sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Bronze olímpico, Raquel se reveza entre areia e livros: ‘Focos diferentes’

Medalhista na quadra em Sydney 2000, jogadora de 35 anos decide cursar marketing enquanto treina para alcançar a elite do vôlei de praia brasileiro

Por Direto do Guarujá, SP*

vôlei raquel estudos (Foto: Divulgação) 
Raquel Pelucci estuda com apostila e laptop:
estudos do curso de marketing (Foto: Divulgação)
 
Estrela da seleção brasileira antes da era Zé Roberto Guimarães, Raquel Pelluci dedicou boa parte de sua vida à paixão pelo vôlei. O auge da carreira nas quadras veio com as Olimpíadas de Sydney 2000, quando a jogadora carioca conquistou a medalha de bronze ao lado das meninas comandadas pelo ex-técnico Marco Aurélio Motta. Em 2009, Raquel decidiu se arriscar pelas areias do vôlei de praia, e agora, aos 35 anos, lançou-se em uma nova aventura: os livros.

A dedicação intensiva ao vôlei impediu que Raquel prosseguisse com os estudos. Ela se esforçou para terminar o primeiro grau e só conseguiu completar o estágio seguinte no supletivo. Também precisou abandonar as aulas de inglês e, depois que entrou para a seleção brasileira, nunca mais conseguiu terminar um curso regular. Em 2011, veio o desejo de retomar os estudos. A educação a distância facilitou o processo e a jogadora, que forma dupla com Josi no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, optou pelo marketing.

- Decidi voltar a estudar em 2011, cursando turismo. Fiz até a metade do segundo período, e acabei trancando por ter tido um breve retorno às quadras na Turquia. Atualmente, estou cursando marketing. Não é fácil conciliar com o vôlei, são focos diferentes! No meu caso, tenho a "urgência" da graduação pelo fator idade, entrar no mercado de trabalho sem experiência alguma na teoria, mas creio que, na prática, minhas experiências como atleta podem me ajudar. Por outro lado, tem a dedicação ao esporte que eu amo e de onde vem o meu sustento. Confesso ter tido dificuldades nesse início, por ter de me adaptar a uma rotina dos horários de estudos - explicou a jogadora.

vôlei raquel estudos (Foto: Divulgação) 
Medalhista olímpica se esforça para adaptar a rotina 
de treinos ao estudo para as provas (Foto: Divulgação)
 
Ao lado da também veterana Josi, de 34 anos, a gigante de 1,91m faz um balanço positivo de sua passagem pelo vôlei de praia. A transferência das quadras para a areia foi incentivada pela ex-companheira de seleção brasileira Virna, e Raquel logo tomou gosto pela coisa. Atualmente, ela ocupa o sexto lugar do ranking nacional, e tem como meta entrar para o top 5, onde se concentram as duplas que também representam o Brasil no Circuito Mundial.

vôlei de praia raquel  (Foto: Paulo Frank / CBV) 
Raquel é parceira de Josi e tenta vaga para as
quartas de final no Guarujá(Foto: Paulo Frank / CBV)
 
- Esses quatro anos de praia foram muito positivos pelo fato de ter conseguido entrar no ranking rapidamente. As diferenças marcantes com relação à quadra são o piso instável, o clima(exposição ao sol e chuva) e o vento. Gostaria de participar mais do Circuito Mundial, mas é difícil sem patrocínio. Atualmente eu e Josi somos a sexta dupla no ranking. Até o ranking 5 estão as duplas equilibradas, com ritmo forte de jogo por estarem jogando o Mundial. Nós temos esbarrado várias vezes pra fazer uma semifinal, espero que ela chegue em breve, pois temos trabalhado forte e estamos focadas nisso - ressaltou Raquel.

A batalha por uma vaga na semifinal da etapa do Guarujá, no litoral paulista, começou nesta sexta-feira. A praia da Enseada recebe 16 duplas masculinas e 12 duplas femininas durante o feriadão da Proclamação da República. O SporTV transmite as semifinais no sábado, a partir das 18h (de Brasília), e as finais feminina e masculina no domingo, a partir das 9h30m.

*O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/11/bronze-olimpico-raquel-se-reveza-entre-areia-e-livros-focos-diferentes.html

Nenhum comentário: