sábado, 21 de dezembro de 2013

Trajetória e camisa 9 de Ronaldo inspiram Ana Paula rumo ao título

Maranhense, central usa número para homenagear a mãe, também fã do ex-atacante da Seleção, e diz que sua motivação vem da história de superação do Fenômeno

Por Direto de Belgrado, Sérvia

Ana Paula servia handebol mundial (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)Ana Paula veste a camisa 9 por influência de Ronaldo (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)
 
A idolatria está até no número da camisa que usa na seleção brasileira de handebol. Acompanhando a paixão da mãe, Ana Paula levou para o esporte a fixação por Ronaldo. Aos 12 anos, quando começou na modalidade, ainda em São Luís, no Maranhão, a central não teve dúvidas. Escolheu a 9, mesma que a acompanha no histórico Mundial da Sérvia, e que ela vestirá neste domingo, às 14h15m (de Brasília), na decisão da competição diante das donas da casa em uma lotada Arena Belgrado - o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
 
A motivação, ela confessa, também parte muito da história de vida de R9. Atormentado por lesões, o ex-atacante da Seleção Brasileira não se entregou. Mesmo quando muitos duvidaram, deu a volta por cima e conquistou os títulos mais importantes do futebol mundial. Para Ana Paula, um caminho parecido com o da seleção feminina de handebol, sempre contestada e com uma trajetória de sofrimento e superação.

- Eu sou fã dele, para mim o Ronaldo é um exemplo de atleta. Acho-o muito humilde, é ao menos o que passa nas entrevistas. É uma satisfação grande saber de onde o handebol veio e aonde chegamos. Vejo também que algumas coisas da vida dele foram difíceis até ele chegar aonde chegou. Ele passou por cima de lesões, superou e lembrar disso é uma motivação muito grande para mim - disse a central.

Ana Paula servia handebol mundial (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia) 
Ana Paula vibra com a vaga na final do Mundial de
handebol contra a Sérvia (Foto: Cinara Piccolo
/Photo&Grafia)

Diferentemente de Ronaldo, Ana, de 26 anos, não é artilheira. O posto ela deixa para Alexandra Nascimento. Seu papel é preparar as jogadas para o restante da equipe marcar. Volta e meia, porém, ela solta arremessos certeiros e decisivos, como os gols de Ronaldo que a inspiraram a usar a 9.

Ronaldo Corinthians x Portuguesa (Foto: Ag. Estado)Ronaldo em ação pelo Corinthians, time de coração de Ana Paula (Foto: Ag. Estado)
 
- Minha mãe também sempre gostou do Ronaldo, era muito fã dele. E falava dele o tempo todo. Como ele jogava com a 9, quando eu comecei a jogar handebol coloquei logo a mesma camisa e sempre segui com ela, até hoje, na seleção. Foi com 12, 13 anos, e com 14 já fui morar em São Paulo para jogar - contou a titular absoluta e jogadora de confiança de Morten Soubak.

O time de coração não tem qualquer influência de Ronaldo, mas, por coincidência, também passa por uma escolha que o atacante teve em sua vida profissional. Depois de voltar da Europa, Ronaldo treinou no Flamengo, time preferido de Ana Paula no Rio de Janeiro, mas assinou com o Corinthians, equipe que a jogadora adotou em São Paulo, onde foi morar e jogar.

- Sou meio errada nos times. Torta, se podemos dizer. Em São Paulo eu gosto do Corinthians e, no Rio de Janeiro, gosto do Flamengo. Não sei se isso é certo (risos), mas até nisso a gente combina.
Contra a Sérvia na decisão, Ana Paula quer fazer como Ronaldo. Não se acovardar e mesmo contra 20 mil pessoas, que lotarão a Arena, buscar um título longe de casa.

- Nós sabemos que temos talento e condições de vencer esse jogo. Sabemos de todas as dificuldades, das pressões que teremos, mas vamos, assim como o Ronaldo fez com a seleção de futebol, buscar esse título - finalizou a jogadora.

Nenhum comentário: