terça-feira, 10 de dezembro de 2013

City vence de virada e dá fim a invencibilidade histórica do Bayern

Time bávaro mantém liderança do Grupo D por causa de um gol, mas perde a chance de possuir sozinho o recorde de vitórias consecutivas na Liga dos Campeões

Por Munique, Alemanha

O Bayern de Munique teve a chance de entrar para a história nesta terça-feira, mas quem quase conseguiu um feito épico foi o Manchester City. O time alemão precisava de uma vitória sobre os ingleses para conseguir possuir sozinho o recorde de triunfos consecutivos na Liga dos Campeões, mas além de terem sido derrotados, os bávaros quase deixaram a primeira colocação do Grupo D escapar. Os Citizens venceram de virada por 3 a 2, ficaram a um gol de roubarem o posto do rival. 

Com o resultado, o Bayern encerra a participação na fase de grupos como líder da chave com  15 pontos, mesmo número do City, que também já tinha garantido a classificação antecipadamente, mas levou a pior no quarto critério de desempate: gols marcados fora de casa no confronto direto contra os atuais campeões. Os alemães jogarão a volta da próxima fase em casa. O sorteio das oitavas acontecerá na próxima segunda-feira, com transmissão ao vivo do GloboEsporte.com a partir das 8h30min (horário de Brasília).

O gigante alemão segue dividindo o recorde de vitórias consecutivas da Champions com o Barcelona da temporada 2002/2003. Cada equipe conseguiu se manter invicta por dez partidas cada.

Aleksandar Kolarov comemora, Bayern de Munique x Manchester City (Foto: EFE) 
Aleksandar Kolarov deixou sua marca após pênalti 
polêmico (Foto: EFE)

bayern abre vantagem, mas relaxa

O Bayern de Munique começou jogando com o selo Guardiola de qualidade, tocando bem a bola, como música. Thiago Alcântara se destacava na saída de bola e na distribuição das jogadas, atuando entre os dois zagueiros. O filho do ex-jogador Mazinho chegava a se posicionar como um defensor quando Dante estava com a bola. O brasileiro, por sinal, teve participação importante ofensivamente, com dois ótimos lançamentos. O segundo deles gerou o  gol da abertura do placar. Aos quatro minutos, o jogador da Seleção viu Müller avançar e levantou a bola na medida para o alemão chutar e abrir o placar.

 Thomas Mueller comemora, Bayern de Munique x Manchester City (Foto: Reuters)Müller abriu o placar após ótimo passe de Dante (Foto: Reuters)
 
O segundo gol aconteceu mais por falha da defesa do City do que por méritos do ataque do Bayern. Após cobrança de escanteio, Mandzukic chutou mal, os Citizens dormiram e permitiram que a bola sobrasse para Götze, sem marcação, ampliar. Estava tão fácil que os alemães relaxaram e começaram a errar passes, um crime para a filosofia de Guardiola. Os ingleses aproveitaram. David Silva, que voltou a jogar após seis jogos de ausência, era o destaque, sendo o único capaz de desarmar a forte defesa rival. Os visitantes diminuiram aos 28. Navas cruzou, Milner cabeceou para o centro da área, o espanhol se adiantou a Dante e marcou.
Um dos três finalistas à Bola de Ouro ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, Ribéry teve boa movimentação, com liberdade para jogar pelas duas pontas. Richards, com quase o dobro do tamanho do francês, era a sombra do camisa sete, mas em uma tentativa de entrada mais dura, sentiu lesão na coxa e pediu para sair. No lugar do grandalhão inglês entrou Zabaleta, que também sofreu. O astro da equipe bávara protagonizou uma jogada humilhante diante do argentino, que foi driblado tantas vezes que parecia ter perdido a consciência.

Alaba e Jesus Navas, Bayern de Munique x Manchester City (Foto: AP) 
Navas deu trabalho pelo lado direito do ataque do 
Manchester City (Foto: AP)

city surpreende e vira

Outro brasileiro que estava disposto a mostrar serviço era Fernandinho. Com a ausência de Yaya Touré, suspenso, o volante tinha mais liberdade para subir ao ataque e arriscou alguns chutes da entrada da área. Mas no fim do primeiro tempo, o Bayern acordou, voltou a tomar as rédeas da partida e quase foi para o intervalo com vantagem maior.
 
O Bayern pagou um preço alto pelo relaxamento, que seguiu na segunda etapa. O City conseguiu o empate em um pênalti polêmico. Aos 13 minutos, Milner recebeu na área e se jogou ao sentir a aproximação de Dante. O árbitro assinalou a penalidade. Kolarov cobrou e deixou tudo igual. A pressão continuou e, menos de cinco minutos depois, veio a virada. Navas cruzou rasteiro, Boateng tentou afastar, mas errou o chute de forma bizarra, e Milner, acertou chutou colocado com muita categoria.

Os Citizens precisavam de mais um gol para roubar a primeira posição do Bayern. Chances não faltaram. A melhor delas veio aos 34 minutos. Dante vacilou, Negredo roubou a bola, ficou de frente para o gol, mas Neuer fez boa defesa e evitou o que seria um resultado histórico. Os dois treinadores imprimiram mudanças, mas nenhuma teve o efeito esperado. Agüero, que poderia ter feito a diferença para os visitantes, passou os 90 minutos no banco de reservas.

James Milner comemora, Bayern de Munique x Manchester City (Foto: AP) 
Milner foi o autor do gol da vitória dos Citizens na 
Allians Arena (Foto: AP)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/12/city-vence-de-virada-e-da-fim-invencibilidade-historica-do-bayern.html

Nenhum comentário: