sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CR7 vence primeiro duelo com Ibra e coloca Portugal em vantagem: 1 a 0

Craque do Real Madrid marca, de cabeça, o único gol do jogo de ida da repescagem contra a Suécia. Lusos garantem a vaga na Copa com empate na próxima terça-feira

Por Lisboa

 
No primeiro round dos badalados Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic, melhor para o luso. Com gol do craque do Real Madrid já perto do fim de jogo, Portugal derrotou a Suécia, por 1 a 0, nesta sexta-feira, no Estádio da Luz, pela repescagem das eliminatórias europeias, e saiu na frente na batalha por uma vaga na Copa do Mundo de 2014 (veja os melhores momentos ao lado e clique aqui para conferir outros vídeos no site do SporTV).


A vantagem dos portugueses é importante, mas não definitiva. Os comandados de Paulo Bento irão ao Brasil em caso de qualquer empate na próxima terça-feira, em Solna. Derrotas por um gol de diferença desde que marquem ao menos um gol também serão suficiente. Os suecos precisarão de um triunfo por dois gols e, claro, de uma atuação mais convincente do que a apresentada em Lisboa.


Depois de um primeiro tempo decepcionante, Cristiano Ronaldo deixou a sua marca em cabeçada aos 36 minutos do segundo tempo. E por muito pouco não ampliou aos 39, quando encontrou o travessão de Isaksson. Do outro lado, Ibrahimovic não parecia contente com o desempenho coletivo de sua seleção, muito embora tenha contribuído pouco ofensivamente.

Esta foi a terceira vitória de Cristiano Ronaldo em confrontos diretos com Ibrahimovic - e também o terceiro gol. Os dois candidatos à Bola de Ouro em 2013 já haviam se enfrentado em sete oportunidades até esta sexta-feira, com outros dois triunfos para o português, um para o sueco e quatro empates.

O gol confirma o grande momento de Cristiano - o melhor em sua carreira. São agora 63 marcados em todo o ano de 2013, igualando a marca de 2012. A diferença, porém, está no número de jogos: o astro disputou 54 até agora por Portugal e Real Madrid, contra 71 do ano passado. A tendência é que ele supere a barreira dos 70 gols, já que poderá atuar mais nove meses até janeiro.

Cristiano Ronaldo comemora gol de Portugal contra a Suécia (Foto: Agência Reuters) 
'Aqui mando eu': Cristiano Ronaldo comemora 
efusivamente o único gol de Portugal contra a 
Suécia (Foto: Reuters)
 
Promessa não cumprida

As câmeras fixavam Cristiano Ronaldo. Cortavam para Ibrahimovic. E depois Cristiano Ronaldo. E em seguida Ibrahimovic. Não adiantava contrariar o óbvio ululante: os craques do momento no futebol mundial dominavam as atenções antes de Portugal e Suécia iniciarem a disputa por uma das vagas na próxima Copa do Mundo. Mas a verdade é que, pelo menos no primeiro tempo, os dois estiveram muito aquém de suas exibições por Real Madrid e Paris Saint-Germain. Talvez por não contarem com companheiros tão bons como em seus clubes, talvez por não estarem mesmo numa grande noite.

Ainda assim, o jogo começou animado. Antes de a bola rolar, um gigante mosaico da torcida deu o recado de que ali era uma decisão para todo o país (confira acima). Com menos de um minuto, os portugueses mostraram ter entendido a mensagem ao cruzarem duas bolas perigosas na área do goleiro Isaksson. Aos quatro, a grande chance: Meireles recebeu na intermediária e acionou de primeira para Mourinho, que driblou o arqueiro e tocou na rede do lado de fora. A resposta surgiu no lance seguinte: Lustig levantou para Elmander completar de primeira. A bola passou rente à trave de Rui Patrício.


Ibrahimovic e Fabio Coentrão Portugal e Suécia (Foto: Agência AP ) 
Ibrahimovic e Fábio Coentrão disputam a bola: centroavante 
do PSG ficou devendo (Foto: Agência AP )
 
Enquanto Portugal apelava para constantes levantamentos, muitos deles desnecessários, a Suécia buscava jogar no pouco tempo em que tinha a posse de bola. O time, limitado, não conseguiu criar tanto assim - perigo apenas no intervalo entre 19 e 21. Primeiro, Ibra fez um corta-luz após passe da esquerda e Larsson chegou chutando para a defesa de Rui Patrício. Kallstrom, de falta, assustou depois.

Era pouco para os dois lados. Para Portugal, a impressão era de que Cristiano Ronaldo não aparentava estar na melhor das condições físicas. Ao disparar para os ataques, demorava para recompor a marcação. E ainda deixou o campo para o vestiário mancando ao fim do primeiro tempo.


Cabeçada de Cristiano Ronaldo decide

Mas é claro que não seria um desconforto ou uma pequena lesão que tirariam o craque português do jogo. Foi dele a primeira oportunidade na etapa final, num bate e rebate interminável aos quatro minutos: na tentativa de afastar a bola, Isaksson acertou Postiga, Pepe e viu a bola sobrar para Cristiano finalizar por cima do gol.


Cristiano Ronaldo Portugal e Suécia (Foto: Agência AP ) 
Cristiano Ronaldo faz careta depois de perder boa 
oportunidade (Foto: Agência AP )

Portugal definitivamente havia voltado melhor. Mais confortável, seguro, conseguia trocar passes no campo ofensivo em vez dos inúteis lançamentos do primeiro tempo. Faltava o chamado "último passe", numa criatividade que fosse suficiente para furar a defesa sueca. Paulo Bento percebeu que precisava mexer, mas optou pelo conservadorismo: uma troca de centroavantes entre Hugo Almeida e Hélder Postiga.

Inicialmente, no entanto, o atacante do Besiktas passou a se movimentar, atuando inclusive pelos lados do campo. Numa dessas investidas, Cristiano Ronaldo aproveitou o espaço e se infiltrou pelo meio para abrir o placar aos 36. Ele contou com um ótimo cruzamento de Miguel Veloso da ponta-esquerda antes de completar de cabeça. Na comemoração, fez sinal de que "aqui mando eu". Por pouco a fórmula não deu certo novamente aos 39: Hugo Almeida levantou da esquerda e o astro do Real Madrid carimbou o travessão em outra cabeçada. Se fará falta ou não na terça-feira só o tempo irá dizer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-europa/noticia/2013/11/cr7-vence-primeiro-duelo-com-ibra-e-coloca-portugal-em-vantagem-1-0.html

Nenhum comentário: