sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Mãe vê Lais sentada e acredita na recuperação: 'Ela me pediu um beijo'

Esquiadora e Odete Souza seguram o choro ao se encontrarem e mãe fica com esperanças ao ver filha ser sentada pelos médicos e se sustentar na posição

Por Salt Lake City, EUA


saiba mais

Ainda em estado crítico e respirando completamente por aparelhos, a esquiadora brasileira Lais Souza teve os primeiros contatos com a mãe, Dona Odete Souza, nesta quinta-feira e na manhã desta sexta-feira, no hospital em Utah. Internada desde a última segunda-feira após sofrer um acidente no treino em Salt Lake City, nos EUA, às vésperas das Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia, a atleta teve um deslocamento completo da terceira vértebra e pode até não respirar mais sozinha, já que a área é a responsável pela atividade. Sua mãe, porém, comemora cada avanço da atleta e mostrou esperança na recuperação da filha ao ver Lais ser sentada pelos médicos e conseguir se sustentar na posição, nesta sexta-feira.

Odete, mãe da atleta Lais Souza (Foto: Divulgação) 
Odete, mãe da atleta Lais Souza, teve o primeiro 
encontro com a filha em Utah (Foto: Divulgação)

No primeiro encontro, na quinta-feira, de acordo com a mãe, Lais e ela conseguiram segurar o choro. Ao ver Dona Odete, a esquiadora mexeu os músculos da face e fez um movimento com a boca, como o de quem pede um beijo. A mãe também acompanhou uma sessão de fisioterapia com a filha, que apresentou uma suave melhora no quadro cardiovascular nesta sexta-feira.

- Quando cheguei no quarto e vi minha filha, ela arregalou os olhos e fez um bico para me pedir um beijo. Conversamos (da forma como foi possível, já que Lais não consegue falar) e estou muito esperançosa, com muita fé de que ela vai ficar boa. Quero levar ela logo para casa - frisou Odete Souza, mostrando confiança na junta médica e elogiando o cuidado que a filha vem recebendo.


lais souza Park City estados unidos inverno esqui (Foto: Reprodução/Facebook) 
Lais estava com sua vaga garantida para as 
Olimpíadas de Sochi 
Foto: Reprodução/Facebook)


A partir desta sexta-feira, o hospital em Utah não dará mais um boletim diário da saúde de Lais. Uma nova coletiva de imprensa ou a divulgação de informações só acontecerá em caso de novidades em seu quadro, com uma melhora ou piora do estado de saúde. Na atual fase da atleta, os médicos explicaram que a evolução dia a dia é pequena e não é possível notar grandes novidades em um curto período.

O médico brasileiro Antônio Marttos Júnior, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que também está em Utah, fica até domingo, quando volta para Miami. Lais seguirá sob os cuidados da junta médica comandada por Holly Ledyard e Andrew Dailey, neurologista e neurocirurgião da Universidade de Utah. Sua mãe e Adriana Behar, enviada do COB para a cidade, não têm previsão de volta ao Brasil.


* Com informações de Paloma Fukusig


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/2014/01/mae-ve-lais-sentada-e-acredita-na-recuperacao-ela-me-pediu-um-beijo.html

Nenhum comentário: