quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

De R10 ao Chelsea, a trajetória de Willian à Seleção: 'Vou ter que ralar'

Em alta no clube inglês e na Seleção, meia recebe elogios de José Mourinho e  Felipão e ganha força na disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2014

Por Rio de Janeiro

Willian era um sonho antigo da comissão técnica da seleção brasileira. Demorou a ser convocado por conta de lesões e da demora na transferência do Anzhi, da Rússia, para o Chelsea. Porém, quando a chance finalmente chegou, nos amistosos contra Honduras, nos Estados Unidos, e Chile, no Canadá, o jogador dos Blues deu conta do recado, tendo o estilo comparado ao de Ronaldinho Gaúcho.
    
- Fico feliz por ser comparado com o Ronaldinho. Sinceramente, ele é meu ídolo. Ser comparado com ele é demais. Para chegar aonde ele chegou, vou ter que ralar muito. Na minha opinião, ele está entre os três melhores de todos os tempos. O que ele fez no Barcelona, não tem igual – disse o ex-corintiano, em entrevista, por telefone, ao GloboEsporte.com.
  
willian BRasil gol honduras (Foto: Agência Reuters) 
Em sua estreia com Felipão, Willian entrou
 contra Honduras e deixou sua marca
 (Foto: Agência Reuters)

E Willian não deu chance ao azar. Nos poucos minutos em que ficou em campo nos dois amistosos, o jogador marcou um gol e foi destaque da equipe. Ganhou elogios públicos de Felipão, mas sabe que ainda não está garantido no grupo que vai disputar a Copa de 2014.
  
- Me preparei bastante para chegar à Seleção. Queria estar preparado para quando surgisse a oportunidade, eu pudesse jogar bem. Quando surgiu, falei: “Essa é a chance”. Encarei como a única da minha vida, sempre com o pensamento de fazer o meu melhor e conquistar meu espaço. A recepção de todos, jogadores e comissão técnica, foi muito boa. Me trataram super bem. Fiz o meu melhor. Mas sei que posso render ainda muito mais com a camisa da Seleção. Não tem nada garantido.
  
josé Mourinho e Willian chelsea treino (Foto: Agência Reuters)Willian e José Mourinho: boa relação e elogios da chefe (Foto: Agência Reuters)
 
Mas o bom desempenho não é restrito apenas à seleção. No Chelsea também tem dado conta do recado. O exigente José Mourinho já o chamou de "fantástico" pelas boas atuações nos Blues.
  
- Fico muito feliz. É realmente gratificante receber elogios de um dos melhores treinadores do mundo. Fico muito feliz por trabalhar com ele e receber seus conselhos. Tenho muito a aprender com ele, que é um técnico experiente, que já trabalhou com grandes jogadores.
  
Willian revelou como é o convívio diário com o treinador português.   
- É tranquilo. É claro que ele é durão. Ele cobra bastante, e isso não vai mudar. Mas ele é um cara bem tranquilo. No momento de brincar, ele brinca. Mas na hora de cobrar, ele também sabe cobrar. 
 
Confira abaixo os principais trechos da entrevista de Willian:
  
GloboEsporte.com: A ida para a Inglaterra te deu mais visibilidade?
Claro que a visibilidade na Ucrânia é muito menor do que na Inglaterra. Não dá para comparar. Ainda mais jogando no Chelsea, um dos maiores clubes do mundo. Na Ucrânia e na Rússia, a visibilidade era muito menor. Mas sempre procurei fazer meu trabalho bem feito. Infelizmente, no Anzhi, tive uma lesão por conta de jogar em campo sintético. Foi minha primeira lesão. Mas sempre tive a esperança de que uma hora iria surgir uma oportunidade. No Chelsea, é claro, a vitrine é maior. E foi isso que aconteceu. A cada convocação, eu sempre ficava esperançoso. Trabalhava para ser convocado, para ter oportunidade dentro da Seleção. Estava confiante que a oportunidade chegaria. E estava preparado para isso.
  
Como foi a saída do Shakhtar?  
Tinha vontade de sair. Fiquei dois anos tentando sair. Não pelo clube ter feito algo errado, pois sempre pagou em dia. Mas por objetivos pessoais de jogar em grande clube, chegar à Seleção e jogar uma Copa do Mundo. Infelizmente, me seguraram por dois anos. O dono do clube não queria me vender. Poderia ter saído antes para o próprio Chelsea, que fez oferta. Mas são coisas que acontecem, coisas do futebol. Hoje, estou no Chelsea e na Seleção. Está  tudo dando certo.

E agora no futebol inglês após a passagem pelo Anzhi? Como está a adaptação a Londres?   
É bom, né. Não tem coisa melhor do que morar em Londres, uma das melhores cidades do mundo. Minha família está gostando muito de viver aqui. É um país muito educado, perfeito para criar filhos. Isso é importante. Pretendo ficar por muitos anos.
  
Willian Chelsea e Basel (Foto: Agência Reuters) 
Em pouco tempo, Willian já conquistou os
torcedores do Chelsea (Foto:
 Agência Reuters)

Temeu não ter uma oportunidade na Seleção antes da Copa?  
Sem dúvida. Mas sempre mantive a esperança de ser convocado. Imagino que não tenha coisa melhor do que disputar uma Copa do Mundo em seu próprio país. Conquistar o Hexa em casa seria uma coisa extraordinária para o futebol brasileiro. Sempre batalhei para ter essa chance 

E os elogios de Felipão?  
Foi ótimo. Ele me recebeu super bem. Nunca tinha trabalhado com ele, nem o conhecido pessoalmente. O Felipão é um grande treinador, que merece todo o respeito por tudo já conquistou e vem fazendo na seleção brasileira.
  
Você teve o estilo de arrancar comparado ao de Ronaldinho Gaúcho. Chegou a pensar que a vaga dele pode ser a sua na Copa de 2014?  
Dar uma vaga para o Ronaldinho seria um prazer (risos). Jogar com ele também. Já o conheci, e ele é um jogador fantástico, assim como também é uma pessoa fantástica. Ronaldinho será ídolo para sempre.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/12/de-r10-ao-chelsea-trajetoria-de-willian-selecao-vou-ter-que-ralar.html

Nenhum comentário: