terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dorival Júnior chega ao Flu sem medo do desafio: 'Aprendi a não fugir'

Depois de comandar primeiro treinamento, novo treinador mostra confiança ao falar com os jornalistas durante sua apresentação oficial

Por Rio de Janeiro

Dorival treino Fluminense (Foto: Marcello Dias /Agência estado)Dorival Júnior leva as mãos à cabeça durante o primeiro treino à frente do Fluminense, na Urca (Foto: Marcello Dias /Agência estado)
 
“O clube está à frente de tudo”. A frase, usada repetida vezes por Dorival Júnior em sua primeira entrevista coletiva como treinador do Fluminense, ilustra o pensamento do comandante, que assumiu o Tricolor com contrato apenas até o fim do ano e tendo somente cinco jogos para livrar o time do rebaixamento. Após comandar debaixo de chuva a equipe em seu primeiro treinamento, o técnico, demitido do Vasco no fim do mês passado, foi apresentado sem temer o pouco tempo para ajustar a equipe. O Tricolor está na zona do rebaixamento, com 36 pontos e no 18º lugar.

- A necessidade do clube está à frente de tudo. Aprendi a não fugir dos desafios. O convite foi feito após a saída do Vanderlei e resolvi aceitar, pois acredito e confio que vou ajudar o Fluminense nesse momento - disse Dorival.


A estreia de Dorival Júnior será na quinta-feira, diante do Náutico, às 21h, no Maracanã. O treinador demonstrou muita confiança em livrar a equipe da queda e preferiu não fazer projeções para as cinco rodadas finais.

- Não podemos projetar nada, temos é de buscar pontos, vitórias. Precisamos fazer o nosso melhor. É uma situação muito difícil, muitos brigando por algo na competição, outros nessa situação que incomoda e desequilibra. O Fluminense está em uma posição desconfortável, mas que pode ser revertida.

Presidente explica saída de Luxa

Antes da coletiva de Dorival Júnior, o presidente tricolor, Peter Siemsen, explicou o motivo para a demissão de Vanderlei Luxemburgo, antigo treinador da equipe.

- Nós achamos que, apesar de gostarmos do Luxemburgo e da comissão técnica e termos uma relação próxima, os resultados não estavam aparecendo. Nessa reta final achamos que, trocando, poderíamos mexer no lado emocional do time e criar um ambiente positivo para a torcida. A negociação foi rápida, e Dorival ajudou muito nessa parte - declarou Peter, que afirmou não haver qualquer desentendimento com Luxa. - É um grande treinador e alguém com quem eu posso manter contato

Veja os temas da entrevista coletiva de Dorival:


Contratação
- Não tem garantia nenhuma de que vou ficar em 2014. Vim para esses jogos restantes sem problema nenhum. É um momento importante para o clube e para mim profissionalmente. Estou acreditando muito em tudo isso. O Fluminense tem totais condições em reverter esse quadro.

Pichações no muro ("técnico de 2ª")

- Não me incomoda. Sem problema algum. Joguei a Série B com muito prazer, como já joguei a Primeira também e trabalhei em várias equipes.

Joguei a Série B com muito prazer, como já joguei a Primeira também e trabalhei em várias equipes. 
Sobre pichação em muro ("técnico de 2ª")

 Cinco jogos
- Não podemos projetar nada. Temos que buscar pontos e vitórias rodada a rodada. Muitas equipes ainda brigam por coisas boas na competição. Outras estão brigando nessa situação incômoda. O Fluminense está hoje em uma situação desconfortável, mas que pode se revertida.

Patrocinadora influente

- Não tivesse essa oportunidade de conversar com o Celso (Barros) ainda. Só com o Peter e com o Rodrigo Caetano. Mas não há problema algum. Aprendemos a conviver com várias situações diferentes no futebol. Essa é mais uma. Vamos somar forças e alcançar uma maneira equilibrada para lutarmos por algo melhor. Isso é o mais importante. A situação do Flu está à frente de tudo.

Calendário

- Defendo uma situação e sempre vou defender. É o único caminho para o resgate do futebol brasileiro. Enquanto isso não acontecer, vamos continuar patinando. Temos grandes jogadores, grandes profissionais e, por mais que contestem a formação dos treinadores, mantenho a minha opinião de quando era atleta e afirmo que o Brasil forma os melhores treinadores do mundo. Convivemos com uma série de fatores que não existem em outros países. Reconheço a evolução de outros países. Os técnicos argentinos, por exemplo, estão se posicionando bem no mercado europeu, o melhor do mundo. Ainda estamos um pouco distantes dessa condição, mas não vejo o treinador brasileiro aquém de nenhum outro do mundo. Defendo essa postura. É a correta. Vivo uma situação atípica, venho conhecendo essa condição, aceitando o convite e tentando fazer meu melhor. São cinco rodadas. Estamos em uma situação desconfortável, mas dependemos de nossas forças para sair dela.

Coletiva Dorival Fluminense (Foto: Edgard Maciel) 
Dorival diz que não vê problema em assinar contrato 
apenas até dezembro (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Tempo de reação

- Realmente é um tempo curto. Não é o ideal, reconheço isso. É uma situação nova na minha carreira. Já passei por outros clubes nessa situação, mas tinha mais jogos pela frente. Ainda assim aceitei o desafio conhecendo muito bem o momento do clube. Vou tentar fazer o melhor trabalho possível para dar minha parcela de contribuição.

Fred

- Contra o Náutico não tem como. E dificilmente ele vai estar em condições nas próximas rodadas. Ainda está totalmente entregue ao departamento médico.

Jovens

- Eles podem sentir o momento, mas é uma necessidade pelo número excessivo de lesões que estamos enfrentando. Elas propiciaram essa nova condição, o aparecimento precoce desses meninos. Vejo jogadores com qualidade, vivendo um momento emocional difícil, conturbado, pesado, mas com qualidade suficiente para terem uma sequência muito boa na carreira. Mesmo com todas as dificuldades, se alcançarmos o sucesso, com certeza terá sido uma escola para todos. Algo que ficará marcado na carreira. Eles passaram por um momento muito bom no ano passado e agora estão vivendo uma situação desconfortável. São os extremos da posição. Vai ser um ganho desde que consigamos atravessar esse caminho que se mostra conturbado. Vamos trabalhar para isso.

Contra o Náutico não tem como. E dificilmente ele vai estar em condições nas próximas rodadas
Sobre aproveitar Fred

 Desfalques
- No próprio Vasco trabalhamos boa parte do tempo com o terceiro time. Para vocês verem como era complicado. Foram muitos problemas na temporada no Fluminense. Tanto o Abel quanto o Vanderlei conviveram com eles. Afunilando a competição, é natural que busquemos uma superação em todos os aspectos possíveis. Estamos tentando colocar na cabeça de cada um que não podemos errar de maneira alguma. Temos que buscar a nossa recuperação única e exclusivamente com as nossas forças, com jogadores no melhor momento físico e técnico. Para que assim possamos alcançar a tão sonhada recuperação.

2014

- Não faço projeções. É um fato novo, e quem vai avaliar é a diretoria. Não vejo problema de assinar até dezembro, ainda mais sabendo da situação do clube. É ano de eleição. Eu não poderia cair no mesmo erro - não que tenha sido um erro - do Flamengo. Fui contratado pela diretoria anterior. E por causa da transição acabei tendo de abrir mão de um trabalho. Não quero que isso aconteça novamente. Não vejo problema algum em finalizar a competição e que depois a diretoria busque o melhor caminho para o clube. O principal é o Fluminense. Mesmo que um ou outro seja prejudicado no futuro, esse é o momento em que todos têm que buscar uma doação maior.

Currículo

- Sou sincero. Não me preocupo com o que passou. Fico contente de ter dez anos de profissão com o número de conquistas que já alcancei, fora dois vices que soaram como títulos pela situação. Fico satisfeito de em tão pouco tempo ter chamado a atenção e a confiança de profissionais de muitos clubes que colocaram em minhas mãos a condição de poder estar dirigindo clubes como Fluminense, Flamengo, Vasco... Por isso que para mim essa é mais uma situação, um momento que tenho pela frente no qual vou buscar fazer meu melhor. Procuro fazer sempre isso independentemente de conquistas. Tenho que deixar o clube melhor, relevar valores, proporcionar conquistas. O trabalho é voltado para esse lado. Não tenho receio de enfrentar uma situação como essa de peito aberto, sempre com tranquilidade e acreditando profundamente na recuperação da equipe. Isso me motivou a vir para o Fluminense. Espero poder ser útil aqui dentro e tenho certeza de que isso vai acontecer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/11/dorival-junior-chega-ao-flu-sem-medo-do-desafio-aprendi-nao-fugir.html

Nenhum comentário: