terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Com lembrança do Timão, Mundial terá abertura em ‘formigueiro gigante’

Foto de festa do Corinthians vira painel em entradas do Stade Adrar, inaugurado às pressas em outubro. Palco receberá quatro jogos, um deles do Bayern de Munique

Por Direto de Agadir, Marrocos

Estádio de Agadir (Foto: Victor Canedo)Corinthians, último campeão mundial, está representado em Agadir (Foto: Victor Canedo)
 
Seis quilômetros separam o Stade Adrar do centro de Agadir. A distância é suficiente para colocá-lo quase como fora do mapa, num contraste do que representa a cidade costeira mais famosa do Marrocos. Em vez da praia de águas cristalinas, uma aparência de deserto dá o tom nas cercanias, com imensa área inexplorada e a Cordilheira do Atlas ao fundo. Por ali está também uma espécie de “formigueiro gigante”, o palco de 45.480 pessoas que receberá os quatro primeiros jogos do Mundial de Clubes de 2013. E com um toque de Brasil.

Naturalmente o Atlético-MG está representado com os seus escudos por todos os cantos onde há a referência aos participantes da atual edição. Mas próximos aos portões de entrada há outro clube em destaque: o Corinthians, campeão da competição da Fifa em 2012 ao derrotar o Chelsea, no Japão. A foto do capitão Alessandro erguendo a taça com seus companheiros virou um painel - espalhado pelos arredores do estádio.

Vem da Alemanha, porém, a maior expectativa do povo local. Graças a um sorteio, o Atlético-MG teve o seu destino ligado apenas a Marrakesh, enquanto o poderoso Bayern de Munique, de Franck Ribéry e tantas outras estrelas do quilate da Liga dos Campeões, será o responsável por finalizar a participação de Agadir no Mundial. Os bávaros farão a primeira semifinal contra o vencedor de Guangzhou Evergrande, da China, e Al Ahly, do Egito, no próximo dia 17.


Mosaico Estádio de Agadir (Foto: Victor Canedo) 
Imagens mostram como está o Stade Adrar - por
 dentro e por fora (Fotos: Victor Canedo)


Antes, já nesta quarta, ocorrerá a abertura do torneio com o duelo entre os marroquinos do Raja Casablanca e os neozelandeses do Auckland City, às 17h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com. Entre a segunda e esta terça-feira, o Stade Adrar recebeu os retoques finais: placas de publicidade, testes com a tecnologia na linha do gol (pela primeira vez na África), ajustes no sistema audiovisual.


As preocupações se justificam. O estádio foi inaugurado às pressas, em outubro, dez anos depois de ter suas obras iniciadas. Na época, o Marrocos concorria à vaga de país-sede da Copa do Mundo de 2010. Como perdeu para a África do Sul, houve um período de quatro anos em que a construção foi paralisada. O Stade Adrar só voltou a ser erguido em 2007, mas dificuldades financeiras novamente adiaram os planos. Ele só ficou pronto há dois meses após um orçamento de aproximadamente R$ 200 milhões e teve o amistoso entre a seleção marroquina e a África do Sul como jogo inaugural. Ambos empataram por 1 a 1.

Depois do Mundial, o próximo grande plano do Stade Adrar será ser protagonista da Copa Africana de Nações de 2015, que terá o Marrocos como sede. O Hassania Agadir, campeão nacional duas vezes na última década, é o único clube a usufruir do "formigueiro gigante".

Estádio de Agadir (Foto: Victor Canedo) 
Estádio tem a aparência de um formigueiro 
(Foto: Victor Canedo)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2013/12/com-lembranca-do-timao-mundial-tera-abertura-em-formigueiro-gigante.html

Nenhum comentário: