sábado, 21 de dezembro de 2013

Tristeza, sonho e certeza: diferentes sensações no último dia do Mundial

Atleticanos decepcionados, marroquinos eufóricos e alemães favoritos se encontram no estádio de Marrakesh para o ato final da competição e de Cuca no Galo

Por Direto de Marrakesh, Marrocos

Cuca treino Atlético-MG no Marrocos Mundial (Foto: EFE)Jogo contra o Guangzhou encerra a passagem de Cuca pelo Atlético (Foto: EFE)
 
O estádio de Marrakesh será uma verdadeira aquarela neste sábado. O branco e preto do Atlético-MG que prometia protagonizar a festa deverá ficar relegado a amplo coadjuvante. Pela cidade, a grande maioria dos torcedores tenta vender seus ingressos e não voltar ao local da péssima recordação da semifinal, quando o Galo foi derrotado pelo Raja Casablanca por 3 a 1, na quarta-feira. Às 14h30m (de Brasília), os brasileiros tentarão o terceiro lugar do Mundial de Clubes contra o Guangzhou. Perto da ambição de diretoria, comissão técnica, elenco e torcida, não dá nem para chamar de prêmio de consolação. Não é prêmio e não consola. Pouco depois, às 17h30m (de Brasília), o heroico Raja, com apoio de sua fanática torcida, terá pela frente a mais árdua de suas batalhas: o poderoso Bayern de Munique.

O verde dos anfitriões será ainda mais forte do que na vitória sobre o Atlético, quando a torcida marroquina impressionou. Muitos locais compraram ingressos de atleticanos. Eufóricos, quase insanos com as inesperadas vitórias sobre Auckland, Monterrey e Galo, eles já não acham impossível derrotar o Bayern de Munique, dono de quatro títulos apenas em 2013.

CORAÇÕES E MENTES

Bayern Ribery comemoração (Foto: EFE)Ribéry é o principal nome do Bayern de Munique na final deste sábado (Foto: EFE)
 
O vermelho dos alemães deverá ser discreto. A expectativa é que cerca de três mil deles estejam no estádio, certos de que a conquista do Mundial não será nada complicada para quem já atropelou gigantes como Barcelona e Borussia Dortmund neste ano. Pouco a pouco, a torcida do Bayern chegou a Marrakesh, mas em nenhum momento se fez notar como os atleticanos antes do fatídico revés.

Desfalcado de duas estrelas, Schweinsteiger e Robben, o time treinado por Pep Guardiola pareceu nem se esforçar para fazer três gols no Guangzhou e avançar à final. Com Ribéry ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo na lista de finalistas da Bola de Ouro, em grande forma, eles admitem favoritismo, mas usam a vitória do Raja sobre o Galo como alerta. E pintam o duelo entre mente, razão e coração.

- Acredito que uma final deva ser jogada com razão, coração, vontade de ganhar, com os componentes táticos que são importantes. Tudo que tem influência. Não se pode ganhar só com uma coisa, tem de vencer em todos os sentidos - ponderou Guardiola.

Torcida Raja Casablanca (Foto: Getty Images) 
Torcida do Raja se tornou uma das grandes atrações
 do Mundial de Clubes (Foto: Getty Images)

Do outro lado, o técnico tunisiano Faouzi Benzarti, que assumiu o comando do Raja há menos de um mês e levou o time ao jogo mais importante de sua história, conta com o apoio dos torcedores para derrotar os bávaros.

- A mente vem antes de tudo. Quando você tem a mente e o coração, fica excelente. É preciso ter harmonia, jogamos com a razão. Ninguém nos deu isso de presente. Queremos usar tudo ao mesmo tempo - assegurou Benzarti.

Confira as prováveis escalações:
Bayern de Munique: Neuer, Rafinha, Dante (Van Buyten), Boateng e Alaba; Lahm, Kross, Thiago, Götze (Müller) e Ribéry; Mandzukic
Raja Casablanca: Askri, El Hachimi, Oulhaj, Karrouchy e Benlamalem; Erraki, Chitbi, Hefidi, Moutaouali e Guehi; Iajour
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)
despedidas

Antes, o público verá duas despedidas: Conca deixará o Guangzhou da China para voltar ao Fluminense. E Cuca sai do Atlético-MG para comandar o Shandong Luneng, rival da equipe que enfrenta neste sábado. Seu substituto será Paulo Autuori.


Conca entrevista (Foto: Victor Canedo)Conca se despede do Guangzhou antes de voltar ao Fluminense (Foto: Victor Canedo)
 
Um jogo melancólico do lado mineiro. Além do adeus do treinador bicampeão estadual e vencedor da Libertadores, há incertezas no ar. O clima de Marcos Rocha com time e treinador após responder com xingamentos à substituição na semifinal é uma delas. A maior, porém, está em torno da renovação de Ronaldinho Gaúcho, de longe, o mais assediado no Marrocos. Mais do que qualquer estrela do Bayern.

- Tive uma conversa boa com os jogadores, eles estão mobilizados e preparados, ainda que não seja o que a gente queria. Vamos nos despedir com a dignidade e a hombridade que esse grupo teve ao longo de todo o ano. Faremos nosso melhor, tomara que seja suficiente para vencermos - disse Cuca.

Confira as prováveis escalações:
Guangzhou Evergrande: Zeng, Zhang, Feng, Kim e Sun; Zhao, Zheng, Huang e Conca; Muriqui e Elkeson
Atlético-MG: Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Lucas Cândido; Pierre, Josué, Ronaldinho, Diego Tardelli e Fernandinho; Jô
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2013/12/tristeza-sonho-e-certeza-diferentes-sensacoes-no-ultimo-dia-do-mundial.html

Nenhum comentário: