outra novidade da "Lampions" é que, a partir de agora, ela passa a valer uma vaga na Copa Sul-Americana deste mesmo ano. O que para muitos dos 16 clubes participantes pode significar estreia em competições internacionais. Mas isso só acontecerá se o campeão não se classificar às oitavas da Copa do Brasil. 

Como as vagas na Copa do Nordeste ficam com os melhores colocados nos estaduais do ano anterior, curiosamente campeão e vice-campeão de 2013 estão fora desta edição: Campinense e ASA foram mal no Paraibano e no Alagoano, respectivamente. O que mostra que priorizar uma competição em detrimento da outra pode ser um mau negócio.

A Rede Globo transmite jogos da Copa do Nordeste ao vivo para os estados de Bahia, Ceará e Pernambuco. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real todas as partidas. Assista à matéria do "Esporte Espetacular" sobre a decisão de 2013 no vídeo acima.

Taça da Copa do Nordeste (Foto: Leonardo Freire/GloboEsporte.com) 
A taça da Copa do Nordeste em visita ao 
estúdio do Globo Esporte de Alagoas 
(Foto: Leonardo Freire/GloboEsporte.com)


estádios

saiba mais
Comparando com os estaduais disputados no ano passado, a "Lampions League" foi um sucesso de público, mesmo sem ainda contar com todas as arenas da Copa. Com média de público de 8.443 pagantes por jogo, teve quase 2 mil a mais que o Campeonato Mineiro, melhor média de 2013 entre os regionais (6.451 por partidas). As quatro maiores plateias foram de jogos no Castelão, que tem capacidade para 63.903 torcedores. O maior deles contou com 52.207, em Ceará 0 x 1 ASA, jogo de volta da semifinal. Ao todo, seis jogos contaram com mais de 20 mil pagantes - os outros dois foram no Arruda, estádio do Santa Cruz. A decisão que deu o título ao Campinense foi a sétima partida mais cheia, e contou com 19.650 pessoas no Amigão.

Com estes números, é de se esperar que a presença da Arena Pernambuco (46 mil torcedores) e da Fonte Nova (50 mil), com três jogos cada na primeira fase, elevem a média de público. E no dia 26 de janeiro, se nada atrasar, a Arena das Dunas (32 mil lugares antes da Copa) será inaugurada com uma rodada dupla: ABC x Alecrim, pelo Potiguar, e América-RN x Confiança, pela Copa do Nordeste. O Dragão manda apenas um jogo no Nazarenão (5.200), em Goianinha.

As grandes arenas

Arena das Dunas ilumonada na noite desta terça-feira (31) (Foto: Canindé Soares)Arena das Dunas, em Natal, RN
(Foto: Canindé Soares)

estádio arena castelão (Foto: Divulgação  )Arena Castelão, em Fortaleza, CE
(Foto: Divulgação )


estádio arena pernambuco (Foto: Divulgação  )Arena Pernambuco, em S.Lourenço da Mata, PE (Foto: Divulgação )

estádio arena fonte nova (Foto: Divulgação  )Arena Fonte Nova, em Salvador, BA
(Foto: Divulgação )


Mas nem só de arena viverá a competição. Além dos já tradicionais palcos da região - Ilha do Retiro, com capacidade de 32 mil, e do alagoano Rei Pelé (17 mil) -, alguns pequenos estádios também serão cenário do torneio. O Vitória só fará o primeiro jogo em casa no Barradão (35 mil), que logo depois entra em obras: o Pituaçu (32 mil) reaparecerá, agora recebendo o Leão. Sem contar com o Arruda (60 mil) nos três primeiros jogos por cumprir punição devido a uma briga entre torcedores, o Santa terá que usar o estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, com capacidade para pouco mais de 19 mil torcedores.
 
Mesmo o Rei Pelé ou o Lacerdão parecem gigantes perto do Gerson Amaral, em Coruripe (AL), onde o CRB cumprirá punição semelhante aos pernambucanos mandando três jogos no estádio com capacidade para 7 mil pessoas. 

Os times sergipanos sofrem com a reforma do Batistão, em Aracaju. O Confiança vai mandar seus jogos em Carmópolis, no estádio Fernando França, que recebe no máximo 5 mil torcedores. Apenas os dois clássicos sergipanos serão em Itabaiana, no Presidente Médici (11 mil pessoas). Na Paraíba, o Almeidão (com capacidade reduzida para 8.600, por causa de obras), em João Pessoa, será usado pelo Botafogo-PB; e o Treze optou por usar o caldeirão Presidente Vargas (6.800), já que o Amigão também passa por melhorias.

Três outras equipes de fora das capitais tentam se aproveitar de suas casas para brilhar na competição. O cearense Guarany de Sobral manda partidas no seu estádio do Junco (8.500); o Potiguar de Mossoró usa o Nogueirão (3.500); e o baiano Vitória da Conquista jogará no Lomanto Júnior (12 mil).

Os pequenos estádios

Baraúnas e Assu empataram sem gols no Estádio Nogueirão, em Mossoró (Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)Estádio Nogueirão, em Mossoró, RN
(Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)

Guarany de Sobral x Maracanã pelo Campeonato Cearense no Estádio do Junco (Foto: Divulgação)Estádio do Junco, em Sobral, CE
(Foto: Divulgação)


Partida entre River e Lagarto no Fernando França (Foto: Mharcyio Cruz/Portal Lagartense)Estádio Fernando França, em Carmópolis, SE
(Foto: Mharcyio Cruz/Portal Lagartense)

treze, presidente vargas, camarote vip (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)Presidente Vargas, em Campina Grande, PB
(Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)



clubes participantes

Header_materia_AMÉRICA-RN (Foto: Infoesporte)

 
Em pré-temporada desde o dia 27 de dezembro de 2013, o América-RN estreia na Copa do Nordeste 2014 neste domingo, contra um adversário um tanto quanto indigesto. Foi o Leão Baiano que eliminou o Mecão na edição 2013 da competição, após um empate em 1 a 1 no Estádio Barradão, em Salvador. Para este ano, o time alvirrubro manteve a base da equipe que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2013, principalmente com a permanência do técnico Leandro Sena, responsável por assegurar o clube na Segundona.

Ao lado de Sena, uma comissão técnica, formada pelos auxiliares Severo Júnior e Luizinho Lopes. O fato inusitado é que o pai do treinador, Jorge Sena, foi convidado pelo filho para ajudar na formação tática da equipe e acompanha, lado a lado, os trabalhos desenvolvidos no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim, município da Grande Natal.

Durante a pré-temporada, o comandante alvirrubro priorizou a parte física. Quando iniciou os treinamentos com bola, esboçou uma formação com três zagueiros, jogando com Edson Rocha, Cléber e Adalberto; e dois alas rápidos, Fabinho, pela direita, e Raí, pela esquerda. Na frente, um centroavante decisivo, Max, que após dois anos de suspensão, por ter sido flagrado no antidoping, voltou ao time e cravou sua vaga no ataque.
 
Header_BAHIA (Foto: Infoesporte)

 
Eliminado da Copa do Nordeste 2013 ainda na fase de grupos, o Bahia tenta neste ano justificar a razão pela qual entra em competições regionais como favorito. O Tricolor se reformulou e investiu pesado no mercado da bola para tentar faturar o título do Nordestão 2014. Foram contratados reforços para quase todas as posições, incluindo nomes de peso, como o do argentino Maxi Biancucchi, finalizador mais eficiente do Brasileiro da temporada passada (assista ao vídeo).

Apesar da empolgação da torcida com o novo time, o Bahia deve ter problemas para os primeiros jogos da Copa do Nordeste. A pré-temporada teve início no último dia 6, e o elenco fará a estreia contra o CSA, em Alagoas, no domingo, ainda sem condições ideais de jogo. O técnico Marquinhos Santos reconhece as dificuldades impostas pelo curto período para preparação, mas enxerga a competição regional como uma boa oportunidade para dar experiência ao time para a disputa do Brasileiro.



- Temos um grupo que hoje está de 35% a 40% pronto para a estreia na Copa do Nordeste. Por conta do curto tempo de pré-temporada, vou utilizar a Copa do Nordeste como uma preparação para o restante da temporada. Vamos para o primeiro jogo com 50% da condição ideal. Com o passar dos jogos, nossa equipe vai se ajeitando para fazer uma grande temporada - afirmou.


Header_materia_BOTAFOGO-PB (Foto: Infoesporte)

Frontini, atacante do Botafogo-PB (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)Frontini, novo atacante do Botafogo-PB (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)
 
Depois de um ano dos sonhos em 2013, quando foi campeão paraibano e conquistou a Série D do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB chega a 2014 respeitando o ditado de que não se deve mexer em time que está ganhando. E entra na Copa do Nordeste com uma espécie de base melhorada do time que venceu as duas competições disputadas no ano passado.

Isto porque, a princípio, o Belo teve apenas oito baixas em relação ao elenco do ano passado (entre reservas e titulares). Manteve toda a comissão técnica e também nomes importantes como o do meia Lenílson.

Ainda se reforçou com jogadores de peso, trazendo nomes como o do zagueiro Ígor (campeão brasileiro pelo Atlético-PR em 2001) e o do atacante argentino Frontini (que subiu para a Série B com o Vila Nova no ano passado).

O discurso no elenco é que o maior objetivo dentro de campo é conquistar um novo acesso no futebol nacional, subindo desta vez para a Série B. Mas o Nordestão também é visto como uma boa oportunidade de se posicionar de forma ainda mais firme no cenário do futebol nacional.

header ceará (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

 
A aposta da diretoria, no ano do centenário do Ceará, é chegar no mínimo às semifinais da Copa do Nordeste. Para tanto, investiu nas contratações e trouxe jogadores que podem fazer a diferença, além de manter a base da equipe que quase se classificou para a Série A do Campeonato Brasileiro. 

Assisinho, que jogou pelo rival Fortaleza em 2013, Souza, ex-Portuguesa, e Bill, que estava no Coritiba, são os reforços mais fortes. Eles se juntam a Magno Alves, vice-artilheiro do Brasil na temporada passada, Ricardinho e Rogerinho, já destaques da equipe alvinegra. O técnico Sérgio Soares deve montar o time no esquema 4-3-3, o mesmo que terminou o último ano.

- O time está se acertando e deve chegar com mais força a partir daterceira  rodada da Copa do Nordeste. Nosso objetivo é ir o mais longe possível e brigar pela final - diz o técnico Sérgio Soares.


Header_materia_CONFIANÇA (Foto: Infoesporte)


 
O time azulino tenta em 2014 uma campanha melhor que a do ano anterior, em que ficou pelo caminho ainda na primeira fase. O primeiro grande reforço está no banco: é o técnico Givanildo Sales, campeão estadual pelo rival Sergipe.

O time é praticamente todo diferente em relação ao do ano passado. Foram contratados dez jogadores que estavam no River Plate-SE. Os destaques do elenco são os atacantes Leandro Kível, Fábio Júnior e Bibi, além do meia Geraldo (assista ao vídeo).

A equipe fez cinco amistosos na pré-temporada. Venceu a equipe sub-18 (que foi para a Copa São Paulo) por 3 a 2, goleou o Pirambu por 10 a 0, passou pelo Itabaiana por 2 a 1, empatou com o Coruripe por 0 a 0 e também ficou igual com o Sport (1 a 1).


Headers_materia_CRB_2 (Foto: Infoesporte)


Válber e Geovani, meias do CRB (Foto: Caio Lorena / Globoesporte.com)Válber e Geovani, meias do CRB (Foto: Caio Lorena / Globoesporte.com)
 
O CRB entra na disputa da Copa do Nordeste com a base de 2013. A direção renovou o contrato do técnico Roberval Davino e foi buscar reforços para as posições mais carentes do time durante a Série C do Brasileirão. O último a chegar foi o meio-campista Válber, ex-Brasiliense. Depois de uma confusa negociação, o meia de 32 anos começou a treinar na última terça-feira e disputa posição com Geovani, ex-ABC e que retorna ao Galo com ampla aprovação da torcida.

Quem chegou durante a pré-temporada e ganhou vaga no meio-campo foi o volante Bogé, um dos destaques do Cuiabá na Terceirona. Do time que vem sendo escalado por Davino, além de Bogé, apenas Gleidson, Geovani e Jailton podem ser novidades em relação aos titulares do ano passado.

Headers_materia_CSA (Foto: Infoesporte)

 
O CSA volta à Copa do Nordeste com uma carta na manga. Campeão no ano passado com o Campinense, o técnico Oliveira Canindé chegou ao Mutange com a missão de montar um novo elenco para a disputa do regional. O treinador gosta de fazer variações táticas na equipe e, para implantar seu estilo no Azulão, pediu à diretoria três jogadores que conhecem sua forma de trabalhar: Pantera, Roberto Dias e Jefferson Maranhense. 

Outros reforços chegaram também por indicação do gerente Marquinhos Mossoró, e a contratação mais badalada foi a do centroavante Diego Clementino, destaque do Azulão no estadual do ano passado e reserva do ASA durante o Brasileirão da Série B.

No período de preparação, o CSA disputou três amistosos, perdendo para o Coruripe por 1 a 0, fora de casa, vencendo o Treze em Maceió, por 2 a 1, e empatando sem gols no outro jogo contra o clube paraibano, em Campina Grande.

header Guarany de Sobral (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Guarany de Sobral realiza amistosos antes da Copa do Nordeste (Foto: Divulgação/Guarany de Sobral )Guarany de Sobral em amistosos antes da Copa do Nordeste (Foto: Divulgação/Guarany de Sobral )
 
O vice-campeonato no Cearense de 2013 rendeu uma vaga no Nordestão desta ano ao Guarany de Sobral. Com o elenco praticamente montado para o certame, o Cacique do Vale conta com nomes experientes para se destacar e buscar avançar na fase de grupos da competição.

Para passar pelas pedreiras do grupo no Nordestão, o Guarasol conta com o veterano Júnior Cearense e os experientes meia Márcio Tarrafas e goleiro Eliardo, já rodados no futebol cearense. Vladimir de Jesus, que era coordenador técnico até o fim do ano passado, assume o comando. Para o diretor de futebol Hermenegildo Sousa, a classificação é o maior objetivo.

- O grupo do Guarany é o mais forte da competição. Sport, Botafogo-PB e Náutico são equipes muito boas e tradicionais. Temos a consciência de que temos que reforçar a equipe e estamos trabalhando para isso. Vamos fazer contratações e novas parcerias. Não estamos entrando na Copa do Nordeste pensando em perder. O objetivo é passar de fase e alcançar as quartas de final. Vamos trabalhar pra isso - afirmou.


Header_materia_NAUTICO_02 (Foto: Infoesporte)

 
Após ter amargado a quarta colocação do Pernambucano de 2012 e, consequentemente, ter ficado fora da Copa do Nordeste de 2013, o Náutico voltará a disputar a competição regional em 2014. O time que jogará o Nordestão é muito diferente daquele que terminou na lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado. Os únicos remanescentes são o zagueiro William Alves, o volante Elicarlos e o goleiro Gideão, que passou boa da última temporada na reserva.  
Neste ano, o Náutico jogará o Nordestão de técnico novo - Lisca, que foi vice-campeão da Série D 2013 com o Juventude - e com muitas novidades no elenco, formado em sua maioria por jogadores da Região Sul (assista ao vídeo). Chegaram ao Timbu o goleiro Alessandro, os zagueiros Léo Kanu e Romário, os laterais Gerley, Helder e Jackson, os volantes Rodrigo Possebon, Zé Mário, Dê e Yuri e os jogadores do setor ofensivos Roberson, Marinho, Hugo e Marcelinho. Além deles, o lateral-direito João Ananias e Paulo Júnior integram a equipe.
  
As mudanças ocorreram também fora de campo. Em dezembro, o engenheiro Glauber Vasconcelos foi o primeiro candidato de oposição na história do clube a vencer uma eleição. Como sua principal bandeira de campanha era montar um time sem grandes gastos, o Náutico abrirá espaço para jogadores formados na base. Entre eles, estão o goleiro Jefferson, os zagueiros Danilo Quipapá e Diego, o lateral Izaldo, os meias Marcos Vinícius, o volante Gustavo Henrique, e os atacantes João Paulo e Renato.

- Vamos fazer diferente nesta temporada, a começar pela Copa do Nordeste. O Náutico viveu uma temporada não muito boa no ano passado, mas isso ficou para trás. Agora é um outro grupo, uma outra mentalidade. São novos atletas no grupo, que buscam novos objetivos – garantiu o técnico Lisca.

Header_materia_POTIGUAR-DE-MOSSORÓ (Foto: Infoesporte)

Flávio Barros, técnico do Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)Flávio Barros, técnico do Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)
 
Atual campeão do Rio Grande do Norte, o Potiguar de Mossoró faz sua estreia na Copa do Nordeste. Para fazer bonito na competição, a diretoria do "Time Macho" reformulou todo o elenco e fez um grande investimento para a temporada, contratando 18 atletas, ficando com um grupo de 26 jogadores.

Contudo, mesmo com o título Estadual, o Potiguar quer esquecer o ano de 2013. O clube terminou o ano com o pior aproveitamento entre os 101 participantes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Dos atletas que disputaram a competição, apenas o goleiro Roberto, os zagueiros Anderson e Genilson, os volantes Magno e Renato e o meia Giovanni permaneceram na equipe.

Para a Copa do Nordeste, o alvirrubro aposta na experiência do técnico Flávio Barros, contratado após a demissão do treinador Arnaldo Lira, que se desentendeu com a diretoria. Quanto aos jogadores, alguns são velhos conhecidos na região, como o lateral-direito Tiago Granja, campeão da Copa do Nordeste em 2013 pelo Campinense, além do zagueiro Paulo Paraíba, o meia Rayllan e os atacantes Índio, Fabinho Cambalhota.

Header_materia_SANTA-CRUZ_02 (Foto: Infoesporte)

 
O Santa Cruz entra na Copa do Nordeste apostando na manutenção da base que conquistou o Pernambucano e a Série C do Campeonato Brasileiro. Por ordem do técnico Vica, as renovações de contratos de jogadores como Tiago Cardoso, Raul, Luciano Sorriso, Flávio Caça-Rato e Tiago Costa foram tratadas como prioridade pela diretoria. O único atleta que o clube não conseguiu segurar foi o volante Dedé, contratado pela Chapecoense. O atacante Dênis Marques, ídolo da torcida, mas que tinha problemas com Vica, sequer foi procurado para renovar o contrato.

Com as renovações encaminhadas, a diretoria deu prioridade ao setor ofensivo na hora de reforçar o elenco e contratou Pingo, ex-ABC, Léo Gamalho, ex-Ceará, e Cassiano, ex-Internacional. O volante Everton, ex-Náutico e Sport, também acertou (assista ao vídeo), e a diretoria ainda promete a contratação de um meia para ser titular.

Apesar da boa fase por conta dos resultados do ano passado, o Santa Cruz entrará em campo pressionado na Copa do Nordeste. O ano de 2014 marca o centenário do clube, que será comemorado em fevereiro. Um fracasso já no início da temporada colocará o elenco em xeque com a torcida.


Header_materia_SERGIPE (Foto: Infoesporte)

Bruno Iotti (Foto: Reprodução/TV Sergipe)Bruno Iotti, um dos reforços do Sergipe (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
 
Atual campeão estadual, o Sergipe volta a disputar a Copa do Nordeste após quatro anos. A última participação foi em 2010, quando fez a pior campanha entre os 15 participantes. O Alvirrubro reconquistou a vaga na competição regional graças ao título sergipano.

Para 2014, o Sergipe aposta no trabalho do técnico Vinícius Saldanha. Givanildo Sales, que levou a equipe ao título estadual após dez anos de jejum, foi para o rival Confiança. O vermelhinho manteve a base campeã. Seguem no clube peças importantes como o goleiro Pablo, o zagueiro Cláudio Baiano, o meia Rafael e o lateral-esquerdo David. Como principais reforços, acertou com o meia Bruno Iotti e o atacante Bruno Gaúcho.

Na pré-temporada, o Sergipe fez dois amistosos. Empatou sem gols com o Santa Rita de Alagoas e venceu Poço Verde por 4 a 0. 


Header_materia_SPORT_02 (Foto: Infoesporte)

 
Sem conquistar títulos desde 2010, o Sport entra na Copa do Nordeste pressionado pela torcida, que não aceita passar mais um ano longe das conquistas. O técnico Geninho, à frente de um elenco em reformulação, afirmou que o clube tem a obrigação de buscar o título. 

- Estamos chegando um pouco desmontados, mas vamos evoluir. A diretoria vem contratando, e outros jogadores devem chegar. Mas não adiante arrumar desculpas, o Sport tem que entrar para vencer. 

Para voltar a vencer, o Sport investiu na contratação do zagueiro Durval, um dos principais ídolos da torcida e acostumado a conquistar títulos pelo clube (assista ao vídeo). Ao todo, foram quatro estaduais e uma Copa do Brasil, entre os anos de 2006 a 2009. Rotina que fez o xerife colocar o Sport entre os favoritos. 

Além do defensor, o Leão da Ilha investiu nas contratações dos zagueiros Ewerton Páscoa, Ferron e Enrique Meza, o lateral-esquerdo Igor, o volante Rodrigo Mancha e o meio-campo Robert Flores, além da renovação com o atacante Neto Baiano.

HEADER treze-PB  (Foto: Editoria de arte)

 
Depois de um 2013 com altos e baixos, o Treze passou por uma grande reformulação para a Copa do Nordeste deste ano. A maioria dos jogadores do ano passado foi dispensada, e muitos novos jogadores foram contratados (assista ao vídeo). 

Para começar, nem mesmo o técnico Luciano Silva, considerado o grande responsável pela arrancada na Série C, que quase conquistou o acesso do Galo para a Série B, permaneceu no clube. Em seu lugar, foi contratado Leandro Campos. 

A princípio, todo o elenco do ano passado seria dispensado. Mas aos poucos alguns nomes foram mantidos, como o goleiro Éder, o zagueiro Marco Tiago, os laterais Hudson e Ramon Zanardi, os volantes Escobar e Sapé e mais recentemente o atacante Giancarlo e a revelação Birungueta. A eles se juntaram o goleiro Gilson, o lateral-esquerdo Chiquinho Baiano, o lateral-deiro Eduardo Arroz, o meia Clébson e o atacante Jaílson. O time terá a missão de conseguir o feito do arquirrival Campinense, campeão no ano passado (mas ausente neste). 

Header VITORIA (Foto: Infoesporte)

Ney Franco; Vitória (Foto: Divulgação/EC Vitória) 
Ney Franco quer força máxima 
rubro-negra na competição (Foto: Divulgação/EC Vitória)
 
Continuidade é a palavra de ordem no Vitória. A manutenção da base que terminou o último Brasileiro na quinta colocação é o grande trunfo do Rubro-Negro, que terá o meia argentino Damian Escudero como principal referência. O técnico Ney Franco, no entanto, perdeu quatro zagueiros e terá que encontrar um novo setor defensivo durante a Copa do Nordeste.

Além de ter uma zaga nova, o Vitória não poderá contar com o Barradão durante todo o Nordestão. O estádio será fechado após a estreia do Rubro-Negro, contra o América-RN, no domingo, para passar por obras no gramado. Não existe prazo para que a reforma chegue ao fim, mas se estima que a intervenção dure cerca de quatro meses. Nesse período, deve ser usado o estádio de Pituaçu, também em Salvador, com capacidade para 32 mil pessoas. Outra preocupação é o curto período de pré-temporada. O Vitória se apresentou no último dia 6 e terá duas semanas de preparação. Ney Franco, no entanto, pretende utilizar força máxima já na primeira partida.

- A tendência é realizar o primeiro jogo com força máxima, tentando colocar em campo jogadores com melhores condições físicas. Os atletas vão chegar com dores musculares, cansados, e vamos enfrentar uma equipe que está treinando há mais tempo. Vai ter um grau de dificuldade normal do jogo e ainda vamos ter que passar por cima disso. A força máxima está muito ligada à parte física. Para o segundo jogo, tenho que ter o retorno dos atletas e o parecer dos médicos para tomar uma decisão. Se for interessante mudar, mudamos - afirmou.


Header VITORIA DA CONQUISTA (Foto: Infoesporte)

Evandro Guimarães (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)Evandro Guimarães, técnico do Bode
(Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)
 
O Vitória da Conquista se reforçou bastante após a disputa da Copa Governador do Estado de 2013 e começou a pré-temporada cedo para ter um bom desempenho na Copa do Nordeste 2014. Para entrar na competição regional já com ritmo de jogo, o time do interior baiano realizou amistosos com seleções de municípios do estado. O último foi contra a seleção de Caatiba e terminou com o placar de 4 a 0 para o Bode.

O treinador Evandro Guimarães conta no elenco com atletas rodados, como o lateral Lorran, formado nas categorias de base do Atlético-PR e com passagens por clubes da Europa, o atacante Rafamar, que passou pelo Salgueiro em 2013, e o lateral Paulo Victor, com vários clubes cariocas no currículo. Com o tradicional uniforme em verde e branco, o Bode estreia na Copa do Nordeste contra o Santa Cruz, no estádio do Arruda, em confronto marcado para sábado.

regulamento

Os 16 clubes se dividem em quatro grupos de quatro, enfrentando-se em jogos de ida e volta e classificando os dois primeiros de cada chave para as quartas de final. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) vitórias; 2) saldo de gols; 3) gols marcados; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. 


Quartas, semifinais e finais são disputadas no sistema mata-mata também com jogos de ida e volta. Em caso de empate na soma dos resultados das duas partidas, avança o time que fizer mais gols fora de casa, critério que será desconsiderado no caso de jogos em um mesmo estádio. Persistindo a igualdade, a decisão será sempre em cobranças de pênaltis. O campeão assegura vaga na Copa Sul-Americana deste ano.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-
do-nordeste/noticia/2014/01/em-arenas-ou
-caldeiroes-copa-do-nordeste-tenta-subir-
media-de-publico.html

Nenhum comentário: