terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ribéry diz que vaga na Copa o ajudará a faturar a Bola de Ouro: 'É o meu ano'

Com Messi lesionado, meia do Bayern de Munique afirma que está no auge e sabe que repescagem servirá como propaganda para faturar prêmio de melhor do mundo

Por Paris

O meia francês Franck Ribéry, do Bayern de Munique, é a grande esperança da seleção de seu país na repescagem contra a Ucrânia que vale vaga na Copa do Mundo de 2014. Fundamental para faturar a tríplice coroa (Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões) com os bávaros, ele sabe que a conquista da Bola de Ouro passa pela classificação dos Bleus para o Mundial.

- Estou realmente no auge, este é o meu ano. Por isso espero que tudo dê certo com a seleção francesa. De qualquer forma, sempre estive sob pressão na minha carreira. Vou fazer de tudo para estar 100% e deixar os outros jogadores à vontade - afirmou o jogador francês, em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira.

Ribery coletiva França (Foto: AP) 
Ribéry participa de coletiva com a França antes de duelos 
contra a Ucrânia pelas repescagens europeias (Foto: AP)
 
Suas atuações brilhantes com a camisa do Bayern ao longo do ano o levaram a ser eleito pela Uefa o melhor jogador da temporada passada atuando na Europa, superando os craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Mas agora ele pode ir além.

Detentor dos quatro últimos troféus da Bola de Ouro, Messi teve seu ano estragado por repetidas lesões, aumentando as chances do francês. Além disso, dois dos seus principais rivais, o português Cristiano Ronaldo e o sueco Zlatan Ibrahimovic, se enfrentam em outro duelo das repescagens, que podem pesar na escolha do prêmio de melhor do mundo.

- Sei que estou nos holofotes. As pessoas prestam mais atenção no que faço em campo. Conquistar a Bola de Ouro é um sonho, um sonho cada vez mais próximo, mas acho que só preciso jogar o que eu sei. Se fizer dois bons jogos contra a Ucrânia, e a França se classificar para a Copa, será importante para mim e para o que vier na frente – completou Ribéry.

Ribéry e a seleção da França
Ribery Bayern de Munique (Foto: Agência AP)Ribery é nome forte na briga pela Bola de Ouro após campanha com o Bayern (Foto: Agência AP)
 
Desde que Didier Deschamps assumiu o comando dos Bleus, depois do fracasso da Eurocopa do ano passado, o francês de 30 anos, contratado pelo Bayern em 2007 junto ao Olympique de Marselha, marcou seis gols e deu 12 assistências pela sua seleção.

Ribéry já disputou duas Copas do Mundo. Em 2006, na Alemanha, ele foi a grande revelação da equipe que chegou à decisão, eliminando o Brasil nas quartas de final, e amargou o vice-campeonato ao perder nos pênaltis para a Itália. Em 2010, no entanto, foi um dos mais criticados depois do fracasso da equipe na África do Sul.

Antes do confronto decisivo contra a Ucrânia, nos dias 15 e 19 de novembro, o meia lembrou da pressão que sentiu na terceira rodada da primeira fase da Copa de 2006, quando a França precisava vencer o Togo para seguir viva na competição.

- Foi um jogo diferente, com muita pressão, mas acabou sendo um marco para a nossa equipe. A partir daquele momento, viramos uma máquina, apesar de termos perdido a final para os italianos - se emocionou o francês.

Ribéry contou ainda que o fato de trabalhar com o espanhol Josep Guardiola no Bayern desde o início da temporada contribuiu para que ele seja o líder técnico do seu time em campo.

- A chegada de Pep me ajudou muito. É um técnico que me diz todo dia que preciso tentar coisas novas. Antes, sempre queria passar a bola, até quando estava a dois metros do gol. Ele me pede para chutar para o gol. Desde então marquei vários gols com o Bayern e com a seleção francesa - explicou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2013/11/ribery-diz-que-vaga-na-copa-o-ajudara-faturar-bola-de-ouro-e-o-meu-ano.html

Nenhum comentário: