terça-feira, 10 de dezembro de 2013

STJD age rápido e marca julgamento sobre briga em Joinville para sexta

Tribunal espera definir caso antes do Natal. Presidente do órgão evita falar sobre chance de Vasco recuperar pontos em ação paralela e explica que decisão é sua

Por Rio de Janeiro

Já está marcado para sexta-feira, às 13h, o julgamento que pode punir Atlético-PR e Vasco com até 20 mandos de campo e multa até R$ 100 mil. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agiu rápido e menos de 24 horas após denúncia da procuradoria-geral intimou as partes. Também foram denunciadas as federações de futebol do Paraná e de Santa Catarina e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

A expectativa do presidente do órgão, Flavio Zveiter, é definir o caso antes do Natal para virar o ano sem pendências no tribunal. Como cabe recurso, só será necessário conferir se haverá quórum de auditores a partir da semana que vem para não postergar o veredito final.

- O trâmite do STJD é esse em todo o ano, tentando o máximo de agilidade. Claro que pela gravidade do caso temos de julgar agora porque todos querem uma resposta. Já estou vendo uma sessão extraordinária. Não vamos deixar isso para 2014 - afirmou Zveiter, por telefone.


 Não vamos deixar isso para 2014
Flavio Zveiter, presidente do STJD
O Furacão, mandante do jogo, foi enquadrado no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em "deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de medidas para garantir a segurança dos torcedores antes, durante e após a realização da partida", além do artigo 211, por "deixar de manter o local indicado para a realização da partida com infra-estrutura necessária a assegurar a plena garantia e segurança para a sua realização", em relação à ausência da grade para dividir as torcidas na arquibancada. 

O clube paranaense e o Vasco foram denunciados duas vezes no artigo 213, por deixarem de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens na praça de desporto, além de atirar objetos no gramado; as federações paranaense e catarinense foram denunciadas no artigo 191, e o árbitro no artigo 261-A (deixar o árbitro, auxiliar ou membro da equipe de arbitragem de cumprir as obrigações relativas à sua função).

Ação do Vasco nas mãos de Zveiter
Paralelamente, o departamento jurídico do Vasco promete entrar com ação ainda nesta terça-feira para recuperar os pontos da partida, já que o árbitro permitiu o reinício do jogo mesmo com a paralisação de 73 minutos, 13 acima do máximo que diz o regulamento da CBF em casos como esse. O presidente do tribunal parece não estar afeito à investida, mas, por ora, evita tratá-la, já que não conhece todas as evidências que o clube apresentará.

- O Vasco jogou, perdeu e é isso que se sabe. Agora não tem nada. Só o que sei é o que saiu na imprensa. Enquanto não chegar no tribunal, é alimentar hipótese e especulação.

A possibilidade de virada de mesa, aliás, estaria nas mãos de Zveiter.

- A impugnação de uma partida é decisão minha. Caso aconteça, tomarei uma decisão baseado em análise preliminar - esclareceu.


confusão torcida Atlético-PR e Vasco jogo (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado) 
Atleticanos massacram torcedor vascaíno no início da
 confusão (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)


confusão torcida Atlético-PR e Vasco jogo (Foto: Reuters) 
Vândalos com a camisa do Vasco pisoteiam homem encurralado
na arquibancada da Arena Joinville (Foto: Reuters)


FONTE:








Nenhum comentário: