quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Pela primeira vez sem Bruninho, Rio é superado pelo Taubaté, em casa

Sem o levantador, que foi para a Itália na semana passada por conta de perda do patrocínio, time sente momento de crise, erra muito e sofre 3 a 0 para os paulistas

Por Rio de Janeiro


saiba mais
O Rio de Janeiro recebeu o Taubaté no ginásio do Tijuca, nesta terça-feira, em jogo válido pela terceira rodada do segundo turno da Superliga Masculina de vôlei. Em uma noite bastante quente e com público razoável, a equipe sentiu o momento complicado de crise financeira gerada pela saída de seu principal patrocinador e perdeu por 3 sets a 0, parciais de 21 a 9, 21 a 13 e 22 a 20. O confronto foi o primeiro sem o levantador Bruninho, um dos nomes mais queridos da torcida, que fechou sua ida para a Itália na última sexta-feira, insatisfeito com o atraso nos salários de parte da equipe, que não recebe desde outubro.

Além dele, Leandro Vissotto e Thiago Alves, outros dois que eram pagos pela empresa OGX, petroleira do grupo EBX, do empresário Eike Batista, ficaram fora do duelo por conta de lesões. Thiago Sens, que foi para o voleibol árabe, também foi uma baixa. Com tantos nomes de fora, a equipe carioca contou apenas com dez jogadores na partida: Bob, Índio, Satiro, Rodriguinho, Vinicius, Guilherme, Ualas, Riad, Mário Jr e o improvisado Rodrigão, que apesar de central, atuou como ponteiro. Estreante na competição, o Taubaté não quis saber do momento dos cariocas e demonstrou organização, apesar de figurar na parte inferior da tabela, para sair com o resultado do ginásio.


Rio x Taubaté Superliga Masculino (Foto: Gabriel Fricke) 
Jogadores do Taubaté comemoram vitória 
diante de um cabisbaixo elenco do Taubaté
 (Foto: Gabriel Fricke)
 
- Sentimos a ausência do nosso líder, mas apoiamos e entendemos a saída dele (Bruninho). O elenco está cada vez mais reduzido e essa é uma das maiores dificuldades. O Rodrigão jogou de ponta hoje, e acho que isso é algo que nunca havia acontecido na carreira dele - explicou Mário Jr.
Apesar do momento complicado, o atual campeão da Superliga ainda está entre os quatro primeiros, com nove vitórias e quatro derrotas. A próxima partida dos cariocas será contra o Juiz de Fora, no sábado, às 18h (de Brasília), fora de casa. Já o Taubaté recebe o Montes Claros, no mesmo dia, às 14h.

Confira a tabela completa de classificação da Superliga Masculina de vôlei
 
O Taubaté começou na frente. O time visitante marcou três vezes até que o Rio de Janeiro fizesse seu primeiro ponto. Apesar do apoio da torcida presente, o dono da casa falhava e só conseguiu uma boa sequência quando Ualas deu uma bela deixadinha, encostando no placar.  Mas, se antes do jogo o semblante dos atletas passava tranquilidade, durante a partida eles ficaram mais sérios. Quando o Taubaté abriu 12 a 7, Mário Jr. tentou passar orientações.

Em seguida, o técnico Marcelo Fronckowiak paralisou a partida para conversar, principalmente, com o camisa 3, Índio, que tinha errado um bloqueio, colocando a bola para fora. Depois disso, funcionou o bloqueio triplo do atleta com Rodriguinho e Rodrigão. O ponteiro Sérgio, do Taubaté, respondeu e ganhou aplausos até de seu banco de reservas quando deu um toque que arrasou a defesa carioca, perto da linha. No fim do primeiro set, 21 a 9 para os visitantes com erro de Rodriguinho no saque.



Calor incomoda jogadores
Além do complicado momento, que parecia afetar o psicológica, e da equipe do Taubaté, que apesar de estar na parte inferior da tabela mostrou organização, os atletas do Rio tiveram que lidar com o forte calor no ginásio do Tijuca. Os torcedores usavam leques para se refrescar, e os jogadores do banco se abanavam com toalhas. O segundo set, como o primeiro, foi complicado para os cariocas, que viram o Taubaté abrir boa vantagem.

Rio x Taubaté Superliga Masculino (Foto: Gabriel Fricke) 
Bloqueio do Rio tenta para ataque do Taubaté 
(Foto: Gabriel Fricke)
 
Ualas levantou a torcida quando conseguiu uma pancada no meio, mas a arbitragem invalidou o ponto porque ele teria carregado a bola. O camisa 10, Vinicius, demonstrou categoria ao pontuar pela esquerda em um levantamento não tão bem feito. Mesmo com uma leve melhora, o Rio ainda esbarrava em suas próprias falhas e na concentração do Taubaté, que mostrava bom volume de jogo. Com isso, a etapa ficou em 21 a 13 para o time paulista, que fechou com forte ataque pelo meio.

A torcida ainda apoiava o Rio e pedia a virada. Em quadra, o apoio ajudou um pouco. A equipe parecia mais focada no terceiro set. Vinicius conseguiu uma boa deixadinha, empatando em 5 a 5. Em um rali, o ponto foi para o Taubaté, mas a vontade de Mário Jr. ao se atirar no chão levantou os presentes nas arquibancadas.

O Rio passou a frente no placar pela primeira vez e conseguiu abrir 13 a 11 com uma melhora do time com Riad pelo meio e em ataques de Rodrigão. Depois, o Taubaté teve uma leve melhora. O jogo ficou igual: 15 a 15. Pelo meio, os visitantes retomaram a dianteira com o ataque do central McDonnell. E, em seguida, ampliaram. O Rio fez resistência com bloqueio triplo de Rodrigão, Riad e Índio, que saiu depois para a entrada de Bob. Mas o Taubaté venceu por 22 a 20, fora de casa.


Rio x Taubaté Superliga Masculino (Foto: Gabriel Fricke) 
Time paulista conquistou importante vitória na 
Superliga Masculino (Foto: Gabriel Fricke)
 
 
Entenda a situação do time do Rio de Janeiro
Setembro foi o único mês pago pela empresa OGX, petroleira do grupo EBX, do empresário Eike Batista, que bancava os salários dos principais jogadores, como o levantador Bruninho, e de membros da comissão técnica, como o do próprio treinador Marcelo Fronckowiak. A companhia faliu e, no final de outubro, anunciou que estava fora do projeto. O patrocínio começou em abril de 2011. Desde então, foram três títulos estaduais e um da Superliga, na edição 2012/2013.

Depois disso, teve início uma procura por um substituto de quase metade do orçamento – a outra parte é bancada por Furnas e Ironage. Mas as empresas procuradas alegaram que seus orçamentos para 2014 já estavam fechados. Parte do grupo demonstrou sua insatisfação com as dificuldades, até que o central Maurício de Souza decidiu sair da equipe. Ele fechou com o Halkbank Ankara, da Turquia, em novembro. Um mês depois, o diretor José Inácio Salles chegou a afirmar que um novo patrocínio estava acertado, mas nada aconteceu.

Na última sexta-feira, Bruninho, um dos mais queridos da torcida, foi para o Modena, da Itália, onde já havia jogado por um mês em 2011. Thiago Sens também saiu. O destino foi o Al Jazeera, dos Emirados Árabes Unidos. Leandro Vissotto, que chegou em 2013 vindo do Ural Ufa, da Rússia, é outro que pode deixar a equipe.

Mário Jr., Thiago Alves e Riad também tinham os salários bancados pela OGX. Os gastos foram cortados. Hotéis mais baratos viraram preferência nas viagens. Até a assessoria de imprensa trabalhou por dois meses, recebendo um, e foi substituída por profissionais de Furnas.


Confira os outros resultados da 3ª rodada do 2º turno:

Dia 7
 
Maringá 3 x 1 Montes Claros, em Maringá
Juiz de Fora 0 x 3 Cruzeiro, em Juiz de Fora
Minas 3 x 0 Volta Redonda, em Belo Horizonte
Campinas 3 x 1 Canoas, em Campinas

Dia 8
Sesi-SP x São Bernardo, às 21h, em São Paulo (o SporTV transmite ao vivo). 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/pela-primeira-vez-sem-bruninho-rio-e-superado-pelo-taubate-em-casa.html

Nenhum comentário: