sábado, 21 de dezembro de 2013

Novak Djokovic e Serena Williams são eleitos os melhores do ano pela ITF

Federação Internacional de Tênis divulga vencedores, mas premiação acontece apenas em junho de 2014. Na Suíça, Wawrinka desbanca Federer em votação

Por Paris, França

Djokovic Serena Williamns Aberto da Austrália (Foto: Ben Solomon/Divulgação)Novak Djokovic e Serena Williams são os melhores de 2013 pela ITF (Foto: Ben Solomon/Divulgação)
 
Sem surpresas, o sérvio Novak Djokovic e a americana Serena Williams ganharam nesta quarta-feira, o título de melhores tenistas de 2013 pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Entre os homens, é a terceira vez consecutiva que Djokovic, número 1 do ranking da ATP, é premiado. Já entre as mulheres, a número 1 do ranking da WTA foi eleita pela quarta vez na carreira a atleta do ano pela ITF.

- É uma honra ser nomeado como atleta do ano da ITF pelo terceiro ano consecutivo. Eu vivi uma grande temporada de 2013, e consegui terminar o ano em alta. Isso definitivamente vai servir como uma boa motivação para 2014 - disse Djokovic.

A melhor dupla masculina também é a líder do ranking mundial masculino: os irmãos Bob e Mike Bryan faturaram o prêmio pela décima vez nos últimos 11 anos. Entre as duplas femininas também não houve surpresa, as italianas Sara Errani e Roberta Vinci foram contempladas pelo segundo ano consecutivo.

Para julgar os melhores, a ITF utiliza uma tabela com todos os resultados dos tenistas no ano. Grand Slam, Copa Davis e Fed Cup tem um peso maior na pontuação geral. A premiação acontece no dia 3 de junho de 2014, em Paris, quando acontece a disputa do torneio de Roland Garros.

Federer é desbancado na Suíça

Se a premiação dos melhores do mundo pela ITF não teve muitas mudanças, a ótima campanha de Stanislas Wawrinka, número 8 do mundo, lhe rendeu uma posição melhor do que Roger Federer, número 6 do ranking da ATP, na premiação de "Melhor Atleta da Suíça" (Credit Suisse Sports Awards).


tênis Stanislas Wawrinka atp finals (Foto: Agência AP) 
Stanislas Wawrinka desbanca Federer em votação
na Suíça (Foto: Agência AP)
 
A participação até as semifinais do US Open e do ATP Finals colocou o atleta de 28 anos na segunda posição do prêmio suíço, atrás apenas do esquiador Dario Cologna, campeão nos 30km do Campeonato Mundial Cross-Country neste ano. Federer, que recebeu o prêmio de melhor atleta suíço em 2003, 2004, 2006, 2007 e 2012, ficou apenas com a sexta colocação.

Nenhum comentário: